Você está com dificuldade de tirar a chupeta do seu filho? Saiba que não está sozinha. Muitos pais ficam apreensivos na hora de eliminar esse acessório da vida das crianças. Assim como chupar o dedo, esse hábito é aceitável até os 2 ou 3 anos. Crianças de 4 ou 5 anos já devem estar longe do dedo, da chupeta e também da mamadeira.
Cientistas da Universidade de Washington analisaram 128 crianças entre 3 e 5 anos e revelaram que aquelas que usaram chupeta por pelo menos três anos apresentaram mais chance de ter dificuldades para falar se comparadas àquelas que não tinham o hábito. O mesmo risco apareceu para quem chupava o dedo.
O estudo ainda mostrou que crianças que eram amamentadas por mais tempo (em torno de 9 meses) tinham menos chance de ter problema. De acordo com os pesquisadores, sucções fora do aleitamento materno, como chupeta, dedo e até mamadeira, podem ser prejudiciais para a criança, porém outras pesquisas são necessárias para comprovar esses resultados.
Para ajudar você a tirar as dúvidas mais comuns de quem está passando por essa fase de eliminar a chupeta e o dedo do dia a dia do filho, selecionamos algumas dicas sobre o assunto:
Toda criança adquire o hábito?
Alguns bebês sugam o polegar desde a fase intra-uterina. É um reflexo de sucção. A chupeta, oferecida pelos pais, pode ou não ser aceita pela criança, dependendo de sua necessidade de sucção. Para algumas, sugar o peito da mãe basta. Outras precisam mais, relaxam, acalmam-se com a chupeta. Mas não há aí relação com a personalidade futura do filho. Sugar é a forma que os bebês têm de se acalmar.
É pior chupar dedo? Por quê?
R: É pior, pois será mais difícil a criança abandonar o hábito. O bebê não pega a chupeta sozinho, mas pode colocar o dedo na boca mesmo dormindo.
Dedo ou chupeta fazem mal para os dentes e para a fala?
R: Sim. A posição da língua na boca fechada é atrás dos incisivos centrais superiores (os dois dentes da frente). Na sucção, ela fica abaixo da chupeta em movimento de vai-e-vem. Isso muda as relações entre os músculos da face, deixando o palato mais alto, os dentes mais protrusos e a musculatura não adequadamente desenvolvida. Mas leva tempo para acontecer. Uma criança de 5 anos que chupa dedo ou chupeta corre mais risco de ter todos esses problemas.
Quando o hábito deve ser interrompido?
R: Por causa dos problemas citados, é aceitável manter esses hábitos até no máximo os 3 anos, quando ainda é fácil corrigi-los. A maioria das crianças abandona o uso da chupeta nessa época. A sucção do dedo pode demorar mais, por estar muito acessível. Porém, o melhor é interromper esses vícios o mais cedo possível. Quando prolongados demais, o risco de problemas bucais aumenta. Há casos em que apenas a colocação de aparelhos nos dentes permanentes poderá corrigi-los.
Qual é a melhor maneira de fazer a criança largar?
R: Não tem um jeito fácil de deixar hábitos. Mas colocar substâncias ruins no dedo ou na chupeta está fora de questão. O melhor é proporcionar à criança um ambiente tranqüilo, seguro e elogiá-la, sem exageros, sempre que não estiver sugando. Não convém também fazer chantagens (oferecendo prêmios para que a criança pare com a mania), ameaças ou comparações do tipo “você fica feia quando chupa o dedo”. O ideal é nem mencionar muito o hábito, para que não ganhe proporção além da conta. O recomendável é levar a criança a abandonar o dedo ou a chupeta aos poucos, apresentando-lhe outras opções de distração que usem as mãos. No caso da chupeta, é possível tomar algumas medidas. Não deixe mais de uma chupeta acessível à criança e evite mantê-la presa à sua roupinha para que não seja usada com freqüência. Restrinja o uso apenas para a hora de dormir e retire a chupeta logo que a criança adormecer. Não mergulhe a chupeta em substâncias doces nem a ofereça toda vez que a criança manifestar insatisfação e desejo.
Há circunstâncias mais favoráveis à retirada?
R: Não é boa hora retirar a chupeta se a criança estiver passando por alguma situação nova, de mudança, em casa ou na escola. Uma coisa de cada vez. Mas o nascimento de um irmão, por exemplo, não é justificativa para que o mais velho fique com chupeta (ou mamadeira) pelo período que o outro estiver usando. Dessa forma não se está protegendo, mas prejudicando o mais velho em seu desenvolvimento.
Quando a criança reage muito mal à retirada da chupeta, é aconselhável devolvê-la?
R: Deve-se limitar o uso da chupeta gradualmente, desviando a atenção para outros objetos, dando mais apoio e segurança ao filho. Mas chorar é a reação normal e esperada de qualquer criança. Nada agradável, mas esperada. Os pais precisam estar de acordo com o momento da retirada. Porque, se um dos dois não está convencido, provavelmente o hábito vai permanecer. É comum ter pena da criança como se ela estivesse perdendo algo bom, importante. Mas, se ela não pode nunca chorar sem causar extrema ansiedade na família, provavelmente a chupeta se tornou importante para os pais. E um filho considera importante, estressante, perigoso, amedrontador o que os pais acham.
Que reações a criança costuma ter na hora de abandonar o dedo ou a chupeta?
R: Um pouco de ansiedade, insegurança, birra e possivelmente acordará um pouco mais à noite. É comum. Mas, em geral, dura pouco.
É recomendável oferecer a chupeta para a criança deixar de chupar o dedo ou permitir que pegue o dedo ao abandonar a chupeta?
R: Pegar o dedo após a chupeta não é comum, mas, tanto em uma situação quanto na outra, não há vantagem em trocar de hábito. Melhor seguir firme nas tentativas, nunca castigar, dar proteção e muito reforço positivo, além de distrair a criança com outras opções. Ela mesma vai se encantar ao descobrir que há coisas mais interessantes no mundo do que chupar o dedo ou a chupeta.
Last Updated on 05/06/2014′ by Sam Morando | Lembra-Art Produções Dia dos namorados com filhos? |Dicas Na próxima semana comemora-se o dia dos namorados… esse ano além da abertura da copa do mundo, uma pergunta que sempre se faz é: dá pra namorar com filhos? Bom, depois que nos tornamos mães e pais, realmente a…
Last Updated on 04/01/2010′ by Flavia Miranda Hoje acordei e ao me virar vi seu bilhete de amor, abri um largo sorriso. Seis anos anos desde aquele encontro,que mais parecia um reencontro de almas, em Caldas Novas, no fim de tarde de domingo, eu usava chapéu para proteger-me do sol, e foi aí que tudo…
Last Updated on 30/03/2009′ by Flavia Miranda (clique na imagem para ampliar) Dias de ausência, dias livres, viajando para o interior de Goiás, Caldas Novas, mais conhecida como cidade das águas quentes, com um calor de 35 graus na sombra, cidade quente, pessoas calorosas, restaurantes maravilhosos. Churrascos na casa da minha ‘tiamãe’ simplesmente incomparáveis, de…
Last Updated on 05/11/2013′ by Mães Brasileiras Conheçam o Projeto Orelhinha, idealizado pelo cirurgião plástico Marcelo Assis, o projeto começou quando o médico percebeu a grande procura pela cirurgia de reestruturação da orelha. Como o procedimento é caro (custa, em média, 6 mil reais), o projeto arca com 70% do custo, a família precisa apenas pagar…
Last Updated on 14/06/2015′ by Coisinhas legais parte II Dicas ….falando em mamadeiras…. É claro que cada um tem sua preferência por determinada marca e eu tenho a minha é claro….mas sem esquecer de vista o BPA FREE……..o Theo também tem a dele…..e claro que exitem coisas que funcionam e não,,,,, Por exemplo…. A primeira mamadeira…
Muito bom o post. Eu detesto chupeta (aqui chamo de bico), porém por um mês o Matheus chupou o dedo do pai pra dormir, ai achamos uma chupeta que ele gostou. Ainda usa, mas mais pra dormir ou quando está com febre ai fica carente e dou. Durante a noite ele geralmente solta e eu guardo. Quero logo tirar dele. Para água e suco já faz um tempo que usa copo de treinamento, nada de mamadeira. Bjs. http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/
Olá!! Tô conhecendo esse espaço hj através da Andrea da Lara. Mt bom o post, mas o meu bb não pegou chupeta por nada. Passe no meu cantinho, bjss http://cphilene.wordpress.com/
Andrea, ótimo post. Eu tirei a chupeta muito cedolá em casa e não tive problemas. Aliás, essa seria a minha dica: tirar o quanto antes. Da Ana Luiza eu tirei com 8 meses e da Sofia com 1 ano. Acho que isso facilitou muito o processo. beijos Chris http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Chris aqui os gêmeos ainda chupam a “pepeta” ainda não consegui tirar totalmente, digo isso pois só utilizam a noite pra dormir e logo tiro da boca deles. Beijos triplos
Super adorei esse post. O Theo pegou a chupeta na primeira semana de vida… era essa mesma da foto aí da AVENT. Muito boa por sinal, com capinha…rs. Ele ganhou inúmeras no chá de bebê, mas eu controlo a entrada de chupetas na vida dele. Nunca deixo mais de uma para ser usada e só guardei a primeira por ser a primeira. Coisa de corujisse… Atualmente ele está se ligando mais na chupeta, pois antes era só mesmo para dormir, então eu comecei a limitar o uso. Assim que ele dorme, joga sozinho, mas acorda no meio da noite procurando as vezes. Então quando acordamos de dia eu guardo e só dou para tranquilizá-lo na hora da soneca. Ainda não limitei mais pois ele não fala, só tem 6 meses, e concordo que acalma. Mas não vou mentir que já começo a pensar em quando vou tirar de vez o hábito. Assim que ele começar a se locomover e expressar já pretendo começar com a eliminação, já que teremos outras formas de acalmá-lo e entretê-lo. 🙂 http://www.maternizando.blogspot.com
Nina como mãe de gêmeos, digo e repito que foi uma super aliada (no meu caso), ainda continuam usando, só a noite pra dormir, mas logo tiro totalmente. Beijos triplos
A Lara usa, só para dormir. E não penso em tirar. Como no desfralde, no tempo dela dá certo. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br
Grasças a Deus aqui tudo foi bem tranquilo,já estamos com 6meses sem chupeta!
Que bom Jamilly quando a criança tem mais facilicidade em deixar o bico. Beijos triplos
Aqui não usamos a chupeta. Eu bem que tentei, rs.
Bj!
Tem crianças que não se acostumam com bico. Beijos triplos
Otimas dicas, sempre quiz que a biah pegasse chupeta mal sabia que dá muito trabalho pra tirar! Bjocas http://annabeatrizrafaela.blogspot.com.br/
Pois é Rafa, tem algumas crianças que deixam com facilidade outras não. Beijos triplos
Muito bom o post. Eu detesto chupeta (aqui chamo de bico), porém por um mês o Matheus chupou o dedo do pai pra dormir, ai achamos uma chupeta que ele gostou. Ainda usa, mas mais pra dormir ou quando está com febre ai fica carente e dou. Durante a noite ele geralmente solta e eu guardo. Quero logo tirar dele. Para água e suco já faz um tempo que usa copo de treinamento, nada de mamadeira.
Bjs.
http://matheusmeucoracao.blogspot.com.br/
Que legal Roberta, aos poucos eles vão conseguindo a liberdade e coordenação motora. Beijos triplos
Adorei
Brigada pela visita. Beijos triplos
Olá!! Tô conhecendo esse espaço hj através da Andrea da Lara. Mt bom o post, mas o meu bb não pegou chupeta por nada.
Passe no meu cantinho, bjss http://cphilene.wordpress.com/
Ola Cristiane, seja muito bem vinda e muito contente por prestigiar nosso clube. Beijos triplos
ótimas dicas adorei!!!!
beijinhos boa semana 😉
http://estou-crescendo.blogspot.com.br
Oi Shairane, brigada pelo carinho. Beijos triplos
Andrea, ótimo post. Eu tirei a chupeta muito cedolá em casa e não tive problemas. Aliás, essa seria a minha dica: tirar o quanto antes. Da Ana Luiza eu tirei com 8 meses e da Sofia com 1 ano. Acho que isso facilitou muito o processo.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Chris aqui os gêmeos ainda chupam a “pepeta” ainda não consegui tirar totalmente, digo isso pois só utilizam a noite pra dormir e logo tiro da boca deles. Beijos triplos
Super adorei esse post. O Theo pegou a chupeta na primeira semana de vida… era essa mesma da foto aí da AVENT. Muito boa por sinal, com capinha…rs.
Ele ganhou inúmeras no chá de bebê, mas eu controlo a entrada de chupetas na vida dele. Nunca deixo mais de uma para ser usada e só guardei a primeira por ser a primeira. Coisa de corujisse…
Atualmente ele está se ligando mais na chupeta, pois antes era só mesmo para dormir, então eu comecei a limitar o uso. Assim que ele dorme, joga sozinho, mas acorda no meio da noite procurando as vezes. Então quando acordamos de dia eu guardo e só dou para tranquilizá-lo na hora da soneca. Ainda não limitei mais pois ele não fala, só tem 6 meses, e concordo que acalma. Mas não vou mentir que já começo a pensar em quando vou tirar de vez o hábito. Assim que ele começar a se locomover e expressar já pretendo começar com a eliminação, já que teremos outras formas de acalmá-lo e entretê-lo.
🙂
http://www.maternizando.blogspot.com
Nina como mãe de gêmeos, digo e repito que foi uma super aliada (no meu caso), ainda continuam usando, só a noite pra dormir, mas logo tiro totalmente. Beijos triplos
Liam largou a chupeta por ele mesmo aos 4 meses =O
Que lindo Meriene e muito bom. Beijos triplos
A Lara usa, só para dormir. E não penso em tirar. Como no desfralde, no tempo dela dá certo. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br
Dea o mesmo caso aqui, mas penso em tirar logo, claro que não totalmente radical, mas assim como diminuímos o uso durante o dia. Beijos triplos
Aqui ele usa ainda, mais estou tentando controlar só para dormir, mais ainda não rolou… Bjs
Vivi e Isaac
Vivi aos poucos tudo acontece. Beijos triplos