Como estimular uma criança a ler
Last Updated on 27/05/2014′ by
Como estimular uma criança a ler
1. Não limite as escolhas de leitura da criança, ela tem que se sentir atraída por um livro para lê-lo. Não é assim com a gente? Então, nada de censurar o tipo de leitura que a criança gosta. Até mesmo revistas em quadrinho ou revistas em geral. Vale tudo!
2. Compartilhe o seu entusiasmo pela leitura com as crianças, se eles te vêm curtindo um livro, vão perceber que ler pode ser divertido.
3. Leia um livro para a criança sem mostrar as ilustrações, a criança vai ter a chance de criar suas próprias imagens mentalmente. Depois leia o livro mostrando as ilustrações. Converse sobre a diferença das ilustrações e o que a criança imaginou.
4. Quando ler para a criança, use vozes para os diferentes personagens, dramatizar a leitura a torna mais interessante e a criança presta mais atenção. Entonação é tudo!
5. Não chantageie ou recompense seu filho pela leitura, ler tem que ser por prazer, e não porque a criança vai ganhar algo em troca. A leitura é a própria recompensa.
6. Leia para seu filho diariamente, como num ritual sagrado, Crianças gostam de rotina. Dia que não tem historinha aqui em casa, elas ficam tristes, pedem e sente falta. Quando a gente cria o hábito, a criança vai naturalmente ter prazer na atividade de ler.
7. Leia a história quantas vezes a criança pedir pra repetir, isso é válido principalmente para as crianças pequenas, que ainda não lêem. Crianças aprendem com a repetição. Quando elas ouvem a mesma história várias vezes, vão acabar memorizando e aprendendo novas palavras. As crianças criam laços com essas histórias e personagens queridos. Pra nós adultos pode ser repetitivo e chato, mas a repetição é importante para a criança.
8. Não delegue a leitura compartilhada apenas para a mãe ou pai, nunca disseram que somente a mãe deve ler para a criança. Como também não deve ser a única que aspira a casa. Se a criança vivenciar a leitura com ambos pai e mãe.
9. Proporcione meios de a criança conhecer autores de verdade, é importante que a criança saiba que uma pessoa de verdade escreveu o livro que ela leu. É um ótimo estímulo para que eles entendam o poder das ideias e da imaginação.
10. Não pare de ler para seu filho depois que ele aprender a ler sozinho, temos tendência a esquecer como é gostoso compartilhar a leitura com nossos filhos depois que eles já sabem ler.
Transformar uma criança em um leitor é um processo. Criança não vira leitor da noite pro dia. Grande parte desse processo vem do exemplo. Aliás, tudo que nossos filhos aprendem de nós é através de exemplos, não é? Se a leitura é importante para você, provavelmente será para seu filho. Desencanei que minha filha diz que não gosta de ler. A prática me diz outra coisa e parece que estamos trilhando um bom caminho até aqui.