As principais do doenças do inverno..
Last Updated on 23/04/2013′ by Mães Brasileiras
Faz algum tempo que percebi e creio que maior parte das mamães vão concordar comigo, sobre as alterações nas estações do ano. Não vivemos mais como dizia “o calendário”.
E também temos conhecimento das alterações climáticas causadas pelas grandes agressões à natureza, vemos e ouvimos noticiários falando sobre sustentabilidade e reciclagem nas industrias e empresas e alguns movimentos em prol uma vida melhor e um planeta menos poluído (demorou).
Tudo isso influencia diretamente na nossa saúde. Com todas essas mudanças nas estações algumas regiões brasileiras sofrem um pouco mais, ou melhor dizendo, nossos filhos e os idosos, tem cidades que chegam a viver as quatro estações num dia só (hahaha), e haja saúde e imunidade disponível para enfrentarmos toda essa mudança.
E como estamos quase perto do inverno ( alguns estados já vivem dias frios , como os da região sul e sudeste ), precisamos ficar atentas às doenças que podem rondar nossa casa. Época do ano onde as doenças respiratórias mais se proliferam. O frio somado à baixa umidade do ar e a uma maior concentração dos poluentes são um prato cheio para esse tipo de enfermidade e quem mais sofre são crianças e idosos.
Asma
É uma inflamação do pulmão e das vias aéreas, de fundo alérgico, caracterizada por chiados no peito, tosse e sensação de falta de ar. É conhecida por ser uma doença comum em crianças, mas pode surgir em adultos a partir de infecções por vírus e bactérias. Não existe como prevenir o surgimento da asma, mas ela pode ser controlada desde que o tratamento seja seguido e que o paciente e sua família se conscientizem do problema.
Amidalite
É uma inflamação das amídalas, que servem como filtros no fundo de nossa garganta, evitando a passagem de infecções da boca e dos seios da face para o resto do corpo. Pode ser causada por vírus ou por bactérias. Os sintomas são dor de garganta, dor ao engolir, febre, mau hálito e, às vezes, inchaço dos gânglios do pescoço.
Bronquite
É uma inflamação dos brônquios, que impede a chegada do ar aos pulmões. A forma aguda é causada por vírus e bactérias. A crônica é recorrente e não necessariamente fruto de infecção. Seus principais sintomas são: tosse seca com chiado seguida por tosse com eliminação de catarro, dor no peito, fadiga, mal estar e febre. Pode estar ligada a alergias e é agravada com o fumo ou o contato com fumantes.
Gripe
É uma infecção causada pelos vírus influenza, que são mutantes. Doença altamente contagiosa, pode causar entupimento das vias aéreas, inflamação na garganta, dor muscular, dor de cabeça, febre alta, calafrios, fraqueza, tosse seca, espirros e coriza. A transmissão ocorre pelo ar, quando pacientes falam, espirram e tossem, e, indiretamente, pelas mãos e por objetos contaminados.
Otite (ou dor de ouvido) já falamos aqui
É uma infecção bacteriana do ouvido médio, que fica entre o tímpano e o ouvido interno, muito comum em crianças. Normalmente, vírus e bactérias que infectaram a garganta migram até o ouvido e se multiplicam, graças às secreções da área.
Pneumonia
É uma infecção aguda dos pulmões, causada por bactérias, vírus ou fungos. Os alvéolos pulmonares ficam cheios de pus, além de muco e líquidos, o que impede a respiração correta. Normalmente, ocorre quando há falha nas defesas do organismo e pode surgir após uma gripe ou uma bronquite fortes. Os sintomas são: tosse com catarro, dor no tórax, calafrios, suor, palidez e febre alta.
Resfriado
Muito confundido com a gripe, é uma infecção bem mais leve do nariz e da garganta, causada por outros vírus. Seus sintomas são espirros, tosse, dor de garganta, dor muscular, secreção nasal intensa, dor de cabeça e febre baixa. Não existe tratamento contra o vírus -– os remédios são tomados apenas para aliviar os sintomas até a recuperação natural do organismo.
Rinite
É a mais comum das doenças alérgicas, causada pela inflamação, ou pela simples irritação, da mucosa do nariz. Os principais sintomas são espirros, coriza, coceira e entupimento do nariz.
Sinusite É a inflamação da mucosa que reveste os chamados “seios da face”, cavidades do crânio em torno do nariz, causada por alergias ou infecções virais e bacterianas. Os principais sintomas são dor de cabeça, inchaço nas pálpebras, nariz entupido e dor nos olhos.
Como se proteger
– Beber bastante líquido (mas evitar bebidas alcoólicas);
– não deixar de fazer exercícios físicos (nadar, correr e caminhar são especialmente importantes porque aumentam a capacidade respiratória);
– comer alimentos ricos em vitamina C, como limão, laranja, abacaxi e acerola;
– manter limpas as roupas de cama, especialmente cobertas e edredons;
– evitar lugares fechados e pouco arejados;
– evitar fumar e conviver com fumantes;
– secar roupas no sol;
– lavar as mãos com freqüência;
– a vacinação anual é importante, não causa gripe e evita complicações mais sérias;
– para bebês, a amamentação é indispensável, pois garante a proteção da criança.
É muito importante manter as vacinas em dia e mesmo assim você ainda poderá viver algumas dessas doenças citadas acima.
Além da prescrição médica é fundamental também muito amor, carinho e paciência com a criança ou idoso, para uma boa recuperação.
Se cuide e cuide de quem você ama, e que precisa muito de sua ajuda.
Beijos…
Otima postagem, aqui começou de vez o inverno e o Lucas já se resfriou. bj
É não é facil não, por aqui o tempo começou a ficar mais gelado e a Clara já esta resfriada e tossindo muito. 🙁
Adorei as dicas.
Beijos
Débora
Nem me fale amigam, aqui vamos nós de novo para o antibiótico, resultado de febre de 39.1 inflamação na garganta, espero que este tempo frio passe logo, não é nada legal ver nossos filhos doentes… Bjs
Vivi e Isaac
aff…nem me fale em doença por aqui estamos resfriados e com uma tosse fico com pena do Renan quando o tempo resolve fica louco.
http://www.anjodmv.com/
São tantos vírus no ar, mudança brusca de tempo… ai ai
Por aqui graças a Deus só resfriados comuns
bjs
meu menino precisava fazer um trabalho sobre isso. copiei e já levou pra escola.
bju