Babá ou escola?
Last Updated on 23/07/2013′ by Mães Brasileiras
Quando uma mãe opta pela volta ao trabalho após o nascimento do filho, em muitas gera preocupação e dúvida entre colocar na escola ou escolher uma babá.
As duas opções são consideradas boas, desde que não cansem os pequenos
Mesmo que a escolha de dispensar as babás para colocar os filhos em uma escola no ensino integral não faça diferença no orçamento da família, muitos pais optam pela troca. Para eles, deixar a criança aos cuidados de profissionais capacitados em ambientes com estrutura adequada para receber os pequenos se sobrepõe à alternativa de mantê-los em casa, aos cuidados de uma empregada.
Especialistas em educação garantem que tanto a opção por babás que sejam de confiança da família – quanto por escolas infantis ou creches pode ser positiva para o desenvolvimento de meninos e meninas. Mas advertem: a rotina não pode ser extenuante para a criança. E em todas as situações, os pais devem se fazer presentes.
Gabriela Mieto, professora do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB), explica que tanto ir à creche ou à escola quanto ficar em casa pode ser benéfico para a criançada.
No período da primeira infância, que vai até os três anos, a criança pode se beneficiar da socialização com outros bebês, aprender a dividir, cooperar e esperar a sua vez, por exemplo. As creches também impõem uma rotina, embora esta deva ser flexibilizada.
Contudo, isso não significa que os meninos e as meninas vão perder em vivência se fizerem essa socialização mais tarde.
Os pais devem estar sempre presentes na vida dos filhos
Se os pais tiverem uma babá de confiança, ficar em casa também pode ser favorável, garantem os especialistas.
Caso a funcionária tenha um leque de educação e a mãe medie essa relação e cuide para que o filho não fique só em frente à televisão, mas saia para brincar, por exemplo, pode ser uma boa escolha.
Mas, independentemente das escolhas dos pais, o ideal é que os pais façam parte da vida dos filhos. O importante é ver se a criançada está reagindo bem nesses espaços.
Elas precisam de um espaço para relaxar, de um tempo para sentir esse ambiente único que é a casa dela.
Oi Cléo tb concordo que as duas opções são boas, no momento em que voltei a trabalhar a Julia tinha 4 meses, optei por deixa-la com uma babá que cuida de outras crianças também em sua casa, bem próximo da minha, na verdade parece uma escolinha, mas não é, não me arrependo a Julia adora as 3 tias que cuidam dela e as outras crianças também, ja no ano que vem quero coloca-la numa creche para que ela possa se desenvolver melhor.
bjs
Gélia
Oi Gélia que bom que tenha encontrado uma pessoa de confiança, em casa eu pude contar com minha mãe e irmã e coloquei os gêmeos com 3 anos na escolinha, estamos felizes com nossa escolha. Muito grata pelo comentário, beijos triplos
Cléo
No meu caso, Cléo, digamos que eu tenha escolhido o caminho do meio. Explico: meu trabalho é autônomo, como blogueira. Edito o Bicha Fêmea – http://www.bichafemea.com. Na volta ao trabalho, decidi que iria reduzir minhas horas de trabalho e transferí-las para um horário onde meu bebê estaria dormindo, ou seja, á noite. Sorte minha que Artur é bem bonzinho e dorme a noite toda, dessa forma consigo trabalhar e ter horas seguidas de sono para retomar a rotina com ele sem exaustão. =)
Beijos,
Lidi
Que maravilha Lidi, poder conciliar as duas partes trabalhando em casa, creio que uma boa rotina com o filho deva te favorecer muito também. No começo negociei com o patrão trabalhar apenas meio período até os 8 meses dos gêmeos, isso ajudou muito. Acho que dependendo da proposta vale muito a pena voltar sim. Mesmo que sejam dois aqui em casa, eles são bem bonzinhos também e isso contribuiu muito pra permanecer trabalhando. Grata pela participação.
Beijos triplos
Cléo
Eu sou completamente a favor de escola, as crianças se desenvolvem muito, aprendem a dividir as coisas, aprendem a comer de tudo, não imagino meu filho sendo criado em casa por babá ou outra pessoa.
bjs
Li
Ola Lilian, realmente a escola ajuda muito no desenvolvimento dos pequenos, como nos comentários acima, os gêmeos ficaram com minha mãe e irmã e recentemente completaram 3 anos e coloquei eles nas escolinha. Pra mim foi muito esse período deles em casa com minha mãe e agora a nova fase na escola. Voltei ao trabalho sem culpas ou dor de cabeça, pois sabia que podia contar com elas nos cuidados e atividades com os pequenos. Grata pela participação.
Beijos triplos
Cléo