Convidada especial – Francisca da “Minha Princesa Sophia”

Last Updated on 28/09/2012′ by Mães Brasileiras

E nossa linda convidada é Mamãe de uma linda princesa…..a Sophia, Fran sempre esta presente no nosso clube e dessa vez participando. Para quem não conhece o blog “Minha princesa Sophia” vá conhecer e faça uma visita.

Terror noturno.

Quando chegamos em casa da maternidade, o quarto da Sophia já estava pronto a vários dias a sua espera. Na primeira noite achei conveniente que ela dormisse no carrinho ao lado de minha cama. Já no segundo dia, Sophia passou a dormir em seu berço e assim todas as noites seguintes.

Como toda mãe, acordava de 3 em 3 horas, outras vezes de 2 em 2 horas, na verdade a Sophia não tinha um ritmo certo de sono, mas a qualquer ruido seu e lá estava eu ao lado de seu berço para ver o que estava acontecendo.

Claro que eu sempre contei com a ajuda inseparável da babá eletrônica, por mais que eu saiba que a qualquer choro, espirro dela eu esteja acordada e corra pra ver o que está acontecendo, é sempre bom ter uma ajudinha não é.

Nos primeiros meses achava que era normal a Sophia não ter um ritmo certo de sono, acontecia que ela não queria dormir na cama, ou qualquer outro lugar que a colocasse durante o dia, então eu era obrigada a ficar com ela no colo para que pudesse descansar um pouco, todos nós sabemos o quanto é importante o sono para o desenvolvimento de uma criança.

E mesmo dormindo no colo, não podia ter barulho algum, então eu fechava toda a casa e ficava o maior silêncio para que a pequena dormisse, muitas vezes um simples movimento e até mesmo o canto dos passarinhos a acordava.

Os meses foram se passando e começou que à noite ela acordava e ficava horas e horas acordada, e não adiantava embalar, dar mama, cantar, tinha que esperar o sono voltar. Com isso muitas vezes íamos para a sala assistir dvd para que o tempo passasse mais rápido, e as horas em que ficava acordada não significava que ela iria dormir até mais tarde.

Consultamos o médico e esse explicou que ela tem transtorno noturno, ou terror noturno, que não tinha nada que pudessemos fazer a não ser esperar que, com o crescimento dela, isso iria sumir, e nos prescreveu um remédio para que dessemos a ela antes de dormir que a ajudaria a não acordar tanto.

E assim fizemos, começamos com a dose mínima e aos poucos fomos aumentando, porque não estava fazendo muito efeito, só que esse remédio é muito amargo e ela já não queria mais tomar, era uma briga toda à noite.

Em janeiro resolvemos procurar um especialista em sono e principalmente que tratasse de crianças, levei a Sophia a consulta e lá tive que explicar tudo: como foi a gestação, nascimento e tudo que havia se passado neste um ano.

A médica receitou um outro remédio e explicou que faríamos o tratamento por seis meses para que a Sophia aprendesse a dormir e depois aos poucos iriamos tirar o remédio.

Toda noite eu pegava o remédio e a colher e a Sophia já vinha com a boquinha aberta para tomar o bendito remédio, esse ela até gostava. Foi como um milagre, Sophia dormia praticamente à noite toda, muitas vezes eu me acordava e ia até o seu quarto para ver se estava tudo bem, sabem como é né, preocupação de mãe.

Claro que tinha algumas noites que ela acordava chorando, ficava um pouco acordada, mas nada perto do que era antes, o sono durante o dia melhorou também tirava umas duas sonecas de 1 hora cada, mais ou menos.

Os meses se passaram, e quando ela teve que ficar sem remédio à noite para fazer o exame resolvemos não dar mais o remédio à noite e ver como ela reagiria. E não é que a pequena começou a dormir sem o auxílio de remédio nenhum.

Foi como um milagre, a minha pequena dormindo, saudável e sem remédio nenhum. Conversei com a médica e expliquei tudo como havia feito e ela me orientou que fosse monitorando e qualquer mudança no comportamento da Sophia avisa-se ela imediatamente.

Alguns sintomas do Terror Noturno:

– Quando a criança acorda chorando, gritando;
– Não ficar chamando, falando, pois ela esta dormindo e não reconhece quem está;
– Normalmente dura em torno de 15 minutos;
– Nunca, nunca mesmo tentar acordar a criança.

E assim, nós vamos passando noite após noite, e cada noite de sono é uma vitória para nós.

Abraço,
Francisca

Para ter mais informações acesse o site:
http://bebe.abril.com.br/03_05/saude/sono-terror-noturno.php

Posts Similares

8 Comentários

  1. Bem esclarecedor o post, porque fala de um caso real, então assim é mais fácil entender.
    Obrigada Francisca, por partilhar.

    Minha Bella passou a acordar todas as noites faz 2 meses, preciso investigar.

    bom final de semana!!!

    1. Cláudia no início ficamos desesperados com às noites em claro, com os choros até que resolvemos procurar ajuda.

      Sugiro que você procure um neuropediatra infantil para investigar, encontrar o diagnóstico o mais rápido possível é a melhor coisa, evita o sofrimento da criança e de quem está a sua volta.

      Não estou dizendo que a Bella tenha TN, pode ser apenas algo relacionado com o pico do desenvolvimento, mas isso realmente só um profissional pode dizer.

      Depois volta pra nos contar como estão as coisas por ai.

      Beijos
      Francisca

    1. Carol, ficamos literalmente sem chão, eu já tinha lido sobre o assunto … mesmo colocando em prática as dicas foi de extrema necessidade a ajuda de um profissional.

      Infelizmente nem todas conhecem o TN o que muitas vezes acaba prejudicando a criança, pois os pais se estressam, perdem a paciência e acabam descontando nos inocentes.

      Vamos repassar essa informação ao maior número de mães e responsáveis possíveis.

      Beijos
      Francisca

  2. Olá,

    Depois de quase duas semanas sumida estou de volta visitando o seu blog, vendo e lendo as novidades que postou. Filha andou doente e hospitalizada e por isso, não tive tempo de deixar o meu recadinho.

    Minha dica de hoje pra vc é o seguinte:
    Melhor lágrima caindo por ouvir verdade, do que um sorriso iludido por ouvir mentiras.

    Abraços,
    Toninha

    Twitter: @toninhavr
    http://cantinhodatoninha.blogspot.com.br/
    http://toninha-ferreira.blogspot.com.br/
    Fan Page Assunto de Mãe
    Educar – O Primeiro Passo

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!