Crianças hiperativas

Last Updated on 28/08/2012′ by Mães Brasileiras

Crianças hiperativas - Mães Brasileiras
Crianças hiperativas – Mães Brasileiras
Fonte da imagem: Google
É muito comum as mães definirem qualquer criança que é ativa demais como sendo uma criança hiperativa. Mas as crianças que são hiperativas são caracterizadas pela atividade ininterrupta, ou seja, a criança é ativa nas 24 horas por dia; isso mesmo, a criança hiperativa é ativa até mesmo dormindo. A criança hiperativa é tão ativa que ela chega até a exaustão; mesmo que o corpo não agüente mais nenhuma atividade, a mente ainda pede mais.
A hiperatividade da criança é geralmente fruto de algum distúrbio como TDAH, ou distúrbios de aprendizagem e comportamento como já citamos anteriormente aqui no Big Mãe. A Hiperatividade por si só não é uma doença, por isso  precisa se tomar cuidado com o diagnostico de crianças hiperativas. Antes de qualquer coisa é preciso que os pais sejam amorosos e compreensivos, irritar-se ou gritar com a criança não vai ajuda-la em nada, ao contrário pode deixa-la muito mais agitada e nervosa. Por isso seja paciente, e para que você consiga lidar bem com a situação peça orientação de um profissional competente.
As crianças hiperativas geralmente apresentam sono agitado, mesmo tendo várias atividades durante o dia; ela parece que nunca fica cansada. No sono, é comum você encontrar o seu filho em posição invertida na cama ou tendo espasmos e tiques durante o sono.
A criança hiperativa precisa de um ambiente acolhedor em casa. Não adianta os pais se irritarem, isso não ajudará em nada!
Caso você perceba que a criança é muito agitada durante o dia, mas dorme normalmente e tem um sono tranqüilo, o que você precisa fazer é desenvolver atividades para que ela gaste toda a energia durante o dia. Mas, caso você note algum desses sintomas no seu filho, procure um terapeuta ou o pediatra dele. Depois de diagnosticado o distúrbio precisa ser tratado para que ela possa gastar toda a energia de maneira adequada e poder ter um bom sono restaurador à noite.
Você mesma pode desenvolver atividades que preencham o dia da criança, como teatro de fantoches, uma ida ao parque e outras opções que cansem a mente da criança e assim ela possa descansar a noite e repor as energias para ter um bom dia. No caso da hiperatividade na escola, o ideal é você encaminhá-lo ao psicopedagogo que vai analisar o caso e passar atividades e exercícios para que ele controle a hiperatividade dentro da sala de aula e possa aprender melhor, além de não atrapalhar os colegas de sala.
E você tem ou conhece alguém que tenha filhos hiperativos? Compartilhe conosco.
Quer saber mais sobre o assunto, consulte: http://www.portaldacrianca.com.pt/artigosa.php?id=96
Diga Cléo!!!
Autora no Eu e os Gêmeos

Posts Similares

7 Comentários

  1. Ótimo post, adorei conhecer melhor o que é ser hiperativa, muito importante para não rotular as crianças somente porque são agitadas… Aqui o Isaac sempre pede mais, adora brincar6, principalmente de bola e carrinho.Bjs

    Vivi e Isaac

  2. A grande realidade é que mimguém quer o filho com gripe, com catapora nem hiperativo. A gente nem pensa em nada até acontecer perto de nós, né? Por isso, a informação sempre é uma arma válida. E a Cleo sempre traz uma nova visão pra gente, pra conhecer, pra perceber, pra divulgar…. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!