Last Updated on 15/07/2013′ by Mães Brasileiras
Dicas de inverno: Problemas respiratórios
Esse artigo foi criado pela equipe do Magazine Luiza para o Mães Brasileiras
Com a chegada do inverno, surgem muitas dúvidas sobre aqueles aparelhos que acabam se tornando essenciais, como o aquecedor, umidificador de ar e o climatizador. Mas é importante ficar atento, pois se eles não forem utilizados da maneira correta podem ser prejudiciais à saúde, principalmente para as crianças, que são mais frágeis e tem a imunidade mais vulnerável.
1. Aquecedores
São ótimos para deixar o ambiente quentinho e agradável, mas em contrapartida também diminuem a umidade do ar, o que pode prejudicar a filtragem do ar no organismo e levar a inspiração de impurezas para o pulmão. A higienização adequada também é muito importante,pois a falta de limpeza acumula fungos, bactérias e ácaros.
Mas calma, isso não quer dizer que os aquecedores sejam proibidos, existem dicas fáceis e práticas para a utilização do aparelho, como colocar bacias com água ou toalhas molhadas no mesmo local em que o aquecedor está e, além disso, existem opções de aparelhos que medem a umidade do local. Vale a pena também dar preferência aos aquecedores a óleo, que ocasionam menos ressecamento que os elétricos.
O quarto do bebê também não é um território proibido para os aquecedores, mas exige cuidado redobrado, afinal, não é necessário e nem saudável transformar o local em um “forninho”. Não é indicado abaixar demais a umidade do ar do quarto da criança e nem utilizar umidificador em conjunto com o aquecedor, além de que aumentar muito a temperatura do quarto pode criar uma mudança brusca de temperatura com o resto da casa.
Além disso, o cuidado com a segurança também é muito importante, lembre-se de utilizar o equipamento longe de produtos inflamáveis, paredes ou cortinas e procure manter objetos como roupas e móveis a pelo menos 1 metro do aquecedor ligado.
2. Umidificador de Ar
Se os aquecedores podem ser prejudiciais por diminuírem muito a umidade, o umidificador de ar utilizado em excesso pode gerar riscos a saúde justamente por aumentar muito a umidade do ambiente. Deixar o umidificador de ar ligado 24 horas por dia, por exemplo, é um erro comum que pode ser tão prejudicial à saúde quanto o ar seco.
O ideal, segundo especialistas, é não dormir com o umidificador de ar ligado, o correto é ele ser ligado com três ou quatro horas de antecedência e desligado na hora de dormir, a umidade do ar já estará em um nível ideal.
Usar o aparelho no quarto das crianças é aconselhável, desde que seguindo todas as indicações para evitar riscos à saúde. Entretanto, se você não possui um umidificador de ar, os truques caseiros, como deixar uma bacia de água no quarto do bebê, podem funcionar muito bem e acabar sendo até mais prático por não precisar de tantos cuidados especiais, a bacia pode ficar no quarto a noite inteira sem problemas, por exemplo.
3. Climatizador
Muita gente confunde os climatizadores com ar condicionado, mas eles são dois aparelhos diferentes. O climatizador não atua como um ar condicionado, mas serve para refrescar o ambiente.
O uso do aparelho é recomendável para casos de doenças respiratórias causadas por ressecamento ou para substituir o ar condicionado para quem tem doenças respiratórias como rinite, já que o ar condicionado pode desencadear crises.
A vantagem do climatizador é que alguns modelos podem filtrar o ar e retirar parte das impurezas, amenizando, assim, o risco de desenvolver doenças alérgicas ou infecciosas. Entretanto é preciso de atenção especial na higienização, pois o reservatório de água podevirar criadouro de mosquitos, o ideal é que ele seja limpo e a água seja trocada a cada três dias.
Como o aparelho atua na umidade do ar, os cuidados necessários são basicamente os mesmos que o com o umidificador de ar, já que oferece os mesmos riscos se utilizado em excesso.
Em geral a regra é: Nada em excesso. Todos os aparelhos são úteis e facilitam muito a vida de todo mundo no inverno, mas a utilização deve ser sempre feita com bom senso.