Impetigo e infecções de pele
Last Updated on 12/06/2023′ by Flavia Miranda
Impetigo e infecções de pele – Eis que hoje descobrimos o que vem acontecendo com o Arthur, principalmente o gânglio que apareceu na região das feridas na pele o motivo:
IMPETIGO!
O impetigo é uma infecção superficial da pele causada por Staphylococcus aureus, Streptococcus pyogenes ou por ambos.
Chegamos a pouco do pediatra. Ele tomou a primeira dose do antibiótico (da vida dele) e também passamos uma pomada antibiótica no local.
Leiam mais a respeito dessa infecção.
Impetigo e infecções de pele
Meu bebê está com um machucado com pus. O que é isso?
Machucados com pus e furúnculos são a marca do impetigo, que é o nome técnico para uma infecção da pele por bactérias, que podem ser do tipo estreptococo ou estafilococo.O impetigo é mais comum entre crianças de 2 e 6 anos de idade. A infecção é contagiosa, e se espalha não só para outras pessoas, como também para outras partes do corpo da própria criança.
Por si só, o impetigo não é perigoso, mas incomoda bastante e tem uma aparência desagradável. E, como qualquer doença de criança, se não for tratada pode se complicar, causando infecções de pele mais graves, deixando cicatrizes.
Como a bactéria é a mesma da amigdalite, sem tratamento o impetigo pode provocar uma complicação tardia — uma inflamação dos rins e a doença reumática, com risco de lesão das válvulas cardíacas. Com tratamento, o risco é mínimo.
Como vou saber se é impetigo?
Existem tipos diferentes de impetigo, com sintomas diversos, mas o mais comum é aparecerem bolhinhas que formam um grupo e se espalham, soltando líquido. Dependendo do tipo de bactéria, a ferida pode ser maior. A pele em volta do machucado pode ficar vermelha, e gânglios podem aparecer perto do lugar da infecção.
É muito comum as feridas aparecerem na região do nariz e da boca, mas elas podem surgir também nos braços, pernas e em outros locais. Muitas vezes, o impetigo aparece em machucadinhos causados por picadas de mosquito ou até em bolhinhas da catapora.
Como se pega impetigo?
As bactérias que causam o impetigo estão presentes em muitos lugares, por isso basta um machucadinho ou uma ferida para que haja risco de infecção. Seu filho também pode pegar impetigo de outras crianças.
Além de picadas de inseto, o impetigo pode surgir em qualquer corte ou então em regiões afetadas pela dermatite.
O local infectado pode ser também um machucado no nariz, num local que tenha ficado irritado depois de um resfriado.
O impetigo é mais comum em clima quente e úmido.
Qual é o tratamento para impetigo?
Se a infecção for leve, o médico pode recomendar que você simplesmente mantenha a área bem limpa, até que ela vá embora sozinha. Em alguns casos, porém, o bebê precisa tomar antibióticos para se livrar da infecção.
O médico pode preferir a aplicação de um creme ou pomada com antibiótico, mas às vezes é necessário tomar por boca mesmo. É importantíssimo dar o antibiótico à criança no número certo de dias que o médico determinou, mesmo que o machucado pareça ter sarado bem antes.
De qualquer maneira, você vai precisar manter a área machucada bem limpa. Lave com água e sabão duas vezes por dia, tirando as casquinhas, e seque com cuidado. Prefira secar com toalha ou lenço de papel, para depois jogar fora. Se usar uma toalha comum, não deixe mais ninguém da casa usá-la, para evitar o contágio.
Mantenha as unhas do bebê bem rentes, para evitar que ele coce os machucados e espalhe a infecção.
Normalmente, depois de 24 horas de antibiótico, ou quando as feridas começarem a melhorar, a infecção deixa de ser contagiosa.
Volte a falar com o médico se:
• o tratamento não parecer estar funcionando depois de 3 dias
• seu filho tiver febre
• a área do machucado ficar bem vermelha e inchada
No caso de uma infecção que não vai embora, o médico pode pedir um exame de cultura para identificar o tipo de bactéria e qual antibiótico é mais eficaz contra ela. O exame é simples: passa-se uma espécie de cotonete na região afetada.
Para evitar que outras pessoas da sua casa peguem impetigo, tome as seguintes medidas:
• lave a roupa, os lençóis e as toalhas da criança todos os dias
• não permita que amigos e parentes usem a mesma toalha, sabonete e itens pessoais do seu filho
• lave bem as mãos antes e depois de lidar com a ferida
Escrito para o BabyCenter Brasil – Aprovado pelo Conselho Médico do BabyCenter Brasil
Nossa Flavi, que coisa, mas pelo menos tem tratamento e não é nada mais grave.
Melhoras para o pequeno
Tadinho amiga….,,,mas ele vai melhorar logo,,,,,
Nossa querida… Ainda bem que descobriu. Se Deus quiser ele vai sarar logo. Bjs
Tenha um lindo domingo…
Nossa, cada dia a gente aprende algo novo sobre essas cçs, nunca tinha ouvido isso Fla. Mas, jaja ela esta bom. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br
Ai Flavia, tadinho! Ainda bem que vocês são super atentos e já estão tratando. Estou torcendo para a rápida melhora. Beijos enormes!
Caramba, nem sabia que tinha isso na vida vou fica mais atenta, tadinho do seu anjinho e o mais importante e que descobriu o que era.
beijos e melhoras ♥
Tomara que o Arthur melhore logo. Com fé em Deus tudo se resolverá rapidamente.
E este sorrisão estampado no rosto dele mostra que não esta sofrendo, graças a Deus.
Beijos nos dois…
Myllena Alves myrealizandosonhos.blogspot.com.br
Minha filha tem pele atópica e sofreu muito com impetigo, este internada tomando antibiótico na veia, pois as bactéria era muito resistente. Crianças com pele atópica tem uma tendência maior a adquirir infecções de pele.