Leite materno no copinho
Last Updated on 14/07/2023′ by Flavia Miranda
Leite materno no copinho – O uso do copinho pode ser uma opção para mães que por algum motivo não podem dar o peito, e também para alimentar bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, para alimentar bebês prematuros e com baixo peso ao nascer, até que sejam fortes e / ou maduros o suficiente para serem totalmente amamentados.
Embora pouca pesquisa tenha sido realizada para determinar se a mamadeira interfere com a capacidade do bebê amamentar com sucesso, vários autores têm chamado a atenção para a diferença entre as técnicas de sucção da mamada e mamadeira. Para amamentar com sucesso, o bebê precisa abrir a boca amplamente para acomodar o tecido mamário e sobressair a língua sobre o lábio inferior, que está enrolado para fora sob a aréola. Na amamentação, o bebê suga o mamilo com a boca parcialmente fechada. Quando essa técnica de mamadeira é aplicada ao seio de uma mãe, ela pode levar a mamilos doloridos, diminuição do suprimento de leite e cessação da amamentação. Além disso, as chupetas incentivam essa técnica de sucção e estão associadas a um declínio na amamentação.
Infelizmente, não há como prever quais bebês desenvolverão a tão temida “confusão de bico” .
A alimentação por copo, quando feita corretamente, parece ser uma alternativa segura e menos estressante fisiologicamente ao uso de mamadeiras.
Indicações
- Um bebê que está hospitalizado, cuja mãe não pode estar presente em todas as mamadas.
- Um bebê cuja mãe está doente após o parto e que não pode amamentar.
- Criança com fissura labial / palatina cuja mãe deseja amamentar.
- Um bebê a termo, quando são necessárias refeições complementares devido a hipoglicemia, icterícia ou desidratação, ou para administrar medicamentos por via oral.
- Bebês com problemas neurológicos costumam beber leite de um copo. A alimentação por copo incentiva o movimento da língua e dos músculos da boca, permite que o bebê desfrute de suas refeições e fortalece o relacionamento entre pai e filho.
Por que dar leite materno no copinho?
- Para proporcionar uma experiência oral positiva para o bebê.
- Fornecer uma alternativa quando a mãe não estiver disponível para amamentar.
- Reduzir a necessidade de tubos gástricos nasais e orais.
- Evitar o uso de mamadeiras que possam introduzir o bebê em um padrão inadequado de alimentação (evite “confusão / preferência nos mamilos”).
Possíveis vantagens
- Permite que os pais assumam a alimentação do bebê o mais rápido possível.
- O bebê acompanha sua própria ingestão, tanto em tempo quanto em quantidade.
- Parece exigir pouco gasto energético para o bebê.
- Estimula movimentos apropriados de língua e mandíbula.
- Estimula os receptores sensoriais olfativos e orais.
- Estimula a produção de saliva e lipases linguais, resultando em digestão mais eficiente.
- Fatores antibacterianos no leite materno podem ter um efeito protetor, mesmo na boca do bebê (por exemplo, otite média).
- Proporciona um bom contato visual, estímulo social e é reconfortante para o bebê.
- Menos gordura é perdida com um copo do que através de tubos gástricos.
- Não há nada além de leite na boca do bebê para ele lidar.
Desvantagens
- Os bebês a termo e, em certa medida, os bebês pré-termo, tendem a evitar.
- Bebês saudáveis a termo podem tornar-se “viciados” no copo se não tiverem a oportunidade de amamentar regularmente no peito.
- As enfermeiras devem observar o que estão fazendo. Normalmente não há aspiração (risco de engasgo), a menos que o leite seja derramado na boca, o que não é a técnica para alimentar como o copinho.
- Não atende à necessidade de sucção do bebê.
Contra-indicações
- Qualquer recém-nascido que possa aspirar (reflexo de vômito ruim, geralmente letárgico, déficits neurológicos acentuados)
Procedimento
- Enrole o bebê para que o copo não seja batido.
- Apoie o bebê na posição sentada.
Muito importante
Para oferecer o leite no copinho a um recém nascido, por exemplo, é necessário que se aprenda a técnica. Bebês não nascem sabendo articular os movimentos de língua e deglutição, por isso é preciso conhecimento técnico para evitar acidentes. Não se aventure a oferecer nada, em nenhum tipo de copo, sem orientação e supervisão profissional. É muito arriscado, há casos de bebês que bronco aspiraram o líquido e tiveram que ser internados por isso. Oferecer o leite ao bebê no copinho requer cuidados, aprendizado e treino. O risco de engasgo é grande, por isso é o bebê que deve, com a língua, buscar o líquido no copo e não o contrário. Não vire o copo como nós fazemos quando bebemos algo.
Imagine que o movimento da língua do bebê terá que ser semelhante ao de um gato. Procure orientação técnica nos Bancos de Leite que estão distribuídos por todo o nosso país, para que não haja risco do bebê bronco aspirar, ou seja entrar líquido no seu pulmão.
Referências
- Baumslag N & Michels DL. Milk, Money, and Madness: The Culture and Politics of Breastfeeding. 1995. Bergin & Garvey, Westport, CT, pp 131-140
- Fredeen R. Cup feeding of newborn infants. Pediatrics 1948; 2:544-548
- Lang S, Lawrence CJ, L’eorme R. Cup feeding: An alternative method of infant feeding. Arch Dis Child 1994; 71: 365-9.
Fonte: http://parentresourcenetwork.org