Os 7 erros mais comuns na hora do desfralde
Last Updated on 16/04/2015′ by
Os pais precisam de muita calma e paciência na hora de tirar a fralda da criança. Isso porque cada pequeno tem um tempo de adaptação e pode chegar a demorar até seis meses para conseguir usar o banheiro e controlar as necessidades fisiológicas.
Brigar e se irritar não é, nem de perto, a maneira mais eficaz. Isso pode, inclusive, causar certos traumas para as crianças, que vão demorar ainda mais para deixar a fralda de lado.
O Universo Jatobá separou sete erros comuns que devem ser evitados para que o desfralde seja um verdadeiro sucesso, tanto para os pais, quanto para os filhos.
-
1 – Expor as crianças
O banheiro é um lugar privado e requer certos cuidados com a exposição. Não é preciso expor a criança na frente de todos, ou colocar o penico na sala, por exemplo. Deixe que ela tente usar o peniquinho no banheiro, com a porta fechada. Ficar na frente dos outros pode causar algum tipo de trauma, porque ela pode se sujar e ficar constrangida, ou simplesmente se sentir culpada por não conseguir fazer as necessidades ali.
-
2 – Começar antes da hora certa
Não existe uma idade correta para o desfralde acontecer, porém, acredita-se que antes de um ano e meio, a criança ainda não tem preparo para conseguir segurar as necessidades fisiológicas. Por isso, aguarde até os dois anos para que ela já ande bem, consiga tirar a própria roupa e possa dizer que está com vontade de ir ao banheiro.
-
3 – Deixar a tarefa com a escola
É em casa que a criança deve começar o desfralde. Na verdade, a escola é apenas um local que vai apoiar o momento e dar continuidade ao processo e as orientações que devem começar com o pai e a mãe.
-
4 – Pressionar a criança
Não diga, nunca, que a criança está demorando muito no banheiro. O treinamento requer calma. Por isso, sempre que seu filho for ao banheiro, leve também alguns livrinhos, giz de cera, joguinhos, e deixe que ela “curta o momento”.
-
5 – Cuide da estrutura
Não adianta ensinar a criança a usar o banheiro e não ter os equipamentos necessários para isso. É preciso um penico ou um redutor de vaso sanitário para que ela consiga fazer as necessidades sem ajuda dos pais.
-
6 – A criança precisa pedir
Espere que o pequeno peça para ir ao banheiro. Prefira retirar a fralda durante o dia, quando ela está mais alerta à suas vontades e pode pedir para fazer xixi ou cocô. Porém, os pais não podem simplesmente se esquecer do assunto caso a criança não fale nada. Vale perguntar, a cada duas horas, se ele gostaria de ir ao banheiro. Se a resposta for negativa, não insista.
-
7 – Broncas não ajudam
Não brigue ou grite com a criança sempre que houver um escape. Eles acontecerão. E mais de uma vez. O melhor a ser feito é leva-lo para um local reservado e trocá-lo, sem drama!
Fotos: Thinkstock
Matéria do Universo Jatobá