Outubro Rosa!!! A luta continua no combate ao câncer de mama

Last Updated on 14/06/2015′ by

Outubro Rosa!!! A luta continua no combate ao câncer de mama
O  câncer de mama é o segundo tipo mais frequente no mundo e é o mais comum entre as mulheres, respondendo por 22% dos casos novos a cada ano. Se diagnosticado e tratado oportunamente, o prognóstico é relativamente bom.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)

Prevenção

Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.

Autoexame das Mamas

O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.
Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.
Outubro Rosa!!! A luta continua no combate ao câncer de mama
Fonte da imagem: Google
Sintomas
 
Podem surgir alterações na pele que recobre a mama, como abaulamentos ou retrações, inclusive no mamilo, ou aspecto semelhante a casca de laranja. Secreção no mamilo também é um sinal de alerta. O sintoma do câncer palpável é o nódulo (caroço) no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Podem também surgir nódulos palpáveis na axila.
Outubro Rosa!!! A luta continua no combate ao câncer de mama
Fonte da imagem: Google

Atenção: O importante além de saber um pouco mais sobre o assunto, é fundamental sempre consultar um especialista, procure manter todos os exames em dia de preferencia semestral, pois quando descoberto no começo, as chances de cura e de tratamento pode ajudar muito.

E hoje há muitas ONG´s e entidades que fazem trabalho voluntário no combate ao câncer, todos podemos contribuir, vezes ajudando financeiramente essas entidades, visitando, conversando com a amiga ou num circulo de amizade. Quanto mais falarmos, participarmos de ações, mais mulheres e pessoas vão ficando informadas e cada dia quebrando mais os “tabus”.
O Clube das Mamães de São Paulo apoia todas as causas por uma vida melhor, bem estar, saúde e educação. Não poderíamos ficar fora dessa mobilização. Vem conosco!!!

Posts Similares

11 Comentários

  1. Total apoio,ano passado foi diagnosticado um nódulo no mei seio,fiz a mamotomia,graças que ele está calcificado,estou fazendo o controle.
    Diagnóstico precoce é o melhor remédio.
    bjs
    #amigacomenta

  2. Super importante voltarmos ao tema da prevenção do câncer de mama. Só um adendo ao post, a mamografia deve ser ANUAL após os 40 anos, ou após os 35 em mulheres com alto risco ( como as que tem parentes de primeiro grau acometidas pela doença)e que o auto-exame NÂO ajuda na detecção do câncer, como tanto se propaga. Por isso, tem que ir no ginecologista e fazer o exame clínico da mama com o médico e fazer a mamografia conforme as orientações de rastreamento para a faixa etária. Mulheres com menos de 35 anos não se beneficiam do exame mamográfico, apesar do aumento crescente dos casos em mulheres mais jovens, trazendo um desafio a detecção precoce nestes casos. O mais importante, e nem sempre o mais frizado, é ter um estilo de vida saudável, com peso adequado, dieta livre de radicais livres, tão presentes em nossos alimentos do dia a dia, reduzir o consumo de álcool e evitar o estresse. Isso sim, evita qualquer tipo de câncer! Linda iniciativa!

  3. Meninas. Como é importante cuidar da própria saúde, né? Estamos sempre tão atarefadas que fica difícil cumprir uma agenda lotada, mas é por nós e por nossos filhos.
    Bjs
    Fabi
    Mulher e Mãe
    #amigacomenta

  4. adorei, super explicativo!
    na minha família perdi minha avó por causa do câncer, por aqui tomamos o maior cuidado e sempre fazemos o auto exame e os exames clínicos.
    prevenir é melhor do que remediar, né????

    beijos
    #amigacomenta

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!