Programa Mãe ser Mãe

Last Updated on 30/09/2013′ by Mães Brasileiras

Ano passado Eu, a Cleo e a Flavia vivemos um momento maravilhoso onde participamos do programa Mãe ser Mãe.

Hoje compartilhamos um pouco com vocês e quem puder fazer será algo inesquecível……como foi para nós….
Para entender o Programa Mãe Ser Mãe

Hoje a querida Sheila responde as perguntas mais frequentes sobre o Mãe Ser Mãe!

Sheila Skitnevsky Finger, mãe do Erick e da Ilana, psicóloga, psicanalista, doutora em psicologia pela Massachussets School of Professional Psychology (de Boston, EUA); atua em consultório particular, atendendo crianças, adultos e adolescentes, e é facilitadora do programa Mãe Ser Mãe .

O que é o Mãe Ser Mãe?

Mãe Ser Mãe é um programa de reflexão, troca e inspiração para mães e pessoas interessadas no tema da maternidade e educação dos filhos. O programa oferece vários espaços onde mulheres podem se inspirar e buscar recursos para a deliciosa e ao mesmo tempo desafiante equação de ser mãe, mulher, e profissional, sem negligenciar seus desejos, escolhas, e propósitos! Grupos presenciais, trocas virtuais, coaching individual e em pequenos grupos, e outras várias oportunidades estão em nosso programa!

Como nasceu o programa?

O Mãe ser Mãe é um programa da Rede Ubuntu de Eupreendedorismo, que dentro da filosofia da rede, surgiu como um espaço específico para a mãe e mulher contemporânea. Buscamos apoiar pessoas que vivem o momento da maternidade a:

•conectarem consigo mesmas

•refletirem sobre os desafios e oportunidades que se apresentam e

•atuarem na direção da construção de sua própria história, fazendo escolhas conscientes.

Quem pode participar?

Mulheres que estão para se tornar mães, ou mulheres que já são mães há algum tempo. Cuidadoras, avós que estão exercendo o papel de mães, etc. Enfim, mulheres que estão vivendo o momento da maternidade.

Como o programa tem ajudado mães na vida prática?

De forma inovadora, o programa incentiva mães polivalentes a refletirem sobre os seus propósitos e encontrarem seu jeito próprio e criativo de viver a maternidade, contemplando a busca de suas realizações, e valorizando a maternidade como experiência complexa e profunda que é.

Vivência em grupos do programa de junho

Do que se tratam os encontros presenciais?

Nos grupos presenciais, as participantes são convidadas a embarcar em atividades vivenciais, cada encontro trazendo um tema especifíco, todos abordados de forma global e integral, integrando psíquico e físico, por meio de linguagem corporal, emocional e mental.

Provoca-se assim desde reflexões sobre a identidade da mãe, atravessada pela experiência da maternidade que tira a mulher do seu eixo anterior; resgate de seus talentos e capacidade criativa de solucionar problemas e se posicionar frente a dificuldades; também inclue reflexões sobre os relacionamentos a partir da chegada dos filhos, e inclusive com os filhos, incluindo ai escolhas individuais sobre estilos e princípios que cada qual quer levar para a educação de seus filhos; e por fim, uma análise e apreciação dos propósitos de cada um, para que a partir destes as mães possam recriar caminhos pessoais e profissionais, contemplando as várias dimensões de seu SER, de antes e de a partir da maternidade. Em suma, um percurso da reflexão à ação, que é individual, única, e coerente com os propósitos e estilos de cada uma!

O que são as pílulas?

Pílulas são propostas específicas de exercícios, que estimulam a auto-reflexão e preparam as participantes para as atividades e discussões dos próximos encontros. Os exercícios propostos nas pílulas apresentam uma divesidade de “provocações”, e variam desde reflexões individuais orientadas, ao convite a assistir filmes específicos, até trocas com outras pessoas entre os encontros.

Qual a maior vantagem de passar por esse processo em grupo?

O vínculo com os outros partcipantes e com os facilitadores, a troca de experiências, o acolhimento. O sentimento de perceber que você não está sozinha no mundo sentindo tudo o que você está sentindo! O MãeSer Mãe foi criado pela Rede Ubuntu, uma rede que acredita no coletivo, acredita que juntos aprendemos mais uns com os outros….

E para quem não está em São Paulo?

Além dos grupos presenciais, estamos também com uma página no facebook, onde compartilhamos textos, dicas de leituras, filmes, passeios, alem de reflexões nossas e de colaboradores, sobre vários temas relacionados à maternidade, e ao nosso programa. Também aqui no blog, há espaço não apenas para lerem e acompanharem, mas para deixarem relatos de suas experiências, duvidas, sugestões, e outros materiais que considerem interessante para essa nossa grande comunidade.

Além disso, nós, facilitadores do programa, estamos à disposição por email, skype e telefone, para trocas e consultas individuais.

Como inscrever-se no programa?

As inscrições podem ser feitas aqui no blog ou diretamente por email

sheila@redeubuntu.com.br

rosa@redeubuntu.com.br

Posts Similares

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!