Quando levar seu filho (a) ao fono?
Last Updated on 22/10/2013′ by Mães Brasileiras
Se seu filho está na fase de aprender a falar, certamente você tem histórias para contar, como palavras pronunciadas por ele de forma errada ou das sílabas trocadas que deixam suas frases mais engraçadas… Até os 5 anos de idade, esses erros são absolutamente normais. Mas, quando os problemas na fala persistem, é hora de procurar um especialista.
O fonoaudiólogo é indicado para corrigir os problemas na fala e garantir que seu filho tenha um desenvolvimento normal.
Confira dicas para identificar casos em que é preciso visitar este especialista:
– Observe se seu filho tem algum atraso na fala que não seja esperado para sua faixa etária. Até os 5 anos, é natural que a criança apresente problemas como trocar ou omitir letras e sons das palavras;
– É natural que por volta dos 2 anos a criança já articule frases simples, como “me dá”. Caso seu filho fale pouco ou nada nesta fase, avalie a possibilidade de procurar o fonoaudiólogo;
– Aos 3 anos de idade é normal que a criança faça troca de fonemas, por exemplo, suprimindo a letra “R” nas palavras (dizendo “peto” ao invés de “preto”).
– A repetição de sílabas ou palavras entre os 2 e 4 anos é normal, que ocorre porque o pensamento da criança é mais rápido do que a fluência na fala. Nestes casos, estimule o desenvolvimento do seu filho escutando-o com calma e paciência, sem repreendê-lo ou pedir que fale mais devagar.
– Diversos fatores podem levar ao mau desenvolvimento da fala. Fique atento aos problemas auditivos, neurológicos ou respiratórios, e até mesmo fatores ambientais, como falta de estímulo, que podem dificultar o processo de aprendizagem da fala nas crianças.
– Por fim, sua participação é muito importante neste processo: converse sempre com seu filho e crie momentos para estimular sua fala. Caso alguma dificuldade fora do normal seja identificada, procure um fonoaudiólogo o quanto antes, para que o tratamento seja efetivo.