Tradições e superstições de Ano novo: Comida

Last Updated on 30/12/2013′ by

Tradições e superstições de Ano novo: Comida

 

Que família Brasileira não tem alguma superstição ou come algum alimento especifico para atrair boas energias no Ano Novo que atire a primeira pedra….
Pensando nisso resolvi fazer um post especial Ano Novo…..

Uvas
Na Espanha, no Ano Novo à meia-noite é tradição comer uma uva em cada badalada do relógio ou sino da igreja (ou seja doze). Cada uva representa um mês do ano que vem. A doçura de cada uva determina a natureza do mês, uvas doces representam bons meses, uvas verdes representam meses difíceis.
Essa tradição sempre fez parte da minha família pois minha mãe era espanhola….

Lentilhas
Na Itália, as lentilhas são servidas pois simboliza riqueza.
Existe até um ditado que diz o seguinte: “lentilha no ano novo, dinheiro o ano todo”. A lentilha já era um alimento popular na Suméria, antiga região da Mesopotâmia e na Roma Imperial. Seu cultivo data de 6.000 anos. Apesar de rica em proteínas, fósforo, cálcio, ferro e fibras, ela não é muito consumida nem muito cultivada aqui no Brasil. Os maiores consumidores estão na Índia, Síria, Turquia, Espanha e Chile. Pela “ótica” de um bom gourmet – que até enlouquece quando se depara com uma lentilha do Puy, se ainda dizem que ela dá sorte.

Alimentos circulares ou em forma de moedas
Os alimentos em forma de um anel trazem boa sorte, possivelmente porque eles simbolizam “o círculo completo. o
Os alimentos em forma de moedas trazem prosperidade para aqueles que os comem.

Pão de Ano Novo
Na Grécia, um pão especial chamado “Vasilopita” é servido à meia-noite do Ano Novo. Uma moeda normalmente é assada dentro do pão. O pão é cortado precisamente à meia-noite e quem recebe a moeda, como prêmio, terá boa sorte no ano que vem., achei bem estranha essa tradição…confesso….

Soba
Um dos alimentos do Japão mais amados, soba, ou macarrão de trigo sarraceno, são habitualmente consumidos à meia-noite em 31 de dezembro, quando são chamados toshi-koshi (“de um ano para outro”) soba. O macarrão simbolizam longevidade, por isso, quanto mais tempo, melhor.

Romã
A romã é símbolo de fartura e fertilidade, é uma planta mágica cultuada em antigas tradições do oriente por ter poderes de atrair riquezas para quem a cultiva.
Ela é uma fruta que tem muitas sementes, que simbolizam o nascimento e a abundância.
No Brasil, a tradição manda que se segure três sementes dessa fruta nos dentes à meia-noite, pedindo dinheiro para o ano seguinte.
As sementes devem ser guardadas durante todo o ano, dentro da carteira e envolto em papel branco. Se você tem um quintal ou um espaço disponível plante uma romanzeira, cuide dela e ela trará fortuna para sua casa.

Peixe
Na Alemanha, os peixes simbolizam boa sorte. Algumas pessoas também colocam algumas escamas de peixe em sua carteira para trazer prosperidade.

Verduras
Couve e outros verdes são considerados sorte, porque eles se parecem com dólares.

Pudim de arroz
Na Suécia e na Noruega, é costume celebrar o Ano Novo comendo pudim de arroz. Na verdade, muitos escondem uma amêndoa no pudim e a pessoa que encontrar terá sorte e prosperidade no ano que chega.

Carne de porco
Seu alto teor de gordura nos remete à fartura e à riqueza. No interior existe um velho ditado que diz que todo animal que faz xixi para trás empurra o dono para frente, sendo assim o porco é a melhor opção ou o tender assado.

Imagens daqui

Posts Similares

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!