10 dicas para estimular os primeiros passos do bebê
Last Updated on 27/09/2023′ by Flavia Miranda
10 dicas para estimular os primeiros passos… Ser mãe envolve muitas alegrias e preocupações. Entre as mais comuns, porém, está o momento em que o filho dará seus primeiros passinhos, principalmente quando o bebê já está maiorzinho.
Não existe regra e nem momento exato para começar a andar, no entanto, o que existe é um período – entre 10 e 18 meses – para que isso aconteça. Por isso, se o seu bebê tem um ano e quatro meses e só agora começou a caminhar, tudo bem. Isso é perfeitamente normal.
A fim de dar uma ajudinha aos pais e aos bebês, o Universo Jatobá selecionou 10 dicas para estimular os primeiro passos do seu filho.
Aqui estão 10 dicas para estimular os primeiros passos:
1 – Deixe-o explorar
Deixe o bebê ficar no chão, montar seus próprios trajetos, fazer caminhos e explorar. Mas lembre-se de ficar sempre por perto.
2 – Não faça comparações
Isso só traz mais ansiedade aos pais. Cada criança tem o seu momento certo para começar a andar. E não importa se um dos seus filhos começou a andar com um aninho e o outro já tem um ano e dois meses e só engatinha. Não se desespere e respeite a fase.
3 – Com as suas mãos
Os bebês adoram poder caminhar sem rumo enquanto seguram nãos mãos dos pais. Com o tempo, deixe de segurar as duas mãozinhas dele e passe a segurar apenas uma. Tenha calma que ele mesmo vai te avisar o momento de soltar uma das mãos.
4 – Incentive
Ficar um pouco afastado do bebê e chamá-lo é um ótimo incentivo para que ele se locomova. Ele vai querer chegar até você e vai dar um jeito para fazer isso. Outra dica é colocar a criança em pé segurando na ponta do sofá enquanto você espera do outro lado. Ela vai precisar se apoiar nele e vai dar alguns passinhos.
5 – Não o assuste
Tudo bem que dá certo nervosismo ver a criança andando sem firmeza e existe o medo de que ela caia a qualquer momento, mas você não deve assustá-la com seus temores. Deixe a criança cair e, caso caia de cabeça, socorra-a, mas sempre sem mostrar desespero – por mais que esse seja o sentimento na ocasião. Observe depois se ela ficará sonolenta e, nesse caso, ligue para o médico. Caso contrário, esse não será o primeiro e nem o último tombo do bebê.
As próximas 5 dicas para estimular os primeiros passos são as seguintes:
6 – Dê segurança
O bebe precisa se sentir seguro para dar seus primeiros passos. Procure não dar broncas ou mostrar impaciência, porque isso vai deixá-lo sem coragem para explorar esse novo mundo.
7 – Esqueça o andador
Ao contrário do que se imagina, o andador não estimula os primeiros passos do bebê. Além disso, ele também pode ser responsável por alguns acidentes. Por isso, deixe que ele engatinhe e, naturalmente, levante.
8 – Descalço é sempre melhor
Não se preocupe em encontrar um calçado ideal para estimular os primeiros passos do seu filho, porque o ideal mesmo é descalço. O bebê vai conseguir sentir o chão e vai se sentir mais seguro.
9 – Móveis e quinas
Cuidado com os móveis e as quinas. Apesar de estimulantes para os passos do bebê, ao se segurar em certos móveis, ele pode encontrar coisas que os machuque, como peças que estejam à altura de seus olhos. Ele pode querer puxar alguma toalha e se machucar, etc.
10 – Vá para lugares diferentes
Leve a criança para se divertir numa praça ou um parquinho. Tudo o que atiçar a curiosidade dela vai fazer com que ela queira se locomover.
Lembre-se
Em suma, mamães e papais, para concluir esta emocionante jornada de estimular os primeiros passos do seu bebê, é essencial lembrar que cada pequeno tem o seu próprio ritmo. Portanto, não há motivo para pressa. Cada conquista ao longo do caminho merece celebração. Portanto, aproveitem esses momentos especiais para fortalecer o vínculo com seus pequenos, sempre com carinho e encorajamento. A maternidade é repleta de desafios, mas também é recheada de alegrias, e os primeiros passos do seu filho são apenas o começo dessa emocionante jornada. Portanto, sigam com amor, paciência e confiança, pois, no final das contas, a experiência de ser mãe é única e incrível.
Beijos,
Imagens: Laudiane Lira Photography
2 Comments