Black Friday – Para não Cair em Fraude

A tão aguardada Black Friday surgiu nos EUA para caracterizar o dia de super descontos do varejo americano que acontece após o Dia de Ação de Graças, um dos feriados mais importantes daquele país.

O termo Black Friday tem sua referência às crises de bolsas de valores americanas também, ou seja, o dia em que os preços das ações negociadas na bolsa americana, por algum motivo bastante crítico, ia a valores absurdamente baixos, como a tentativa da tomada do mercado do ouro ou até mesmo, a crise de 1929.

Aqui no Brasil também temos adotado a 4° sexta feira do mês como nossa black friday, que teve suas primeiras edições apelidadas de Black Fraude, sendo passíveis até de reclamações no Procon entre outros órgãos de proteção ao consumidor.

Black Friday

Como a Black Friday está programada para daqui a pouco mais de 20 dias, é tempo de planejar para evitar ser enganado, então seguem 6 dicas para aproveitar as oportunidades sem cair em roubadas:

1 – Faça uma lista de coisas que você precisa: Seja bastante criteriosa, pense em cada cômodo da casa e liste aquilo que você está precisando mas não encontrou a oportunidade de adquirir.

2 – Faça uma lista de coisas que você quer – Como sempre digo, não é errado querer, apenas não aconselho comprar por impulso. Essa lista deve ser ainda mais criteriosa. Imagine o objeto em sua casa, fazendo parte agora de sua vida. Seja sincera, não será mais uma acumulada? Quantas vezes você vai efetivamente usar? Tem como substituir?

Black Friday

3 – Com as listas em mãos, durante as próximas semanas, acompanhe os preços e vá anotando, tanto o valor unitário quanto o valor total.  Tem muita empresa que vai aumentando gradativamente o preço dos itens para poder dar o “desconto” prometido.

4 – Ainda com as listas em mãos, planeje um valor máximo que você se permite pagar, afinal, na Black Friday o desconto deve ser realmente bom. Caso contrário, passe para o próximo item. Exemplo: Se o objeto custa R$ 100,00 , coloque uma meta de pagar até R$ 60,00.

Back Friday

Back Friday

5 – Seja firme a sua meta e não caia em tentação. Se o valor não está dentro do programado, fuja! Poupar o seu dinheiro, especialmente em tempos de crise é sempre melhor que qualquer oferta. Não se esqueça que as propagandas e todo o clima de compras é feito pra você pensar que é algo super imperdível e fazê-lo gastar (mesmo o que não tem!)

6 – Por último e não menos importante, você dispõe desse valor? Por isso que precisa calcular o valor unitário e o valor total de seus gastos, pois mesmo nas ofertas, o valor total pode ser alto, especialmente quando compramos em vários locais e/ou pela internet.

buying-15810_1280

Na hora das compras muita gente vai a loucura e não pensa no depois, mas o planejamento e o foco nas compras poderá deixar sua black friday muito mais colorida para você