Como preparar uma festa de Carnaval para as crianças

Como preparar uma festa de Carnaval para as crianças

Os brasileiros já nascem sabendo como curtir um Carnaval! Opções é que não faltam para quem quer curtir os quase 6 dias de festa, pois existem bailes, desfiles e até blocos de rua, porém a maioria das opções é destinada apenas aos adultos, afastando cada vez mais as crianças da celebração símbolo da nossa cultura.

Sendo assim, que tal fazer a sua própria comemoração para os pequenos em casa? Organizar uma festa de Carnaval para as crianças inclui muitas brincadeiras, fantasias, e é mais uma oportunidade para preparar e se deliciar com comidas gostosas como doces, balas e até um bolo de cenoura fofinho, que não agrada só os pequenos, mas os adultos também. Então separe as sapatilhas, bote uma marchinha para tocar e vamos começar!

Começando a folia

Reúna as crianças para criar alguns instrumentos e outros acessórios que serão muito bem-vindos durante a folia. Além de estimular a criatividade delas, esse tipo de atividade consiste em mais uma diversão para os pequenos.

O chocalho é com certeza o instrumento mais fácil de ser feito. Você precisará apenas de uma garrafa plástica e alguns grãos, como feijões e milho. Encape a garrafa usando um pouco de cola e papel colorido ou fita adesiva, depois jogue os grãos dentro e feche bem.

Outro instrumento famoso do Carnaval é o pandeiro. Reunir as crianças e fazer um vai ser com certeza uma tarefa muito divertida e educativa. Basta arranjar uma armação redonda de madeira, depois amarrar um pano bem esticado, e prender pingentes ou sininhos nas laterais para fazer bastante barulho.

Como preparar uma festa de Carnaval para as crianças

Como preparar uma festa de Carnaval para as crianças

As fantasias

Você pode optar tanto por um tema livre, deixando as crianças se fantasiarem daquilo que mais gostam, como fazer uma festa temática. E não precisa investir fortunas para comprar ou alugar uma fantasia, a graça aqui vai ser as crianças fazerem as suas próprias vestimentas!

Pode-se conseguir bons resultados com peças de roupa velhas misturadas com acessórios como colares, pulseiras, tiaras, plumas e itens feitos com sucata e materiais simples. Use tule para fazer saias de fada, bruxa ou princesa para as meninas; lã para fazer um pompom como se fosse a cauda de algum bichinho; feltro para fazer orelhinhas e colar em um arquinho de cabelo; caixas de papelão para fazer um robô, armadura ou cabeça de dinossauro, etc.

Outra ideia é fazer um baile de máscaras em que os pequenos vestem roupas normais, com a diferença que irão usar máscaras feitas por eles próprios, como aquelas típicas do Carnaval de Veneza. Essa ainda é mais uma oportunidade para eles botarem as mãos à obra e soltarem a imaginação, além de ser um bom entretenimento!

festa de Carnaval para as crianças

festa de Carnaval para as crianças

Comes e bebes

As comidinhas também devem acompanhar o clima de Carnaval, então quanto mais coloridas, melhor. Dê prioridade para as receitas mais leves e práticas, aquelas que os pequenos podem comer com as mãos, sem precisar parar a brincadeira!

Uma boa pedida são os petiscos: salgadinhos, lanchinhos naturais, torradinhas com patês, pipoca. Já para algo mais elaborado, pequenas porções de cachorro-quente e hambúrguer são ótimas apostas. Os doces também são indispensáveis quando o assunto é festa de criança: algodão doce, sorvete, confete de chocolate, gelatina, biscoitos, etc. E para fechar a comemoração com chave de ouro, reserve um bolo para o final – um bolo de cenoura fofinho e delicioso é uma receita infalível!

Para beber, prepare drinks à base de suco de frutas, com canudos divertidos e enfeites de copo. Da mesma forma, decore a mesa de comes e bebes com serpentina, confetes e outras criações dos pequenos.

É Carnaval

Quando chegar o grande dia certifique-se de que as músicas já foram pré-selecionadas e são adequadas para a idade – há diversas marchinhas tradicionais para incluir na lista. Decore o ambiente com bastante serpentina e tenha em mente algumas ideias de atividades e brincadeiras prontas, para caso os pequenos comecem a ficar entediados. Agora é só festejar e curtir o Carnaval com os baixinhos!

Link para as imagens originais:

https://pixabay.com/en/carnival-costume-girls-kids-fun-1256340

https://www.flickr.com/photos/sophiea/5523078195

https://pixabay.com/en/streamer-confetti-carnival-party-1194569/