Constelações Indígenas – Pesquisa escolar

Constelações Indígenas –

Pois é… Meu bebê cresceu e agora já está no 2º ano fundamental, sistema de ensino Pueri Domus.

Se no ano passado estava tranquilo, agora não está brincadeira. Tem lição de casa todos os dias, pesquisas todas as semanas e logo será dias de avaliações. Oremos!

Hoje foi dia de entregar uma pesquisa de Ciências. sobre as Constelações indígenas. Ajudei, claro! Ele ainda têm 6 anos ( em breve fará 7) sinto que preciso ajudar meu filho na lição de casa.

O que a professora pediu

Pediu para pesquisar sobre as constelações indígenas, escolher duas das constelações e escrever um parágrafo sobre cada uma.

Como foi feita a pesquisa

  • Sentei com ele e perguntei sobre o que teríamos que pesquisar;
  • Encontramos algumas matérias em sites. Escolhi a melhor para ele entender;
  • Leu em voz alta;
  • Escolheu duas das constelações;
  • Mais leitura para entender melhor. 😉

A pesquisa pronta

Constelações Indígenas

 Pesquisa de ciências - Arthur Miranda 2 C - Professora Catharina
Santo André - 6 de março de 2018

Você sabe identificar constelações?

O princípio básico é a ligação das estrelas por traços imaginários que formam imagens no céu: uma cruz, um escorpião, um leão…A observação do céu sempre fez parte de culturas antigas, e claro que com os índios brasileiros isso não poderia ser diferente.
E com a observação do céu noturno, surgem as constelações, que são agrupamentos de estrelas que podem formar desenhos e figuras para cada sociedade. As constelações indígenas, assim como a de outras culturas, auxiliavam no controle das estações do ano, época de colheita, variações sazonais, etc…

Constelação do Homem Velho

Constelações Indígenas Homem Velho e Ema pesquisa escolar

Constelações Indígenas Homem Velho e Ema pesquisa escolar

Entre os desenhos das constelações das tribos brasileiras estão muitas divindades e animais típicos da floresta. “Os guaranis, por exemplo, enxergam um homem velho, que é uma divindade, no lugar em que ficam as constelações de Órion e Touro.
O aparecimento da constelação do Homem Velho (que os guarani chamam de Tuya) no céu, em meados de dezembro, marca o início do verão para os índios do sul do país e o início das chuvas para os índios do norte. Quando ela começa a desaparecer, em abril, isso indica o fim das chuvas.

Constelação da Ema

Constelações Indígenas Homem Velho e Ema

Constelações da Ema

Quando a Constelação da Ema (Wiranu), que é a maior ave da Amazônia, aparece no céu noturno, ela indica o início da estação da seca, o que representa a época de colheitas principalmente para os índios do norte e nordeste do país. A cabeça da Ema é formada pela nebulosa escura Saco de Carvão, próximo do Cruzeiro do Sul. A cauda da Ema e grande parte de seu corpo é formada pelas constelações de Escorpião, Ara e Lobo.
Quando indagados sobre quantas constelações existem no céu, os pajés dizem que tudo que existe na Terra também existe no céu, assim, cada animal tem seu correspondente no céu e pode ser visto como uma constelação.

constelacoes indigenas pesquisa pueri domus

Arthur Miranda – Pronto para uma das aulas de ciências.

Fonte: http://www.galeriadometeorito.com/2015/03/especial-constelacoes-indigenas-parte-8.html
http://chc.cienciahoje.uol.com.br/astronomia-na-oca/