Você sabia que os dentes permanentes podem nascer mesmo antes de caírem os dentinhos de leite?

Dentes Permantes

ABRA O BOCÃO!

Dentes Permantes

Dentes Permantes

Você sabia que os dentes permanentes podem erupcionar ( nascer ) mesmo antes de caírem os dentinhos de leite?
A criança tem 20 dentes de leite, os quais serão substituídos por 20 dentes permanentes.

No entanto, o total de dentes permanentes serão 32. Ou seja, haverá 12 dentes permanentes que nascem e não substituem os decíduos… Simplesmente erupcionam! Portanto: MUITA ATENÇÃO!

Estes, por volta dos 6 anos (pode ser menos ou mais) começam a surgir, “lá atrás”, “no fundo da boca”, atrás do último dente de leite. É um dente GRANDE, difícil acesso para escovar e PERMANENTE (não cairá)!

A criança pode reclamar de incômodo, mas é raro! Dificilmente terá febre, dor ou diarréia. É bem tranquila a erupção, por isso que muitos papais e mamães se surpreendem quando contamos que o dente nasceu!

Portanto, a supervisão dos pais e as visitas regulares ao Odontopediatra são ESSENCIAIS, esses dentes precisam ser muito bem cuidados, desde o momento em que apontar na boca!

Claro que cada caso é um caso, e que vocês vão seguir as orientações dos Odontopediatras de sua confiança. Mas, com a erupção desses dentes eu sugiro escova específica (gosto da marca Bitufo) e bochechos de flúor antes de dormir (geralmente indico Malvatrikids).

Vamos ficar atentos com esses dentes???

Escove os dentes das crianças regularmente e peça que abram o bocão, assim conseguirá enxergar bem “lá no fundo”… Mas, não se esqueça das visitas regulares ao Odontopediatra!

 

Todos esses cuidados, para você oferecer a saúde, oferecer uma vida sem cárie! Quem é que não quer ver o filho sorrindo lindo, sem dor???
Mil beijinhos sem cáries

 

Thelma Parada
www.dentistadecrianca.com.br ⁠⁠⁠⁠