Fim de férias: brincadeiras em casa garantem a diversão

Fim de férias: brincadeiras em casa garantem a diversão no último final de semana longe da escola

Segunda-feira (03/08) é dia de ver nas ruas um grande contingente de alunos, engrossando a parcela de colégios que já retomaram seus calendários acadêmicos. Com o fim oficial das férias de julho, o próximo final de semana é a última oportunidade para os pais que querem aproveitar o tempo extra ao lado das crianças.

A dica é usar e abusar de soluções criativas e de baixo custo, perfeitas para quem já gastou com viagens e passeios em julho e, em especial, para quem não conseguiu encaixar essa despesa no orçamento.

“O mês tem aquele clima gostoso de férias que contagia tanto as crianças quanto os pais. Quem usufrui de todas as oportunidades para brincadeiras, por mais simples que sejam, com certeza vai construir momentos que vão ficar na memória dos pais e dos filhos por muito tempo”, conta a fotógrafa Ana Telma Furtado, especialista em captar esses momentos em família.

Ela dá algumas dicas fáceis e econômicas para quem pretende curtir o fim de semana sem ir muito longe de casa:

Fim de férias

Picnic! Seja no parque mais próximo ou mesmo no quintal de casa, essa é a desculpa perfeita para estar com os filhos em contato direto com a natureza. A experiência pode ser lúdica e educativa ao mesmo tempo, já que os pequenos podem reparar em espécies da fauna e da flora e despertar o interesse pelo ambiente à sua volta. Para completar, os picnics são tradicionalmente um lanchinho saudável, com a presença de frutas, sucos e outros alimentos cheios de cor que vão complementar a paisagem em volta.

Fim de férias picnic

DYI: “Do it yourself”, ou seja, “faça você mesmo”, não é tendência – é charme e necessidade. Os itens caseiros e personalizados já seriam legais por si só, não fossem os vários benefícios que trazem às crianças e ao meio ambiente. O reaproveitamento de materiais que normalmente iriam para o lixo é a base dessa experiência, que cabe no bolso de todo mundo e tem muito a ensinar sobre atividades manuais, que trabalham a coordenação e a criatividade. Vale construir uma caixa de brinquedos toda decorada com papeis, fitas e outros objetos reaproveitados, até desenvolver jogos tradicionais de gincanas e festas infantis: acertar a bola de meia na boca do palhaço, derrubar as latas de óleo ou achocolatado, os tradicionais cavalinhos de madeira, nascidos de um cabo de vassoura, ou um catavento, que reaproveita papeis.

Fim de férias brincadeiras cavalinho de madeira

Fim de férias brincadeiras em casa diversão 3

Chef de cozinha: não importa a idade ou se é menino ou menina. Todo mundo se diverte colocando a mão na massa! Pesquisas já indicam que brincar de cozinhar melhora noções de matemática, velocidade, concentração, cores, materiais e muitos outros conceitos. Sob a supervisão de um adulto, a criança vai descobrir novas texturas e sabores, ter um contato direto com diferentes alimentos e ganhar mais independência, se sentindo útil e integrada à rotina da casa. O ingrediente secreto? Muita diversão!

Fim_de_férias_chef_de_cozinha

Um dia de brincadeiras! Essa é a oportunidade que faltava para tirar as crianças mais sedentárias da frente do computador, da TV ou do videogame. Na praça mais próxima de casa, é comum encontrar várias opções de brincadeiras para a criançada. Vale desde investir alguns reais no pula-pula até utilizar os brinquedos geralmente disponibilizados nos parquinhos públicos ou no playground do condomínio, gratuitamente. Balanço, escorrega e gangorra são algumas das melhores opções para manter os filhos em atividade.

Fim de férias brincadeiras em casa diversão 2

Festa! A volta para a escola pode significar um até logo para brincadeiras diárias com amiguinhos que moram por perto, mas que estudam em colégios diferentes. Essa pode ser a chance de unir a turma uma última vez nas férias, com uma minifestinha. Uma tarde de filmes, jogos, piques e brincadeiras variadas pode ser a melhor forma de voltar para a sala de aula com fôlego renovado. E se engana quem acha que vai gastar muito promovendo esse programa em casa: há várias opções de lanches que são boas fontes de energia. De sucos a sanduíches e biscoito leves, passando pela boa e velha combinação de cachorro-quente e pipoca, ninguém precisa investir muito para ter em troca o olhar de diversão estampado no rosto das crianças.

Fim de férias brincadeiras em casa diversão1