O que fazer se a Lava e Seca parar de secar as roupas?

O que fazer se a Lava e Seca parar de secar as roupas?

1 ano e 7 meses de Lava e Seca LG Elf 11kg

Em dezembro de 2012 (há 1 ano e 7 meses), publiquei aqui no blog: “Comprei a Lavadora que Lava e Seca de Verdade”

Agora, UM ANO E SETE MESES depois volto aqui para contar que CONTINUO MUITO FELIZ e satisfeita com a minha Lava e Seca LG, embora tenha deixado de secar as roupas no aniversário de 1 ano. Na época precisei pesquisar muito para saber como resolver o problema. Eu sabia que não poderia ser nada muito grave, já que as roupas estavam ficando úmidas e muito quente. Mas depois desce incidente nada mais aconteceu e ela continua facilitando minha vida e muito. Hoje mesmo, meu filho que está em fase de desfralde, acordou todo molhado e com a ajuda dele, coloquei toda a roupa de cama, mas pijama na Lava e Seca e agora ele já está ali agarrado em seu edredom favorito, limpo e seco.

Já de inicio eu digo, FUJA das assistências técnicas que só querem te “roubar” na cara dura.
Então vamos lá!

O que fazer se a Lava e Seca para de secar as roupas?

Simples. Programe a máquina como na imagem a baixo e depois que ela começar a funcionar, pause e despeje 2 litros de água sanitária, (cloro ou cândida) diretamente no cesto. Deixe fazer todo o ciclo, ao terminar, limpe o filtro que há na parte de baixo.

“>O que fazer se a Lava e Seca para de secar as roupas?

Pronto. Se o problema persistir aí você parte para a limpeza do duto de secagem, coisa fácil também de fazer.

Depois que fiz isso (2h demorou o processo), percebi que a sujeira, aqueles fiapos, que ficavam grudados na borracha do cesto haviam sumido consideravelmente, só terminei de limpar passando os dedos na borracha e retirando todo o resto de sujeira que havia ficado usando perflex e pronto, estava tudo limpo.

Coloquei roupas para lavar novamente e fiquei na torcida para que desse certo, caso contrário, aí sim, eu teria motivo para ficar muito preocupada.

Limpeza concluída!

Coloquei 3 toalhas de banho e 2 de rosto para lavar e selecionei secar na
‘Temperatura Alta”. Horas depois, ouvi a “musica tocar” (quem tem lava e seca LG sabe do que estou falando rss) e fui correndo conferir e… As toalhas estavam SECAS, COMPLETAMENTE SECAS!! Fiquei muito feliz. O problema era mesmo excesso de sujeira.

A Assistência Técnica Autorizada está cobrando para resolver esse problema, adivinhem quanto? Eu digo… Em torno de R$450,00 para fazer a limpeza de manutenção e é algo tão simples que você mesma pode fazer em casa. Os técnicos ainda levam a máquina da sua casa dizendo que demora em torno de 15 dias para fazer o serviço… Balela!

Desde o inicio estava convencida que era sim excesso de sujeira no duto, no cesto, borracha, até porque, por falha minha, por duas ou três vezes, coloquei fraldas descartáveis do meu filho, para lavar junto com as roupas sem perceber, e só descobria a “merda” feita ao retirar as roupas da lavadora. Quem é mãe já consegue visualizar a cena né?
Outra falha, foi colocar pano de chão e tapetes (pequenos de porta) para lavar na máquina… Sim eu fiz isso 🙁

Mais Dicas para que sua Lava e Seca não pare de secar as suas roupas.

LIMPANDO O CESTO

Lava e Seca LG tem um ciclo especial só para limpar o cesto “limpar Cesto”. Execute este ciclo mensalmente para remover o acúmulo de detergente e outros resíduos, isso irá manter o seu tambor de limpo.

Remova todas as roupas do cesto.
Selecione LIMPEZA DO CESTO e pressione START / PAUSE.

Ao perceber que a máquina está começando despejar água pressione PAUSE e  adicione 2 litros de água sanitária

Quando terminar, espere a máquina esfriar, só depois abra a porta.
Use uma toalha ou um pano macio para limpar ao redor da abertura da porta máquina de lavar, vedação da porta e porta de vidro.
Mantenha sempre essas áreas limpas.
Certifique-se de limpar o interior vedação da borracha para remover a umidade

É BOM SABER:

É sempre bom remover todos as roupas da máquina de lavar, assim que o ciclo terminar. Deixar roupas úmidas na máquina de lavar pode causar rugas, transferência de cor e odor.
Depois de usar “LIMPEZA DO CESTO”, deixe a porta da máquina aberta para ventilação e secagem dentro da máquina de lavar.
Se um cheiro de mofo já existe, execute LIMPEZA DO CESTO uma vez por semana, durante 3 semanas consecutivas.

Para limpar os jatos de vapor e de circulação de água, use um cotonete para remover cal e acúmulo de detergente por dentro dos bicos de circulação. Nunca use um objeto afiado ou pontudo, de modo a não danificar os bicos.

  • Faça limpeza periódica do cesto usando 2 lt de água sanitária pura.
  • Jamais coloque roupas para lavar sem antes verificar todas as peças e bolsos para que não lave também: lixos, papeis, algodão, clipes, fraldas descartáveis (risos), palitos, brinquedos etc…
  • Nunca coloque pano de chão ou tapetes para lavar na sua Lava e Seca
  • Use metade da quantidade (recomendada pelos fabricantes) de Sabão em pó ou líquido para lavar, pois o excesso faz a espuma subir até o duto fica alojado ali, aumentando assim, o tempo de secagem devido aos sensores que vão ficando tomados de sujeira.

Se mesmo depois da limpeza com água sanitária sua Lava e Seca ainda apresentar o mesmo problema, então faça a limpeza do duto de secagem.

Nota: O vídeo não é de minha autoria.

Continuo gostando muito dela e afirmo com toda segurança, se fizerem toda semana procedimento de limpeza com água sanitária, jamais terá esse tipo de problema.

Eu amo minha lava e seca LG!

Qualquer dúvida é só perguntar.

Beijos

Flávia