Pequenos chefs natalinos – Cozinhando com as crianças no Natal

Pequenos chefs natalinos

Preparar o cardápio natalino pode ser extremamente estressante para as mães. Porém, tudo pode mudar se tornarmos a atividade uma coisa divertida. Para isso, que tal incluir a criançada na hora do preparo? Além de fazer com que eles se sintam parte da festa, cozinhar com os pequenos pode trazer inúmeros benefícios.

Pequenos chefs natalinos

Pequenos chefs natalinos – Imagem arquivo pessoal

Confira abaixo algumas dicas para envolver toda a família na cozinha e receitas fáceis de fazer, como a do cuscuz de sardinha e de sobremesas deliciosas para este Natal.

Cuidados com o preparo

Mantenha a criança longe de objetos cortantes (facas, processadores, liquidificador, etc.) e certifique-se de que ela não lide com fogão ou forno. A criança pode ser envolvida em todo o processo de preparo, mas evite que ela corra o risco de se machucar. Cheque todas as receitas e deixe a bancada pronta para o preparo, com legumes e ingredientes picados, evitando qualquer contato da criança com a faca.

Entradinhas

Uma ótima forma de introduzir a criançada na cozinha é envolvendo-os em pratos simples, como entradas. Que tal deixá-los responsáveis por preparar torradinhas e patês? Basta que todos os ingredientes estejam prontos e deixe a cargo dos pequenos misturar tudo!

Fartura

Casa cheia, mesa cheia e diversos pratos para preparar. Além do tradicional peru de Natal, maionese e farofa, é possível inovar na hora da montagem da ceia. Uma sugestão é a do prato típico da culinária brasileira, o cuscuz de sardinha, que tem um preparo rápido (cerca de 1h) e pode ser feito em forminhas individuais para servir aos convidados. A criançada também pode fazer parte na hora de juntar os ingredientes, visto que a receita é super rápida e prática de fazer.

Pequenos chefs natalinos

Pequenos chefs natalinos -Imagem pexels.com

Docinhos

As ceias de Natal tendem a ser sinônimo de comilança. Por isso, receitas com alto rendimento, como a de cupcakes ou brigadeiro de colher, são ótimas para quem vai celebrar em grande estilo, com todos os parentes por perto.

Decoração
Planejar a decoração dos pratos e da mesa de jantar também pode ser uma função da criança. Deixe-a escolher como decorar o cuscuz de sardinha, por exemplo, usando azeitonas ou pedacinhos de ovo.

Envolver seus filhos na ceia de Natal é alegria e diversão em dobro! Compartilhe depois conosco como foi a sua experiência deste Natal!