Amamentação Desabafo! Senti culpa, chorei, fiquei triste… Agora, Basta!
Last Updated on 08/09/2017′ by
Amamentação Desabafo!
Eu estou de saco cheio ler comentários e até mesmo matérias sobre amamentação exclusiva! Sabem por que? Toda vez que estou com Arthur e encontro alguém seja onde for a pergunta é quase sempre a mesma: Mama no peito??? NÃO!! EU DOU LEITE EM PÓ! (esse lance de leite artificial, parece que não é leite…) e logo em seguida percebo a cara de desgosto da “perguntadeira”. Caramba! Seu eu não amamentei só no peito até hoje, foi porque algum motivo eu tive e isso deveria ser respeitado. Pode ser?
Gente, lavar mamadeiras, esterilizar e tal cansa! Realmente é muito cansativo tudo isso… E depois dizem que quem não amamenta no peito é porque não quer… Agora fala sério, quem quer ter trabalho se pode fazer tudo facilmente como só amamentar no peito, que já vem tudo prontinho?
Não foi decisão minha
Eu não quis assim, eu não escolhi assim, precisou ser assim e pronto. Um dia não muito distante eu também já critiquei e achei que só não amamentava quem não queria e que todas as mães tem leite e blá blá blá… (me arrependo). Precisei descobrir que não tinha leite o suficiente para alimentar meu filho para eu entender e ser solidária com outras mães que também não dão leite materno para seus bebês, seja ele qual for o motivo.
A culpa
Senti culpa, chorei, fiquei triste, senti inveja de quem só amamenta no peito. Agora basta! Cansei! As pessoas são cruéis com alguns comentários, talvez sem perceber, mas são. Acho lindo mães amamentando, mas não precisam ‘esfregar os seios” na minha cara com se dissessem: Olha eu amamento e você dá mamadeira… SIM EU DOU MAMADEIRA! MEU FILHO É SAUDÁVEL é isso que importa no momento.
Gostaria muito que tivesse sido diferente, mas não foi. Só eu sei o que sofri a dor que senti por não conseguir amamentar exclusivamente no peito.
Aprendizado
Já tomei uma decisão. Se eu tiver outro filho, ele já vai sair da maternidade tomando NAN! Mentira hahaha Vou dar peito enquanto eu conseguir, vou buscar ajuda em bancos de leite, vou falar com consultara de amamentação, vou fazer de tudo! São não vou passar pela pressão psicológica que passei de novo. Tenho consciência que jamais vou amamentar um filho por até seis meses, um ano, só no peito, com também já sei que nunca terei um parto natural com sempre sonhei.
Nem toda mãe tem leite
Você mãe que amamenta seu filho exclusivamente no seio, saiba que existem mães que NÃO TEM LEITE O BASTANTE. Acredite! Existem aquelas que também sentem tanta dor e acabam se perdendo em um turbilhão de emoções… Afinal, amamentar pode ser muito bom, mas pode se tornar também um grande trauma na vida de uma mãe.
Pronto, eu precisava desabafar…
Update: Setembro de 2017 – Amamentação Desabafo
Se você está passando pelo mesmo que passei, tente mais um pouco!
Apesar do que dizem, amamentar não é tão fácil assim e você não é obrigada a nascer sabendo. Muitas mulheres passam por dificuldades no começo, meio e fim do período de aleitamento e algumas , como eu, nunca conseguem, por uma série de motivos diferentes. O primeiro passo é ter calma e tentar descobrir o que está causando o problema.
Entre em contato com uma instituição. Existem vários locais que prestam assistência a mães que estejam com dificuldade de amamentar, tanto por meio de atendimentos e consultas de orientação prática quanto através de grupos de apoio voluntários. Veja abaixo uma lista com alguns lugares que oferecem esses serviços. Ligue, mande um e-mail, marque um horário. Não tenha vergonha de pedir ajuda.
AMS BRASIL – Canal de apoio à amamentação fundado por Simone Tenório e maior grupo de aleitamento materno solidário no Facebook
Casa CURUMIN – São Paulo
GAMA – Grupo de Apoio à Maternidade Ativa – São Paulo
Companhia da Mama – Salvador
Amamenta – Consultório de Aleitamento Materno – Porto Alegre
Casa Moara – São Paulo
Grupo Samaúma – Campinas
Aleitamento.com – Rio de Janeiro
Matrice – Ação de Apoio à Amamentação – São Paulo
La Leche League – Maceió
Você pode também procurar um Banco de Leite. Em caso de qualquer dificuldade no aleitamento, as mulheres podem contar com uma rede de atendimento dos bancos de leite humano, distribuídos por todo o país, que auxiliam com orientações de profissionais da área médica.
Beijos para todas as mães brasileiras!
Te convido a ler também:
Querida mãe que tentou amamentar e pensa que falhou…
Amamentação Desabafo
PS: Em resposta a leitora Val Mendes:
Val, não estou ofendendo as mães que amamentam, muito pelo contrário admiro. Quando eu usei a expressão “esfregar os seios” foi só maneira de dizer e isso não inclui todas as mães “amamentantes” do mundo. Eu falo daquelas que eu tive a pouca sorte de encontrar e que ao saberem que eu não dava peito fizeram cara de nojo, desdenho como se eu fosse a pior mãe do mundo por isso. Sei também que quem amamenta só no peito também sofre preconceitos e quase sempre são questionadas sobre a escolha que fizeram.
O desabafo é meu, estou no meu lugar, no meu blog, no meu canto e nunca, JAMAIS fui ao blog de quem quer que seja criticar uma mãe que amamenta, muito pelo contrário, sempre elogiei.
Usei meu blog para desabafar ninguém é obrigado a aceitar ou concordar.
Amamentação Desabafo
Aliás, concordo quando você disse que um dia eu também festejei meu momento “amamentante”. Mas, entenda, precisei passar pela frustração de não ter mais leite para entender o próximo e agradeço muito a Deus por isso, só assim pude ver o quanto fui arrogante em determinados momentos, assim como você foi comigo agora. Finalizo dizendo que só quem já passou por isso ou já teve alguém próximo nessa situação é que acreditam de verdade que nem toda mulher consegue produzir muito leite. Sabe, você deve ser uma mãe leiteira das boas mesmo e fico muito feliz por isso, mas o que te sobra de leite te falta na educação.
Fique bem também!
AMIGA! ISSO É COMPLETAMENTE NORMAL! GIULIA MAMOU LEITE EM PÓ POR OPÇÃO AOS 2 MESES…FUI JULGADA, ME SENTI CULPADA E PASSOU! E NEM POR ISSO NÃO FUI E NÃO SOU BOA MÃE? ISSO NÃO EXISTE…
TAMBÉM FIZ 2 CESÁREAS POR OPÇÃO…E O MOMENTO DO PARTO FOI IGUAL QUALQUER PN, TENHO CERTEZA…
PRECISAMOS SABER FILTRAR OS COMENTÁRIOS E AS OPNIÕES E FAZER CARA DE CANECA E PONTO…
SE FICARMOS ESTRESSANDO COM ESSAS PESSOAS PREJUDICAREMOS SOMENTE A NÓS, E A PESSOA NEM AI…
ARTUR É LINDO! APAIXONANTE! E SEU AMOR E CARINHO COM ELE É VISIVEL…
PARABÉNS, VOCÊ É MÃE!SOMOS MÃES, SERES HUMANOS, ERRAMOS E APRENDEMOS, E ATIRE A PRIMEIRA PEDRA QUEM NUNCA ERROU…
MIL BEIJOS
Flavia,vc é linda e seu filho também! Parabéns!! Vc tem razão! Sou super apoiadora da causa “amamentação no peito”, mas nos casos em que a mãe tem leite, não tem complicações e decide não amamentar o bebê!
Palpitadeiras e inconvenientes vão existir sempre, não importa o quanto tentemos acertar! Bjs e parabéns!
Flavi, cada mãe é a melhor mãe do mundo para seu filho e ninguém é menos mãe por não amamentar! Bjooo
Clap,clap, clap….
aplaudo meesmo seu post!
Já escrevi um “igualzinho” mas não tive coragem de publicar. Parabéns pela coragem!!! Sinto que vc falou por mim tb!
Já chorei muito, já senti inveja, já me amaldiçoei por não ter insistido… mas como você disse: Eu dou mamadeira e minha filha é saudável!
Odeio a pressão psicológica que fazem na gente, odeio!!!
Pra mim a frase que mais machuca é: “Amamentar fortaleçe o vínculo mãe-filho.” Como se eu não tivesse um vínculo fortíssimo com minha filha, como se não houvesse outras formas de criar e reforçar esse vínculo…
E viva a Nestlé, a Danone, etc. que nos ajuda, as que não conseguiram amamentar, a alimentar nossos filhos com todos os nutrientes que eles necessitam!
Bjs lindona! Bjs no meu gato Arthur!
Oi Flavia amei o desabafo… esses dias escrevi um post sobre amamentação e como fico feliz por poder amamentar, mas sei tb que há várias mamães que querem muito, mas por algum motivo não podem…
sou aux de enfermagem e já vi varios casos e tb muitos comentários maudosos e preconceituosos…
virei um fã sua pelo desabafo…
Parabéns e seu baby é super saudavel e lindo, independente da onde vem o leite q ele mama…
bjs
Aê amiga… coloca pra fora mesmo, guarda nada não que nem faz bem.
O que importa é a saúde do Arthur, e isso ele tem de sobra, graças ao LA, amém!!! Desculpe a brincadeira… mas é a pura verdade! 😉
Adorei o momento desabafo, kkk… como se o tempo todo, fosse tudo tão bonitinho, a gente sabe que não é verdade, a vida real é bem diferente, e o povo é chato mesmo, incomoda… e tem hora que não dá mais para aguentar.
Bem… fique bem, fique em paz.
Aquele abraço de sempre.
Desabafar é bom…ajuda a elaborar as idéias e ficarmos bem conosco mesmo! Sabe Flavia, não importa o que você faça com seu bebê, sempre vão dar um jeitinho para criticar ou fazer você sentir-se culpada! Eu amamento o Elias somente no peito, agora que comecei a dar suquinho, e muitas vezes fui criticada dizendo que o Elias chorava muito era de fome e que eu estava sendo egoista em não dar NAN…faz parte!!!!
Beijos ILUMINADOS!
Nooosssaaaaaa!! Vc foi muito corajosa mesmo, e seu desabafo não é o único, as pessoas tem vergonha de dizer q não amamentam exclusivamente no peito, pois tem medo de serem julgadas.. fico vendo tb esses posts de mães q amamentam exclusivamente até os seis meses, e fico pensando “nenhuma delas teve q trabalhar?”, pq meu filho está prestes a conpletar 3 meses e logo mais terá q conhecer o sr NAN, e detalhe: NÃO É NADA BARATO! Está certa amiga, desabafe! Nem tudo é assim tão perfeito!! bjinhos Lili do Luan
Flavi, tem todo apoio! Eu escrevi sobre isso no meu blog, dia 01/08! a Nat falou tudo, vc não e menos mãe por isso! Valeu o desabafo, se fortaleça em fé e não deixe essa pessoinhas te incomodarem! Vc é linda e seu Arthur é mara!
Flavinha, não ia comentar, mas achei que ia ser importante para você e outras mães que passam pelo mesmo…
Acredito que os valores estão BEM invertidos! O LM é SIM o melhor para uma criança, desde que exista o LM é LÓGICO. Se seu filho queria mais leite do que você pôde dar, você não o deixaria passar fome, é para ISSO que o LA existe… Uma mãe que amamenta exclusivo até os 6 meses MERECE PALMAS, MERECE PARABÉNS, MERECE TODO O APOIO! E não, não devem se esconder para não magoar as mães que não conseguiram ou não quiseram!
Sei que você quer o melhor para seus filhos, tanto os três lindos que tem quanto os outros (ou não) que estão por vir; Tenho certeza que não levará NAN para a maternidade, assim como não levou para Arthur! Tenho certeza de que fará de tudo, assim como fez com o Arthur, só que se for em vão não irá sofrer tanto…
Concordo com você que existem muitos palpites, mas até para quem amamenta existe! Isso não é exclusivo de mães que dão LA.
E o PRÉ-conceito que as pessoas tem, PRÉ-julgamento e tudo mais é que está errado! Nem sempre quando uma fruta está podre todas estão… Nem sempre quando uma mãe desmama por comodismo as outras são assim também… Acho que as pessoas antes de falarem mau de uma mãe que dá LA deveriam pelo menos perguntar o porque. Perguntar não ofende, pô…
Eu amamento Matheus quase exclusivo (só quando saio, raramente diga-se de passagem, ele toma NAN) desde que nasceu até agora que está com quase 6 meses e vou continuar amamentando enquanto eu puder E ME ORGULHO DISSO! Nunca, Flavinha, vou esconder isso para não magoar você ou qualquer outra mãe!
Apoio DEMAIS você, sei que você tentou e não deu! Sei que muitas mães não tem leite suficiente OU ATÉ MESMO NÃO TEM! Dia desses publiquei no blog “As metades da mesma laranja” onde minha mãe conta que o leite FARTO dela, diga-se de passagem, S-U-M-I-U! EU FUI ALIMENTADA DE LEITE ARTIFICIAL!, e dai?
Digo em um post sobre da SMAM que amamentar é amor e é Flavinha, você sabe disso.. Você ama seu filho, quis o melhor para ele tentou e não deu certo. Agora o melhor para ele é ser alimentado de leite artificial (já ele tem muita fome e seu leite era para um bebê menos guloso!), o melhor é ele ser essa coisa linda das bochechas enormes, ser saudável!
Nunca pense que você foi incapaz, pense que ele que sentia fome além do que seu corpo achou que ele fosse sentir… Não se culpe, se vanglorie: EU TENTEI!
Beijo Beijo
Flavi!
Tb te apoio, e não acho legal julgar quem amamenta no peito exclusivamente ou quem não, quem teve parto normal ou cesária!
Isso é muito chato, e fale o que pensa para essas pessoas perguntadeiras, isso é muito chato!
beijocas
Flavi, eu também ficaria bem irritada com este tipo de comentário, parece ixibição. Amamentar é maravilhoso , todas nós sabemos, mas isso realmente não é a realidade nem a possibilidade de todas as mamães. A minha mãe teve 5 filhos, e não amamentou nenhum, disse que não tinha leite o suficiente e deu mamadeira. Das minhas duas irmãs. apenas eu fui “leiteira” o suficiente para amamentar exclusivamente até quase uma ano, não sei dizer o que me possibilitou a conseguir isso… certamente não puxei minha mãe!
Neste último mês a minha irmã esteve na minha casa com seu baby de dois meses, e eu a vi passar por isso, o menino mamava tanto … e ela logo ficava com os peitos murchos… e o bebê nunca estava satisfeito. Eu mesma defensora da amamentação tive que auxiliar ela a dar uma mamadeira como complemento, pois como mãe de 3 filhos, eu pude perceber a diferença entre uma criança saciada e satisfeita com o peito, e uma que se percebe que não!
Resultado… ele se deliciou com a mamadeirinha, ficou calmo e dormiu mais !!
A relação entre mães e filhos é permeada pelos laços de afeto, cultivada de várias maneiras, e não exclusivamente amamentando !!
beijocas
Bom dia flor… Amei o desabafo, passo pela mesma situação q vc, não sóh em relação a amamentar como tb por meu parto ter sido cesária, eu não optei por nenhuma das duas opções… Mas as pessoas julgam antes de perguntar, fiz um desabafo no meu blog sobre meu parto, tava cansada de ouvir q o PN isso, o PN aquilo… Afffffffffff… Não sou menos mãe sóh pq meu Parto não foi normal e a Clara deixou de mamar no peito aos 3 meses!!!
Amei o blog e jah sou seguidora!!! Bjaum…
É muito normal isso!!! Eu mesma só num dei LA pq ela não aceitou e eu queria mto q ela aceitasse, por conta do refluxo! me desesperei! vendo minha bebê não engordando o suficiente e só podendo amamentar e ter q introduzir papinha antes da hora! Um sofrimento! Cada uma faz oq pode, o importante é mantermos nossos filhos saudáveis, isso que é ser mãe!
Beeijos
ola querida! realmente é bom desabafar,tem coisa que nos falam que nos deixam muito chatiada e se temos que ouvir as vezes calada também temos o direito de falar o que sentimos…não se sinta mal com isso,sei que é dificl que sonhamos e imaginamos que td sera facil,mas nem sempre é assim! meu bb na maternidade não aceitava o peito e logo as enfermeiras vinham com copinho de leite nan,quando eu via ele tomando aquele leite numa vontade e recusando o meu eu chorava e pedia sempre pra deixarem eu tentar amamentar,mas n podia deixa-lo com fome…agora em casa ele ja mama bem no peito,então sei como vc deve se sentir,mas não se culpe,seu bb é lindo d + e sabe e sente seu amor e carinho por ele…
te deixo meu abraçço e obrigada pelo carinho!
Nossa que desabafo!! Muito legal você ter feito um post assim. Me ofereceram Nam na maternidade pois Malu chorava demais, não aceitei queria tentar. Mais não vejo nenhum problema das mães que usam leite artificial. É mais fácil julgar do que entender o que o outro está passando. O meu problema é quando digo que dou papinha da Nestle é claro que não é sempre afinal a comidinha da mamãe é bem melhor rsrs mais as vezes na rua é o que salva.
Estou te seguindo. Parabéns pelo lindos filhos.
Bjs
Bicho mãe
Desabafar é sempre muito bom, no entanto, se vc está de “saco cheio” de ler textos sobre amamentação exclusiva não leia mais ora bolas
Entendo que vc desejou amamentar até os 6 meses e não conseguiu, entendo que vc quis parir naturalmente e também não conseguiu, e respeito isso como pediu, mas tente aprender a lidar e crescer com suas frustações.
Lavar mamadeiras pode até ser trabalhoso, mas no pouco tempo que vc amamentou seu filho exclusivamente deve ter percebido que tbm não é nada fácil como disse ser né? As duas situações são cansativas, mas isso não é uma competição de quem ama mais ou quem tem mais trabalho rsss
Amamentar exclusivamente é importante, é amor, é vinculo, é mais saudável e você sabe disso, tanto que desejou isso para vc e seu filho então não desmereça as mães que conseguiram amamentar ou parir, muito pelo contrário, ela merecem o seu aplauso e admiração.
Também não queira que elas se escondam do mundo para não magoar as mães que não tiveram sucesso com a amamentação, elas devem se orgulhar e esfregar os seios na cara mesmo e mostrar ao mundo que conseguiram até mesmo para incentivar outras mães.
Talves tenha esquecido mas vc mesma fez isso de “esfregar os seios na cara alheia” em uma outra postagem quando pensou que tinha conseguido amamentar. acredito aliás que teria escrito um texto toda orgulhosa se sua historia tivesse sido outra.
Fique bem.
Oi Xará Querida!
Desabafa sim,fale,coloque tudo que te encomoda pra fora,tudo que não te faz bem,tudo que magoa e entristece,pois esse aqui não é o SEU ESPAÇO?QUEM NÃO GOSTAR É SÓ NÃO LER,NÃO É MESMO?Nem sempre ter parto normal humanizado e amamentar são possíveis e vou te contar o meu caso como ex.Como muitas mães lí muito,me informei e conseguí um médico humanista e uma Doula.Masssss pra ter um Parto Normal Humanizado teria que desembolsar 2 mil,pois ele atendia meu convênio(unimed) mais não fazia o parto pelo mesmo!É amiga parto humanizado,se não for no hospital público(que faz parto humanizados) só pagando e é assim mesmo,e quem não pode pagar?Isso ninguém dos humanistas falam!!Mas mesmo assim tava empenhada em ter meu parto 200 km longe da minha cidade e pagar,mas como nada é perfeito,entrei em TPP com 7 meses e tive que mudar todo o pré-natal pra outra cidade(60 km)mais perto,fiz repouso absoluto,segurei até os 8 meses,e tive um parto normal(sem dor,sem analgesia)pelo meu convênio,super rápido a bolsa estourou e em 1 hr meu filhinho nasceu!Ele precisou de UTI por ser pré- maturo e eu não pude amamentá-lo e o que ele iria comer??Iria passar fome?Tomou NAN E ATÉ HOJE(ESTÁ COM 2 MESES) ele mama no peito e eu complemento com NAN!Estamos todos bem e felizes!Bjussss querida tamo junto com Vc!rsrsrsr.Té!
Há fiz um Blog pra registrar os passos do pequeno!
Oi Flavi …
obrigada pelo carinho de sempre e o apoio!
Adorei teu post, vc ta certíssima tem que desabafa mesmo, deixa isso engasgado na garganta só ia te fazer mal, tem que dizer mesmo o que pensa o que esta sentindo! Parabéns
A Júlia nasceu de parto Normal(induzido)vou amamenta-la exclusivamente até os 6 meses e se fosse o contrario, não teria diferença nenhuma pra mim, não seria menos Mãe por isso e não sou melhor ou pior que ninguém tb!
O Arthur é lindo, saudável, esperto, não esquenta a cabeça com comentários que não te agradam, vc é uma Mãe maravilhosa eu te admiro muito e gosto muito de vc!
beijinho’s nossos
Flavi, amoreeee,
eu amamentei exclusivamente e sofri preconceito ao vivo…eh fogo esse pessoal q em vez de espalhar compreensao, alegria, vem incomodar. Desabafa mesmo e nao liga para isso nao pq vc é tão legal, é uma mãe super experiente, super sábia. Te amooo!
bjsss e abraços
preciso nem dizer como te entendo amiga! fiz uma postagem sobre isso tb!!!! a gente sempre sobra nessas horas de amamentação! eu queria maior apoio nessa parte de LA, pq precisamos d dicas do mesmo modo q as mães d LM tem por ai né? estamos juntas amiga! bjs
Oi linda!!!
Sei bem como se sente, passei por todos esses momentos de angustia por não conseguir amamentar no peito, as vezes penso que fiz tudo que pude, as vezes me culpo achando que poderia ter feito algo mais, enfim, somente quem passa pela situação pode dizer e eu digo que não há fórmulas mágicas, o que importa é o amor e cuidado que temos com nossos pimpolhos, isso sim vai refletir na vida deles.
Não esquenta, o Arthur tá lindão e saudável é o que importa.
Bjokas!!!
Flavi e Bruna
O importante é ver nossos filhos saudáveis, e isso vemos todos os dias!
Acredito que amamentar reforça o vínculo sim, mas não é a única maneira de fazê-lo, caso contrário não existiria vínculo entre pai e filho né?
Abraço p vcs!
Olá!!!! Me identifiquei com seu post…já chorei muito por não poder amamentar meu filho ao seio, e tbém estou cheia de ouvir de médicos,enfermeiras e outras pessoas sobre o valor do leite materno…E o pior é que não entendem que não é pq não quero, mas pq não tenho pombas!Ah, meu filho é fofíssimo,tem peso,saúde e é feliz…assim como o seu…A minha médica mesmo me explicou que cada caso é um caso e não era pra me culpar…
Kisses!
Tatinha!
Que bom que gostou do post… Acho que temos que contar nossas experiências negativas tbm neh, assim descobrimos que muitas outras mães passam pelo mesmo sentimento…
Se tiver blog deixe seu link aqui
Beijos
Flavi
Flavi, não tenho blog, mas me tornarei visitante constante!Adorei seu blig!
Kisses
Oi Flávia,
Sua postagem é antiga, mas não imagino palavras melhores para expressar o que sinto atualmente.
Tenho uma filha de 9 meses, que infelizmente também não pude amamentar.
Meu leite secou quando ela tinha 1 semana. Tentei de tudo: ajuda médica, Dramin, hormônio, água inglesa, banho morno, canjica, relactação, …. enfim, a lista é grande, mas além da preocupação de que minha filha pudesse ter algum problema de saúde pela falta do LM, tinha que aturar comentários de gente que se acha expert no assunto só porque teve filho.
Caramba, as pessoas são diferentes, cada gestação é de um jeito todo o resto também.
OdeiO quando questionam se eu fiz isso ou aquilo, como se não tivesse tentado realmente.
Tinha uma infeliz que teve a coragem de me mandar um link de uma matéria dizendo que crianças que mamam Lm são mais inteligentes.
Eu sei dos benefícios do lm , não estou fazendo apologia ao leite em pó, mas as pessoas não entendem que não é uma questão de escolha, ou você dá leite em pó ou seu filho passa fome.
Só sei que excluí essas pessoas da minha vida.
Me irrita também o fato dessas campanhas de aleitamento serem tão incompletas. Nunca se preocupou em orientar as mães sobre como enfrentar as dificuldades com a amamentação.
Enfim, o que importa mesmo é que graças a Deus minha filha sempre foi muito saudável.
Bj
Oi Mirian, eu te entendo e te digo, não se culpe, não se sinta mal por isso. Eu sempre digo: “cada um com sua verdade”… Eu sei que tentei de tudo para amamentar, mas não foi possível e não deixaria meu filho sem ganhar peso, passando fome, só porque o “correto” é amamentar no seio. Meu filho tomou leite em pó quando bebê e hoje aos 4 anos toma o leite Enfagrow. E te garanto, meu pequeno Arthur é muito inteligente. Fica em paz! Beijo em vocês.
Eiiii , sabee , voce falou tudo que eu passei . foi muito bla bla bla , como mae de primeira viagem , eu achava que nao tinha leite , eu comprei a porcaria da bombinha manual e nao saia nada , taaa , fiquei 30 minutos e nem 5 ml e leite saiu , resolvi comprar a bombinha eletrica que nao saiu leite , fui no banco de leite nada adiantou dei formula , ouvi mito bla bla bla , mais me recuperei , minha filha esta san e salva com leite artificial
Oi Bruna, infelizmente muitas mães passam pela mesma dificuldade na amamentação e somos julgadas, apontadas.. O bom mesmo é confiar no nosso coração de mãe e fazer o que julgar melhor, por isso sempre digo: Mãe, confie no seu jeito! Beijo
Estou passando por isso, minha filha tem uma semana de vida, e eu uma semana de depressão, choro, vomito, sinto tontura sempre q vejo q ela esta acordando pra mamar, todos, todos, falam é um momento unico, todoas passsam por isso, o seio racha mesmo, doi, sai sangue….oi?! Como assim, tenho q sofrer, nem curtir minha bebê to curtindo, tenho pavor de amametar, nao sei oq fazer…choro e vomito, agora tomei a decisão, e me sinto culpada…oq fazeer, minha filha vai ser uma criança fraca? A culpa é minha? ?
Ninna, sua filha não vai ser uma criança fraca. Sentir dor não é normal! Pelo que entendi, você tomou a decisão de dar fórmula na mamadeira. Em paralelo, sugiro que procure ajuda para aprender ensinar sua filha a pega correta.
Peça a uma enfermeira ou a um consultor de lactação que verifique se o bebê está fazendo a pega correta. Embora possa ser desconfortável nas primeiras vezes não deve ser doloroso. Se machucar o suficiente para você fazer careta, sinal de que a pega para a sucção não está correta. Peça ajuda.
Flávia,
Que bela obra do acaso ter encontrado seu blog e em especial este texto-desabafo. Excetuando um ou outro detalhe, passo pelo mesmo que você passou, e ainda não estou emocionalmente recuperada para falar do assunto. Chorei bastante ao ler, e tenho certeza que não ter conseguido amamentar meu filho não fará de mim uma mãe pior.
Obrigada por “verbalizar” tudo o que gostaria de ter tido coragem de escrever.
Muita paz e bênçãos para você.
Eu sei o que você está passando. Não se culpe! Vai ficar tudo bem com seu bebê. Eu não me arrependo nem por um segundo por ter dado mamadeira para o meu filho, ele passava fome sim! Estava certa disso na época e ainda hoje tenho essa certeza quando olho para trás… Fique em paz! Beijo