Aprenda a analisar os desenhos de seu filho
Last Updated on 14/05/2014′ by
Analise o desenho e as atitudes
O desenho deve ser visto como um detalhe a mais no comportamento da criança, e não isoladamente. E só um profissional pode dar o diagnóstico. “Crianças com problemas sérios, como rejeição da família ou ausência de um dos pais, acabam desenhando a família (tio, avô, cão), menos figuras importantes (os pais) e ela mesma”, diz Andreia. Se seu filho já tiver 10 anos, por exemplo, e desenhar pessoas com palitinhos, sem roupa ou partes do corpo, pode não ser bom. Já deveria fazer traços mais bem definidos.
Rabiscos só até os 3 anos!
Se a criança desenha um mundo perfeito (com traços benfeitos de uma casa, da família completa, de gente sorrindo…), é bem provável que ela esteja recebendo todo amor e carinho de que precisa. Agora, repare se o seu filho está desenhando conforme a idade dele. A fase do rabisco abstrato (aquele que não forma nenhuma figura) dura só até 3 anos. As cores vão ter sentido com 6, 7 anos. Preste atenção ainda no ambiente familiar. Qual o clima em casa? Como está a vida dos pais? Ele tem tranquilidade ou vê brigas?
Os traços, as cores e os temas dos desenhos podem dizer muito sobre as emoções de seu filhoFoto: Dreamstime |
Traço – Repare se o traço do seu filho é fraco, quase invisível. Pode ser insegurança. Agora, se ele faz um traço muito forte, pode representar angústia.Como agir: Elogie e estimule seu filho a expressar emoções (alegria, raiva, tristeza…).
Temas frequentes – Há crianças que adoram contos de fadas e animações, mas mesmo assim dá para identificar emoções nesses desenhos, como raiva demais ou revolta. E, se o pequeno só desenha luta, também pode ser por conflitos que vive.
Como agir: O ideal é conversar com a professora dele, mas pode ser normal.
Desenhar órgãos sexuais à mostra pode indicar um possível abuso. Fique atenta!Foto: Dreamstime |
Cenas Irreais – Desenhar gente voando, casa sem telhado, gente sem cabeça e outras situações fora da realidade com frequência é motivo de atenção. E os pequenos que desenham e apagam várias vezes, provavelmente são inseguros e perfeccionistas.
Membros do corpo – Esquecer pernas e braços merece atenção. Braço é independência e perna, afetividade. Se desenha sempre os órgãos sexuais à mostra, pode ser problema, como abuso.Como agir: Procure ajuda profissional
Alguns significados de alguns desenhos:
Árvore: Refere-se ao físico, emocional e intelectual da criança, Quando o tronco da árvore é alto e largo, revela que seu filho tem muita força na superação dos problemas. Quando o tronco for pequeno e estreito, revela vulnerabilidade às complicações.Se houver excesso de folhas, a criança tem grande ocupações talvez em excesso. Se houver poucas folhas, e galhos a criança está triste.
Casa: Desenho de uma casa grande, demonstra grande emotividade, se for uma casa pequenina seu filho demonstra que é uma criança retraída.
Barco: Desenhar barco significa que a criança adapta-se facilmente a imprevistos. Barcos grandes, revela que seu filho não gosta de mudanças e aprecia ter controlo da situação, se for barco pequeno seu filho é sensível, e tem grande intuição.
Flores: desenhar flores significa que seu filho é uma criança alegre e feliz.
Como faço para tirar proveito dos desenhos?
Se quer descobrir se o seu filho anda com algum problema emocional, observe seus desenhos. Se algo estiver chamando a sua atenção, pergunte. Se o pequeno não desenhou o pai, por exemplo, pergunte o motivo. Tente entender, até mudar algum comportamento que o entristeça (como cobrança demais, rejeição, críticas). Se não conseguir, procure ajuda psicológica.
Aviso aos visitantes:
O”Bicho Mãe” não responde a questões
individuais ou em grupo. O objetivo do blog é apenas informar e
divulgar temas interessantes relacionados a crianças. Qualquer
informações sobre o tema ‘Desenho Infantil’ *Sugiro o livro “Como interpretar os desenhos das crianças” da pedagoga Nicole Bedard – Edições CETOP, que poderá ajudar
a compreender melhor os desenhos das crianças. Assista também o vídeo
da educadora Monique Deheinzelin que fala do desenvolvimento do desenho
infantil.
Crédito: http://mdemulher.abril.com.br/
*O livro e vídeo foram sugestões da Patrícia Elias – psicopedagoga
Nossa amei. Meu filho ainda não desenha só tem 10 meses mas adorei a dica e vou levar em consideração! Beijnhos
http://gravidezaos15.blogspot.com.br/
muito bom, devemos observar, estudo pedagogia, é uma das aulas que tive falou sobre, isso, e muito bom seu poster. os pais tem que presta atenção pois pelos desenhos podem saber se a criança é feliz ou esta feliz. muito bom.
bjos
Muito bom, devemos observar, estudo pedagogia, é uma das aulas que tive falou sobre, isso, e muito bom seu poster. os pais tem que presta atenção pois pelos desenhos podem saber se a criança é feliz ou esta feliz. muito bom.
bjos
Nossa, adorei. Minha filha desenha bastante, na verdade o tempo todo, vou prestar mais atenção aos desenhos dela!!!
Adorei o post, parabéns!! 🙂
Beijos
Super legal esse post.. Bernardo está com um aninho e já adora rabiscar.
Beijos
Muito boa
Aqui só rasbiscos mesmo
Mas vou reparar mais
Bjus
http://segredosdaluma.blogspot.com.br/
Adorei seu post, ainda não tinha ouvido falar em comportamentos pelos desenhos dos filhos, vou ficar de olho pois meu filho de 5 anos costuma desenhar arvores altas , com o troco fino e muita folhagem no topo.
bjs
Uauuuu .. amei o post e com certeza vou salva-lo no meu pc para consultar sempre! A princesa aqui tem evoluido bem graças a Deus .. os desenhos dela, papai e mamãe são sempre completos e em momentos felizes … além de bem coloridos … porém sempre irei observar .. obrigada por dividir com a gente! bjsss
Roberta Aquino
Diário de uma
Princesa
Esse post é bem informativo e adorei.
Meio que inconscientemente sempre analiso os desenhos daqui de casa os desenhos falam…
Bjs
Blog Sou mãe de cinco
Muito interessante esse texto, por aqui ainda ta na fase dos rabiscos, mais é bom conhecer e saber que tem um texto sobre isso!
Muito bacana
Bjinhos
mamaenathan.blogspot.com
que interessante
vou prestar agora mais atenção
Nanda
beijokas
Linda Noite
Sendo a mãe da Isa e da Gabi
Google+Nanda
Nossa que interessante, vou observar!
bjcas
http://estou-crescendo.blogspot.com.br/
Muito legal, interessante vou passar a observar os rabiscos do meu! rs bjo