Brincadeira de bebê
Last Updated on 28/08/2013′ by Mães Brasileiras
Uma pesquisa realizada no Canadá, através das Universidades de Montreal e de Minnesota (EUA), teve como grupo de estudo cerca de 80 mães e seus bebês de um ano de idade. Esse acompanhamento revelou que a interação da mãe com o bebê no primeiro ano de vida ajuda o pequeno a desenvolver melhor as funções cognitivas, como a habilidade de controlar impulsos e de se lembrar de coisas.
É fato que o bebê nos primeiros meses de vida não interage muito, mas logo uma imensa evolução neurológica acontecerá e saiba que em nenhum momento da vida do pequeno será dessa forma.
Nessa fase o bebê precisa de atenção para aprender a lidar e responder aos estímulos e sensações ao mundo que para ele é desconhecido. Por isso, brincar, conversar, estar, ajuda-o no desenvolvimento das habilidades cognitivas. Brincando estimulamos a memória, organizamos pensamento e soluções.
Para brincar não é preciso destinar um momento especial, a toda hora podemos estimular o pequeno transformando alguns cuidados que se mecanizam como dar o banho, dar a papinha, entre outros.
Veja algumas dicas:
Dica 1:
Com o bebê no trocador antes do banho e já sem roupa estimule a audição e tato falabdo o nome daquela parte do corpo que você tocará e em seguida faça um carinho ou dê um beijinho nessa região. É importante você sempre seguir a mesma sequência para que o bebê memorize. Assim, um dia quando você falar a região ele mesmo oferecerá a região pq já saberá nomeá-la.
Dica 2:
Estimule o tato com objetos de diferentes texturas como: um tecido fino como a seda e algodão. Passe em diferentes parte do corpo do bebê, assim o estimulará ajudando até mesmo na imagem do corpo e organização de movimentos. Antes mesmo de colocar a roupinha no bebê, passe no corpinho dele.
Denise Gurgel do Curso Shantala