Campanha “Doe Vidro. Doe Vida” em apoio à Rede Brasileira de Bancos deLeite Humano.

Abividro lança campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’ em apoio à Rede Brasileira  de Bancos de Leite Humano
A Abividro, entidade que reúne as indústrias de vidro do país, lança a campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’, em apoio à Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano (rBLH-BR).
A iniciativa conta com a colaboração da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (SEMA) de São Paulo e visa incentivar a doação de embalagens de vidro, reforçando a importância do aleitamento materno e da doação de leite humano.
A Rede de Banco de Leite Humano do Brasil, coordenada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), é considerada a maior e mais estruturada do mundo pela Organização Mundial de Saúde (OMS). São 212 unidades em vários Estados do país que contam anualmente com a doação de mais de 100 mil mães.
CAMPANHA VAI COLETAR FRASCOS DE VIDRO
A ABIVIDRO decidiu abraçar a causa ao saber pelo coordenador do BLH do Instituto Fernandes Figueira (IFF), da Fiocruz, dr. Franz Novak, que a única embalagem adequada ao armazenamento de leite humano é a de vidro e que há muita dificuldade dos hospitais em conseguir estes frascos. Segundo ele, são necessárias 167 mil embalagens por ano para esse fim.
O leite humano só pode ser acondicionado em recipientes de vidro, por ser o material mais seguro  para essa finalidade. Por ser inerte e biologicamente inativo, o vidro evita contaminações conservando os nutrientes e o sabor dos alimentos.
Os frascos a serem destinados aos bancos de leite têm que ter boca larga e tampa plástica, como os de café solúvel, maionese, geleias, entre outros.
As embalagens de vidro poderão ser doadas nos próprios bancos de leite de São Paulo e Rio de Janeiro,  na sede da Secretaria do Meio Ambiente  de São Paulo e outros pontos das cidades. Em todos esses locais haverá urnas para depósito dos potes e cartazes com orientações. A relação de pontos está disponível no site http://www.epuroevidro.com.br/campanha-doe-vidro-doe-vida .
A Abividro será a responsável pelo encaminhamento do material coletado até os bancos de leite humano,  que irão triar e  realizar a esterilização.
Inicialmente a campanha concentrará esforços no Rio de Janeiro e em São Paulo e até  meados de 2014 deverá ser expandida para os demais Estados.
O evento que marca o início da campanha ‘Doe Vidro. Doe Vida’ acontecerá dia 19 de agosto, às 14h, no Instituto Fernandes Figueira, no Rio de Janeiro.  Na ocasião, a Abividro e seus associados farão a primeira entrega de potes de vidro, doados pelas empresas Owens-Illinois, Verallia e Wheaton. Participam ainda da campanha SGD, Vidroporto, Vidraria Anchieta e Nadir Figueiredo, também fabricantes de embalagens de vidro e as empresas Revpack e Embavidro, que produzem tampas de plástico.
A Importância da doação de leite materno
No Brasil os bancos de leite humano são responsáveis por salvar mais de 170 mil crianças da desnutrição infantil e participam de vários programas promovidos pelo Ministério da Saúde na área de segurança alimentar da população.
O Banco de Leite Humano é responsável pela promoção do aleitamento materno e execução das atividades de coleta, processamento e controle de qualidade do leite produzido nos primeiros dias após o parto (o colostro), do leite de transição e do leite humano maduro, para posterior distribuição, sob prescrição do médico ou nutricionista.
Mais informações sobre os Bancos de Leite Humano no Brasil no site: http://www.fiocruz.br/redeblh/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?tpl=home
Mais informações sobre a campanha ‘Doe Vidro.Doe Vida’ em: