Dicas para o desmame
Last Updated on 26/06/2012′ by Flavia Miranda
Extraído do livro “Gentle Baby Care”, by Elizabeth Pantley.
Primeira e importante questão:
PORQUE desmamar?
Pergunte-se a razão da sua decisão. Não há uma época definida para o desmame, pois esse processo é muito diferente para cada mamãe e bebê. Não há uma razão padrão para a decisão do desmame. As razões são tão variadas quanto as próprias mães e crianças amamentadas. Cada filho seu vai precisar de uma decisão separada sobre o desmame.
1) Devagar é melhor:
Se voce permitir que o processo ocorra gradualmente (num período de alguns meses), seu bebê e seu corpo irão se ajustando fazendo o processo mais fácil para ambos.
2) O primeiro passo para o desmame:
Tente o método: “não ofereça, não recuse”. Isso funciona como um “teste” de quão fácil ou difícil o desmame será. Continue amamentando quando seu bebe pedir, mas não ofereça o tempo todo, automaticamente como algumas mães costumam fazer. O que pode ser surpreendente é descobrir que algumas crianças estão tão prontas quanto as mães para começar o processo de desmame. Nesse caso, elas estarão abertas a uma rotina que não inclua amamentação.
3) Distração funciona:
Bebês são ativos, ocupados sempre, tire proveito dessa característica e tente distraí-lo com alguma coisa na hora que ele pede para mamar. Por exemplo, se seu filho geralmente mama quando acorda, você pode chegar com um brinquedo legal ou abrir as janelas e convide-o para ver os passarinhos lá fora. Nas primeiras vezes que você fizer isso seu bebê pode ficar confuso e reclamar um pouco, mas persista um pouco com a distração. Tente mais algumas vezes, mas se o bebê reclamar, chorar muito, amamente. Continue tentando de novo mais pra frente, um belo dia seu bebê vai te surpreender e pedirá pra abrir a janela para ver os passarinhos. Na hora de dormir, uma dica: se você sempre dá de mamar após contar uma estória, prolongue essa estória de modo que ele durma antes do fim.
4) Num minutinho:
A tática do “atraso”: “Você pode mamar depois que eu terminar de dobrar as roupas”, aí quando você olhar ele vai estar ocupado com outras coisas. Ofereça o peito após terminar com as roupas, se seu bebe ainda quiser. Isso reforça a confiança e mostra ao seu bebê que você não está ignorando suas necessidades. Você pode até tentar mais atraso: “Vamos esperar a hora da soneca”. Isso pode ser um modo efetivo de reduzir o número de sessões de amamentação diária.
5) Substitua leite materno por comidas sólidas:
Outra técnica que pode ajudar é substituir a mamada por mais comidas (se seu bebê já come e gosta comidas sólidas. Se isso já acontece você pode tentar substituir outras formas de conforto e atenção das mamadas por coisas como ler livros, abraços, brincar juntos.
6) Evite seus cantinhos de mamar:
A maioria das mães tem um ou dois lugares favoritos para mamar, uma poltrona por exemplo. Se você quiser encorajar o desmame, deve evitar esses lugares que podem despertar no seu bebê o desejo de mamar. Encontre outros lugares e combine essa dica com a técnica de distração.
7) Encurte as sessões de mamar:
Outro passo em direção ao desmame é encurtar o tempo que você geralmente amamenta seu filho, e tente incluir uma distração no final da sessão.
8) Substitua mamar por brincar:
Algumas mães (às vezes mesmo sem perceber) usam a hora de amamentar como uma maneira de ter um tempo quieto e relaxante com seus bebês. Faça a decisão consciente de substituir essa sessão de mamar por um sessão de brincadeiras, em que você dá atenção completa o tempo todo. Seu bebê pode ficar tão contente com isso que poderá até esquecer de pedir para mamar.
9) Peça ajuda ao pai:
Já que mamãe é igual a leite, peça ao seu marido para ficar com a criança nas horas em que ele geralmente mamaria, como por exemplo quando ele acorda ou antes de dormir. Isso requer mais paciência e jeitinho, mas pode ser uma ótima forma de criar novos padrões na rotina diária do bebê que não envolve amamentar.
10) A dança do desmame:
Não se surpreenda se seu bebê “captar” seu desejo de desmamar e de repente pedir para mamar como um recém-nascido! Essa é uma resposta natural a uma grande mudança na vidinha deles. Se você atender os desejos e der de mamar por 1-2 dias, isso geralmente passa, e você pode seguir em frente na direção do desmame de novo. Geralmente o progresso do desmame NÃO é uma linha reta, é mais como uma dança. Mas se você guiar essa dança com afeto e sensibilidade, acabará dançando no ritmo que escolheu.
Imagem: Aqui
Eu segui o conselho: nao ofereça, nao recuse e deu super certo !!!! Cécile mamou até 23 meses e meio, uma semana antes de completar dois anos aproveitei um dia q ela nao pediu, nao ofereci e nos dias seguintes quando ela lembrava eu distraia e funcionava de imediato! 🙂 Foi tranquilo!
ai amiga que ótimas dicas, adorei o post … tô passando por essa fase de desmame e ta sendo complicado… de por mim daria de mamar até quando a Júlia não quisesse mais, porem a minha medica e o cardiologista ta me pressionando ou seja quase obrigando que eu desmame logo pra cuidar da minha saúde, e tomar meus remédios, é cada bronca que eu levo que só por Deus viu, já ate tive que assinar um termo me responsabilizando caso aconteça algo pq já fui orientada e “medicada” mais não tomei os medicamentos pq não “quero” desmama minha filha, eles dizem assim que eu não quero, que eu prefiro morrer a desmamar, como se fosse simples assim, só quem é Mãe e ta passando por isso sabe o quanto é difícil e doloroso pra ambas!!!
Gostei das dicas e vou tentar fazer assim, vou nos da mais um tempo, pq isso de tira o peito de uma hora pra outra não ta dando certo e só nos faz sofrer! =(
Beijão amiga
otima matéria Flavi, estou nessa fase, porém percebi que vai levau mais alguns meses, a coisa aqui vai ser aos pouquinhos.
Bjs amiga
Infelizmente para mim…. a Lara deixou de mamar no peito com 4ms, não quis mais…. chorei, quase entrei em depressão, achei que era culpa minha…. e sobrevivemos. Ela é perfeita e saudável. E eu, vivo com as fotos daqueles 4 ms pra sonhar…. BeijoBeijo. Andrea e Lara. http://coisas-da-lara.blogspot.com.br
Eu também não tive muita sorte, em função do refluxo, como demoramos muito até descobrir ele recusava o seio e eu dei mamadeira e infelizmente ele não aceitou mais, mas admiro muito quem amamenta e apoio sempre minha amigas quando ganham bebês, quem sabe um dia eu tenha outro bebê e consiga viver essa experiência melhor! Beijos Karina http://kcamaeartesa.blogspot.com.br/
Karina e Andrea eu também não amamentei… Só até 3 meses… Quem sabe com o próximo eu consiga rss…
Beijosss
Conseguiremos! beijão
Adorei esse post Flavi!
O Caleb está com 1 ano e 1 mês, ainda não estou desmamando, mas cortei 2 mamadas essa semana por indicação da ped dele, pois começaram a atrapalhar ele a almoçar e jantar bem.
Muito boas as dicas!
Beijos nossos
Adorei as dicas, espero não precisar delas! hahahaha
Este comentário foi removido pelo autor.