Exercícios para acelerar o trabalho de parto
| |

Exercícios para acelerar o trabalho de parto

Last Updated on 09/06/2017′ by

Exercícios para acelerar o trabalho de parto

No final da gravidez tudo parece demorar uma eternidade! Isso acontece, pois, nós estamos cansadas e com certeza, se sentindo pesada demais e desconfortável até para dormir. Nesse momento colocar em prática truques e dicas de como acelerar o trabalho de parto, é uma ótima ideia!

Claro que se você quer um parto normal, ou partir para a cirurgia no momento em que o bebê dá sinais de que quer nascer, deve ficar atenta a tudo e colaborar. Mas existem pequenas técnicas simples para ajudar a fazer este momento chegar mais rapidamente. Embora o parto aconteça no momento em que o bebê esteja pronto para nascer, dar uma forcinha para acelerar o trabalho de parto não custa nada.

As dicas são apropriadas para qualquer mulher, indicado para aquelas que desejam ter um parto normal ou mesmo apenas entrar em trabalho de parto mais rápido para fazer o parto indicado pelo médico. Podem ser colocadas em prática a partir da 37ª semana de gravidez, não antes, pois o bebê seria prematuro. Como acelerar o parto sem sair de casa?

Exercícios para acelerar o trabalho de parto

Caminhar – Todas as gestantes sabem que caminhar ajuda no trabalho de parto. Caminhadas por uma hora de manha ou à tarde, ajudam a dilatação e também fazem com que o bebê encaixe na pelve para sair. Caminhar acelera o trabalho de parto porque também ajuda a afinar o colo do útero, além de ajudar a fazer o tempo passar. Pode-se escolher um lugar gostoso para apreciar a paisagem ou uma esteira em casa mesmo (sempre com muito cuidado). Caso não tenha tanta disposição para caminhar por uma hora seguida, pode-se fazer 30 minutos de manhã e 30 à tarde.

ExercíciosAgachamentos são ótimos para fazer a dilatação acontecer com maior rapidez. Além disso, também é ótima para ajudar a fazer com que o bebê desça para o canal de parto. A bola de pilates é uma auxiliar potente para acelerar o trabalho de parto. Sentar na bola de pilates e fazer movimentos rotatórios colabora para ajudar na dilatação. Porém, não é necessário ficar o dia todo fazendo exercícios, apenas 15 minutos duas vezes ao dia já ajuda e muito. Dançar também é uma das aliadas do trabalho de parto!

Exercícios para acelerar o trabalho de parto
Exercícios para acelerar o trabalho de parto

Mulheres que dançam depois da 37ª semana têm maiores chances de ter uma dilatação completa mais rapidamente. Por isso dance e muito! Andar de cócoras também é uma boa ideia. Dizem que são passos de patos, e basta apenas alguns deles para ajudar na dilatação e no encaixe do bebê.

Ter Relações – Sexo é uma boa dica de como acelerar o trabalho de parto você sabia? A relação sexual estimula uma série de hormônios que fazem com que o colo do útero amoleça! Por isso é permitido ter relações mesmo com trabalho de parto, certamente a dilatação acontecerá mais facilmente.

 

Outras Dicas de Como Acelerar o Trabalho de Parto

Exercícios para acelerar o trabalho de parto
Exercícios para acelerar o trabalho de parto

Beber água de hora em hora e também fazer xixi ajudam a acelerar o trabalho de parto. Pois é, parece estranho, mas o processo que o corpo faz para processar a água e o xixi, ajuda no TP. Para facilitar a dilatação, o ideal é a mulher ficar relaxada e para isso dizer palavras com som de “A” ajuda muito! Fale e cante no momento das dores (quando elas chegarem), isso ajudará a dilatação pois destravará os músculos de cima, deixando a musculatura de todo o corpo menos rígido e com isso acelerar o parto.

Banho quente

Banho quente também colabora e muito para o trabalho de parto. Além de aliviar as dores que por ventura a mulher esteja sentindo, também relaxa a musculatura corporal. Banhos mornos com massagem nas costas ajudam a acelerar o trabalho de parto. Bolsa de água quente ou morna na região lombar também é uma boa ideia, ela faz às vezes do banho e pode ser tão relaxante quanto. Rir e beijar na boca são ótimas dicas! Além de manter o bom astral e humor, vão ajudar na liberação de ocitocina e endorfina, que ajudam a lidar melhor com as dores além de afirmar o vínculo com o pai do bebê. Dê boas gargalhadas e beije bastante.

Alimentos

Alguns alimentos também colaboram para o parto. A pimenta vermelha, o óleo de prímula, rícino e chás de canela e framboesa. O óleo de rícino funciona como laxante e então também ajuda a movimentar a musculatura inferior, porém só deve ser usado com orientação do seu médico. O óleo de prímula ajuda na dilatação, ele colabora para afinar o colo do útero e a dose deve ser indicada por um médico. Comidas apimentadas é uma dica da vovó! Se você deseja ter um parto normal, comer comida baiana ou indiana é uma boa pedida. O chá de canela segue a mesma linha da pimenta. Como é quente ajuda a aumentar a contração uterina.

Ande, ria e namore muito! Certamente o trabalho de parto irá agradecer!

Fonte: Trocando fraldas

Posts Similares

9 Comentários

  1. Oi Sandra. Estou com 39.1 semanas e zero dilatação.
    Vou adotar suas dicas q tb foram orientadas pela médica.
    Será q ainda há tempo ou vou ter que partir pra uma cesárea?

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!