Natal: Desperte em seu filho a solidariedade

Natal: Desperte em seu filho a solidariedade

Nós já entramos na contagem regressiva para o Natal; Janelas e fachadas das casas já estão enfeitadas com decorações de Natal, catálogos de lojas com sugestões de brinquedos lotam as caixas de correio, etc. E os nossos filhos já começar a pensar sobre o que pedir ao bom velhinho, com as cabecinhas cheias de magia. Mas nem todas as crianças vivem essa realidade, longe disso.

Algo que eu acho que é importante é que as nossas crianças aprendam a valorizar a sorte que eles têm e aprendam a compartilhar e ter empatia . Nesse sentido, eu acho que o Natal é um momento mágico, não só para a criança viver e desenvolver o seu entusiasmo, mas também para adquirir e desenvolver o espírito de solidariedade e de partilha.

Então, nessa semana, eu decidi que era hora de colaborar e convidei o Arthur para ajudar.

Toda vez que ele fala em brinquedos de Natal eu aproveito a oportunidade para conversar com ele sobre o fato de que muitas crianças não têm a sorte que ele. Explico que alguns não têm brinquedos, outros estão “dodói” no hospital sem seus brinquedos, etc. Eu tento passar a importância de valorizar o que ele tem, e a importância de compartilhar com aqueles que não têm tanto quanto ele. E, apesar de sua pouca idade, acredito que ele entendeu perfeitamente pois, imediatamente pegou um dos seus brinquedos para doar…

– Mamãe, vamos dar esses para as crianças que não tem brinquedo!

Temos muito a aprender com as crianças…

Então comecei checar todos os seus brinquedos e escolher entre eles, todos os que estavam em boas condições e que ele não usava muito ou não se importava em doar.
Eu tinha minhas dúvidas sobre esse momento, em ouvir um sonoro é “meu!” E mais uma vez, me deu uma lição. Foi escolhendo os brinquedos e depositando em uma caixa. Depois passei por uma triagem e ficaram apenas aqueles que estavam inteiros.

Natal-_Desperte_em_seu_filho_a_solidariedade

 

Quero leva-lo comigo para entregarmos pessoalmente a caixa de brinquedos que ele separou com muito entusiasmo… Crianças são incríveis, precisamos apenas despertar neles sentimentos de bondade e solidariedade!

E você? Procura despertar nos seus filhos a importância da solidariedade, a importância de compartilhar o que eles possuem com aqueles que nada ou pouco possuem?

Beijos e feliz quarta-feira.

Flavia e Arthur

www.bichomae.com

 

Imagens: Arquivo pessoal