O desenho e as idades
Last Updated on 16/06/2015′ by
Devemos orientar sim, pois a criança acaba pintando as paredes, portas, chão e nossos móveis(as mães piram!!!) etc.
Essa semana continuo com outras idades….fiquem ligados….
Com aproximadamente 30 meses de idade, o seu pequenos já será capaz de controlar um pouco mais os movimentos de sua mão, e de, inclusive, manejar o lápis (mais fino). Seus traços, agora um pouco mais firmes já não sairão tanto da folha(ela terá um controle maior de espaço). A criança tem uma melhor coordenação e é aí que aparecerá o desenho simbólico. Cada rabisco ou desenho que consiga fazer, terá um nome e um sentido para ela. Em razão disso, a criança passará a desenhar muito mais, já que passa a ver sua criação como algo real. Um quadrado para ela pode representar uma casa. E um círculo, ainda que mal feito, pode simbolizar uma cabeça ou outra coisa. Nessa idade, a criança descreverá aos demais o que desenhou, e esperará que a entendam.
A partir dos três ou quatro anos, o desenho da criança se aproximará mais da realidade. Sentirá especial interesse em desenhar seu papai ou sua mamãe, ou seu amiguinho, irmão, primo, ou outra figura humana. O uso de cada cor terá um significado para ela. Há crianças que já demonstram preferência por algumas cores. Essa é uma etapa pré-esquemática.
Aos cinco anos, começará a desenhar mais detalhes em seus personagens e a utilizar mais cores adequadamente. Desenhará pessoas com roupa, levando algum objeto. Já a partir dos seis anos, seus desenhos terão pormenores importantes como mão com cinco dedos, orelhas, cabelos diferenciados, pessoas sentadas, etc. Também se encontrará preparada para desenhar paisagens, flores no campo, frutas nas árvores, chaminés nas casas, rios, e tudo a que se proponha.
É lógico que essas etapas servem apenas de orientação. Sempre devemos levar em consideração que cada criança é um mundo e que cada um tem sua própria habilidade além do seu devido tempo para desenvolvê-la. E isso deve-se respeitar e não forçar.
Fonte: http://br.guiainfantil.com/desenho-infantil/87-como-estimular-uma-crianca-a-desenhar.html
Lucas ama desenhar, as vezes ele é a propria tela de artes.
Adorei a postagem. bjs
Ainda não tivemos nenhuma experiencia com desenhos, mas é muito divertido, com minhas eu as deixavam bem a vontade para desenhar, pintar, algumas vezes elas se empolgavam e iam desenhando as paredes mas nada que uma buchinha não resolvesse, rsrs e claro sempre ensinando que pintar somente nas folhas… rsrs bjss ótimo post
Olá Adriana, amei o post… assim ficamos por dentro do que nos espera de acordo com a idade. às vezes fico preocupada pq Joseph gosta mais de comer do que desenhar… e tb não se prende as atividades mais tranquilas, sabe dizer se é normal?!
Ele tem 1 ano e 9 meses, bjss http://cphilene.wordpress.com
Oi Adriana, muito bom esse post sobre os desenhos, as idades e a evolução deles. Muito sucesso nas suas aulas de artes pra criançada.
beijos
Chris
http://inventandocomamamae.blogspot.com/
Nossa o Isaac ama desenhar, e pedir para fazer os desenhos para ele… E sucesso para as aulas de arte… Adoraria participar. Bjs
Vivi e Isaac
Aqui em casa tbm não é diferente o Gui adora desenhar, sempre estimulei ele, folhas, lápis, giz é o que não falta aqui em casa, e resultado várias obras de artes …. o mais engraçado é qndo ele faz os “desenhos” e quer que a gente adivinhe o que é rs
beijos Mi Gobbato
http://espacodasmamaes.blogspot.com.br