O fim da chupeta – Como ajudar seu filho a largar

O fim da chupeta… Fazem 8 meses que deixamos a chupeta… Sim, eu também precisei ‘largar’ a chupeta, e tenho a impressão que foi mais difícil para mim do que para o Arthur. Me senti culpada… Opa! Culpa? Que absurdo neh? Mas me senti assim, mesmo sabendo que não é bem por aí… Mas confesso que precisei me segurar várias vezes para não dar a chupeta na hora do ritual do soninho dele. E olha que ele não chorou, não ficou sem dormir, não fez nada disso, mas eu sabia que se eu desse a chupeta ele dormiria mais feliz e foi esse ponto da questão que me pegou.  Mas eu sabia também que se cedesse a minha vontade de dar, seria muito mais difícil continuar ou recomeçar em outro momento, por isso, me mantive firme na decisão, que era minha, só minha…
Então me perguntam: Como você conseguiu? Foi um processo longo. Primeiro já tinha na cabeça que ele usaria a chupeta no máximo até os dois anos de idade. Então em Junho do ano passado comecei tirando a chupeta diurna, decidi que já era hora de usar a chupeta apenas para dormir e assim fiz. Passava o dia todo sem chupeta e só dava quando ele tinha sono. Ele se acostumou de tal forma que quando acordava eu só pedia para ele deixar a chupeta no berço e assim ele fazia. 
A maior dificuldade que encontrei, foi nos passeios, pois encontravamos  vários amiguinhos e amiguinhas usando chupeta, então, nessas ocasiões rolava um assalto de chupeta básico rss..  As vezes hilário! Ele via a chupeta e queria, claro, então arrancava da boca dos amiguinhos rss.. Algumas mães não se importavam pois entendia que era coisa de criança mesmo. Outras se esforçavam para mostrar entendimento. Uma ou outra tentavam mostrar que não estavam preocupadas, mas, eu percebia que rolava um incomodo rss… Algumas davam justificativas engraçadas  para que meu filho entendesse que a chupeta não era dele rss… Eu só dava risada rss… Claro que corria o mais rápido possível para desfazer o mal entendido e devolver a chupeta da criança “assaltada” hahahaha.
Bom, no dia 24 de Dezembro de 2012 , ele então com 1 ano e 9 meses usou pela última vez a chupeta para dormir, mas, nem eu e muito menos ele sabiámos disso. 
No dia 25, saímos para fazer um passeio na Av. Paulista, ele se divertiu muito e chegou em casa muito cansado, fiz a mamadeira de sempre, dei o banho e quando sentei na poltrona com ele lembrei que não sabia da chupeta, fiquei pensando nela, mas segui em frente, ofereci mamadeira e ele mamou tudo como de costume e se eu tivesse  a chupeta em mãos daria em seguida, mas como não sabia onde estava fiz ele dormir sem mesmo. Depois que dormiu, sai procurando a bendita, mas não achei. Então pensei: Chegou a hora, chegou o dia! Não vai mais usar!
E assim seguimos. Na primeira e segunda noite dormiu bem, mesmo pedindo por ela no termino da  mamadeira, dormia rapidamente. Na terceira e quarta noite, achei que ele estava agitado, chorou algumas vezes no meio da noite, precisei levantar, pegar no colo e faze-lo dormir novamente. Depois disso nunca mais acordou, acho que percebeu que    estava sem a chupeta, mas eu estaria ali, sempre por perto… Acredito mesmo nisso.
Oito meses se passaram e ele sequer fala na chupeta dorme tranquilamente, não pede mais a sua ex companheira.
Então se eu tivesse que dar dicas para você tirar a chupeta do seu filho seria:
Comece tirando a chupeta durante o dia. Pode ser que seu filho reclame ou fique mais chorão, mas nessas horas brinque com ele, dê colinho, leve-o para dar um passeio pela rua mesmo. Em pouco tempo ele vai conseguir ficar sem. Ah! Tente ao máximo não deixa-lo com crianças que ainda usam chupetas durante o dia rss… 
Depois que ele estiver acostumado a ficar sem a chupeta durante o dia comece a pensar em tirar a chupeta da noite. Assim que se sentir confortável e segura passe para essa etapa que, para algumas mães pode ser bem mais difícil… Mas não é impossível.

Abaixo alguns momentos fofos de chupeta rss… Que durou 1 ano, 9 meses e 1 dia…

Em tempo!!! a MAMADEIRA… Essa não vou tirar tão cedo, vai tomar ‘tete’ enquanto quiser…
Beijos nossos!

Flavi
www.bichomae.com