Sangramento nas gengivas durante a gravidez.

Last Updated on 15/07/2022′ by Flavia Miranda

Sangramento nas gengivasSaúde bucal durante a gravidez.

Alterações hormonais durante a gestação levam à maior tendência no desenvolvimento de problemas bucais, assim cuidados nesse período são essenciais para a manter a saúde da mãe e do bebê.

Os cuidados durante a gestação são importantes para garantir uma gravidez saudável e assegurar o bem estar da mãe e do bebê. Além dos exames de pré-natal e as frequentes visitas ao médico, é recomendado o acompanhamento periódico junto ao dentista visando também garantir a saúde bucal durante todo esse período. 

Isso porque, as doenças bucais podem causar problemas ao feto e levar à antecipação do parto. Gestantes portadoras de enfermidades gengivais, por exemplo, têm maior propensão a dar à luz a bebês prematuros e abaixo do peso normal.  

Sangramento nas gengivas

Durante a gravidez, muitas mulheres relatam sangramento gengival, isso acontece porque as alterações hormonais fazem com que haja dilatação dos vasos sanguíneos que associada ao acúmulo de placa bacteriana que se deposita nos dentes, torna maiores as chances de inflamações, como a gengivite”, diz a mestre em odontologia, Dra. Sandra Kalil. 

A gestação é uma das cinco etapas na vida de uma mulher em que as mudanças hormonais a tornam mais suscetível a problemas bucais. Se não houver um cuidado minucioso, pode ocorrer o amolecimento dos dentes e assim, levar a perda dentária. “Para reduzir tais adversidades durante a gestação é recomendado: uma higiene bucal adequada, o uso diário de fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista”, completa a especialista. 

Além disso, as doenças periodontais em mulheres grávidas – cáries, gengivite, periodontite – podem levar a outras sérias consequências, como a restrição do crescimento fetal, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional. Por isso, a importância de manter bons hábitos de higiene bucal durante esse período, prevenindo futuras complicações tanto na saúde bucal, quanto na do bebê. 

Sangramento nas gengivas – Saúde bucal durante a gravidez.

A Dra. Sandra é categórica e reforça que, caso a mãe apresente sangramento gengival e enfermidades durante o período de incubação, o primeiro a se fazer é procurar um especialista.  

Algumas práticas diárias de higiene podem ajudar, como a rotina de cuidados bucais com produtos destinados a tratamentos para enfermidades na gengiva, tais quais cremes dentais apropriados. Consulte seu dentista para saber a melhor indicação. Por aqui sempre usei Colgate 12, mas isso vai muito da preferência de cada pessoa.

Cuide da sua saúde bucal!

Beijo grande

Flavia Miranda