Verao Acidentes e Afogamentos muito cuidado
Last Updated on 07/01/2014′ by
Verão, férias que delicia. Momento de relaxar com as crianças, tomar um banho de mar, pisar na areia, aproveitar numa piscina e curtir o tão esperado descanso, esquecendo as preocupações.
Mas para esses momentos não se transformar em pesadelos, devemos tomar alguns cuidados. Sejam na praia, hotéis, resorts, clubes. Não deixe desidratação, insolação, intoxicação e o afogamento atrapalharem suas férias e acabar com a alegria de todos.
Na praia
- Imprescindível e obrigatório o uso do protetor solar nas crianças. Não basta passar de qualquer jeito, é necessário que seja 30 minutos antes de expor a criança ao sol e repor a cada duas horas e o fator de proteção entre 30 e 50.
- Ao chegar à praia procure a equipe de resgate e retire uma pulseirinha de identificação, coloque o nome da criança, nome do responsável e um telefone para contato.
- Atento aos horários que o sol é mais quente evite ou abriguem em barracas, tendas, guarda-sol entre 10 da manhã e 4 da tarde.
- Cuidado na alimentação ofereça bastante água, e evite frituras, massas, camarão, salgadinhos. De preferência as frutas, sucos de frutas naturais, água de coco, sorvete de frutas.
- Mantenha sempre a criança perto de você, basta descuidar alguns minutos e eles se perdem e também corre um grande risco de afogamento, em muitos casos levando a morte.
Na piscina
- Sempre observe a profundidade da piscina. Para brincar com a criança com até um metro de altura, o ideal é 50cm de profundidade. A água não deve ultrapassar o umbigo, mesmo em piscinas rasas, a atenção dos adultos é indispensável, pois a criança pode escorregar e cair.
- Nunca deixe a criança sozinha na piscina, responsável precisa sempre acompanhar.
- É recomendado que, antes de deixar a criança entrar na água, os pais confiram onde estão os ralos, se eles estão sugando a água e se possuem telas de proteção.
- Exija a presença de salva vidas em clubes, hotéis e outros locais onde o uso da piscina é coletivo.
- Tenha 100% de atenção na criança e mantenha sempre a distancia de um braço.
- Os pais devem controlar o que as crianças estão fazendo, estabelecer limites quando houver brincadeiras perigosas, como correrias, mergulhos e empurrões.
- Toda piscina tem ralo, as convencionais possuem o dispositivo para limpeza. Nas com cachoeiras, existe também o equipamento, todas possuem sucção e exigem atenção dos proprietários e frequentadores.
- Após localizar os pontos onde estão os ralos, os pais podem evitar que a criança se aproxime do local.
- Ao notar que os ralos estão sugando, os pais podem pedir para que a bomba de sucção seja desligada.
- Piscina cercada também é uma medida de segurança, restringe o acesso das crianças, evita que os pequenos caiam na água longe da atenção dos adultos.
Pesquisa da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa) indica que afogamentos são a segunda causa de morte de crianças de 1 a 9 anos no Brasil. Perdem apenas para acidentes de trânsito. E um dado amplia o alerta aos pais: 53% dos óbitos por afogamento são em piscinas.
(Fonte: Corpo de Bombeiros do DF e Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático)
Quem acompanhou noticiários, telejornais e redes sociais, tomaram conhecimento das fatalidades que aconteceu com duas crianças: Kauã de 3 anos, que teve o braço sugado por um ralo de uma piscina em um hotel em Caldas Novas e a pequena Mariana de 8 anos, que se afogou depois de ser sugada pelo ralo de uma piscina no Jaraguá Country Club.
Casos que tocam profundo o coração de uma mãe, impossível não emocionar e tentar se colocar no lugar da mãe desses pequenos anjos. Uma fatalidade numa época que as famílias estão unidas, querendo aproveitar os filhos, mas infelizmente foram interrompidos. Os acidentes estão sendo apurados pela policia.
Sei que não traz consolo e muito menos a vida das duas crianças. Mas com certeza responsáveis terão que ser punidos e melhorar o atendimento e segurança nos estabelecimentos.
Na praia ou na piscina, pai e mãe redobre a atenção e o cuidado com seus filhos. Percebeu algo de errado, não hesite em falar e perguntar.
Boas férias e curtam muito.
Com crianças não podemos piscar! Ótimas dcas!
http://perolasdabiaemaishistoriasdemae.blogspot.com.br/2014/01/nao-tenha-pressa.html