Chega ao Brasil vacina quadrivalente contra a gripe – Influenza – FluQuadri

Chega ao Brasil vacina quadrivalente contra a gripe – Influenza – FluQuadri

Durante anos, vacinas contra a gripe foram desenvolvidas para proteger contra três vírus diferentes da gripe (trivalente). Isto incluiu um vírus influenza A H1N1, um vírus influenza A H3N2 e um virus B. A nova versão conta com uma linhagem de vírus B a mais que a opção tradicional usada no País. Adicionando um outro vírus B à vacina visa dar proteção mais ampla contra o vírus da gripe em circulação.

O que é a vacina quadrivalente contra a gripe?

A vacina quadrivalente contra a gripe foi desenvolvida para proteger contra quatro diferentes vírus da gripe; dois vírus influenza A e dois vírus influenza B.

Quem pode receber a vacina quadrivalente contra a gripe?

A FluQuadri, nome comercial da Vacina Quadrivalente contra Gripe da Sanofi Pasteur, é a ÚNICA indicada a partir de seis meses de idade. Para os bebês menores, a melhor forma de proteção é a vacinação dos seus contatos (adultos, idosos e outras crianças com quem convivam).

Quem não deve tomar a vacina quadrivalente da gripe?

A vacina só é contraindicada para pessoas com reação alérgica severa (anafilaxia) a qualquer componente da vacina, incluindo proteína do ovo, ou a dose anterior.

A vacina quadrivalente contra a gripe é segura?

Sim. As vacinas da gripe que protegem contra quatro vírus da gripe são feitas da mesma maneira como as vacinas contra a gripe que foram em torno de anos que protegem contra três vírus da gripe. A diferença é a adição de um outro vírus de vacina. Estudos têm mostrado que as vacinas feitas para proteger contra os quatro vírus da gripe têm um perfil de segurança semelhante ao vacinas sazonais de gripe feitas para proteger contra três vírus, com efeitos semelhantes na maior parte-laterais-leve. Centenas de milhões de pessoas ficaram com segurança vacinas contra a gripe que protegem contra três vírus da gripe. Como todas as vacinas da gripe sazonal, as vacinas que protegem contra quatro vírus da gripe serão monitoradas pela sua segurança e eficácia.

A vacina contra gripe, pode causar gripe?

Vacina contra gripe não pode causar a doença da gripe, porque os vírus usados para fazê-la são “inativos” (mortos).

Onde encontrar a vacina quadrivalente contra a gripe?

Inicialmente, a FluQuadri estará disponível nas clínicas de vacinação privada e nas empresas com interesse em vacinar seus funcionários que adquirirem o serviço. A seringa já vem preenchida e o produto não contém conservantes.

vacina quadrivalente contra gripe FluQuadri

Sobre a gripe
A influenza, ou simplesmente gripe, não é tão inofensiva quanto parece. O vírus circula anualmente no mundo inteiro, de forma mutante, provocando infecção respiratória com diferentes níveis de gravidade em todas as faixas etárias (entre 5% e 10% dos casos são detectados em adultos e de 20% a 30%, em crianças[1]). Só em 2014, a influenza foi responsável por 326 óbitos no Brasil e, em todo o mundo, estima-se que aconteçam 5 milhões de casos graves por ano, com 250 mil a 500 mil mortes[2]. “Esses números são possivelmente subestimados, pois nem todos os casos de morte são investigados com testes sensíveis e específicos. Além disso, a maioria dos óbitos por complicações ocorre em período em que não é mais possível identificar os vírus”, explica Dra. Lucia Bricks, diretora médica de Influenza e Pertussis na América Latina da Sanofi Pasteur.

Três tipos de vírus (A, B, C) são os causadores da influenza. O do tipo A (sendo os subtipos mais frequentes H1N1 e H3N2) é o que mais comumente causa surtos e epidemias e o único capaz de originar pandemias, como a que aconteceu em 2009, pelo H1N1. O tipo C é menos comum e tem impacto praticamente nulo na saúde humana. Já o tipo B (linhagens Yamagata e Victoria), apesar de ocorrer com menor frequência, circula o ano todo e tem potencial epidêmico mais localizado, bem como surtos.

Sobre a Sanofi Pasteur
A Sanofi Pasteur, a Divisão de Vacinas da Sanofi, fornece mais de 1 bilhão de doses de vacinas todos os anos, permitindo imunizar mais de 500 milhões de pessoas no mundo. Líder mundial na produção de vacinas, a Sanofi Pasteur oferece a mais ampla gama de vacinas, protegendo contra 20 doenças infecciosas. A herança da empresa, para criar vacinas que protegem a vida, remonta há mais de um século. A Sanofi Pasteur é a maior empresa totalmente dedicada a vacinas. A empresa investe mais de 1 milhão de euros por dia em pesquisa e desenvolvimento. Para mais informações, acesse www.sanofipasteur.com