Last Updated on 22/05/2011′ by Flavia Miranda
Não faz muito tempo eu defendi aqui a amamentação em livre demanda e falei dos mitos e verdades sobre amamentação e naquele mesmo texto afirmei que se meu Arthur um dia precisasse de mamadeira eu daria sim, pois bem, muitas coisas aconteceram quando fiquei internada, e uma delas foi o fato de Arthur precisar tomar NAN na mamadeira, então mais uma coisa eu aprendi com a maternidade, não adianta programar e idealizar demais as coisas porque elas simplesmente podem não acontecer, não temos controle sobre tudo foi assim com o parto natural e que virou hospitalar….
Foi assim com a amamentação. Tinha a certeza que não precisaria dar leite artificial. E aqui estou eu, fazendo mamadeiras de NAN.
Depois que voltei do hospital percebi que Arthur estava diferente, mas calmo, dormindo tranquilamente e parecia mais feliz, repensei sobre dar exclusivamente peito, até porque meu leite que já não era muito depois que voltei do hospital já não era quase nada… Sim, eu poderia recomeçar mas não queria ver meu filho chorando de fome, porque era isso que aconteceria, achei muito egoísmo da minha parte tirar o complemento e voltar a ver meu filho chorar tudo aquilo novamente, ele vivia agitado, não dormia nada durante dia e noite, tinha crises de choro de dia, de noite, chorava, chorava, chorava… E só dormia quando já estava muito cansado e eu pensava que era porque estava alimentado e sem dores.
Então eu soube que quando tomou sua primeira mamadeira ele mamou tudo quase sem respirar e quando acabou, arrotou bem alto (isso nunca aconteceu antes) e depois disso dormiu bem a noite toda. Hoje ele mama mamadeira sempre depois do peito e está bem mais calmo, nunca mais chorou reclamando a toda hora e não teve mais nenhuma daquelas crises que eu pensava ser as cólicas, ou seja, concluí que aquelas crises de choro que duravam horas seguidas que o fazia dormir cansado de tanto chorar e que eu pensava ser cólicas era na verdade fome. Foi muito difícil admitir que errei como mãe, mas não poderia continuar errando ficou claro para mim que meu filho precisava de mais leite do que eu podia oferecer e chorei muito de tristeza e culpa por ter feito meu bebê sofrer tanto tempo pensando que ele tinha cólicas quando na verdade ele tinha fome, a verdade é que até hoje me culpo por isso… Idealizei demais e errei! No hospital aprendi que há mães que tem muito leite e outras que não tem muito leite, eu nunca fui daquelas de sobrar leite, de vazar “litros” de leite ao ponto de doar… No início eu até tinha o suficiente para ele, mas com o passar das semanas ele foi chorando mais e eu interpretei tudo de forma errada. Precisei ficar doente e me afastar do meu filho para descobrir que ele passava fome, isso é muito triste, mas foi o que precisou acontecer para eu acordar para a realidade, para minha realidade.
E hoje falo de peito aberto: O ARTHUR TOMA COMPLEMENTO SIM!
Não foi o que idealizei, não foi escolha minha, eu simplesmente não produzi leite o suficiente para alimentar meu filho.
Continuo achando que amamentar no peito é o melhor é o ideal desde que seu filho não esteja passando fome, então hoje eu digo: Você mãe que amamenta só no peito perceber que não tem leite em grande quantidade de precisar esvaziar as mamas várias vezes ao dia e perceber também que seu filho está chorando muito, faça um teste, ofereça complemento e depois tire suas próprias conclusões. Se descobrir que seu filho também sentia fome, não precisa declarar sua descoberta como eu. Sei que muitas mães não sentem-se a vontade em confessar o que confessei aqui, mas isso não importa, o que importa mesmo é descobrir se está tudo certo com você e seu bebê.
Hoje meu Arthur ainda mama no peito e adora o aconchego e eu curto muito tudo isso, mas agora é bem diferente, é tudo mais calmo, sem choro… Só troca de carinhos… Ele ama ficar no meu peito e mama bem e quando as mamas estão vazias e que ele começa a reclamar eu ofereço a mamadeira e ele termina de mamar até ficar totalmente satisfeito então ele arrota e quase sempre volta para o seio e ficamos os dois ali de namoro até ele dormir. Arthur não tem cólicas, é um bebê calmo e sorridente, só chora quando está sujo, com fome, com sono, com frio ou calor ou quando quer um colinho. Isso é muito bom é maravilhoso e sou muito feliz por isso.
Beijosss
FLAVI O QUE REALMENYE IMPORTA É O BEM ESTAR DO SEU FILHO.
BJUS
Oi Flavi!! Saudades mil de vc!
E q ótimo q vc está e trouxe noticias maravilhosas. Eu acredito que nem toda mae produz leite do mesmo jeito e isso deve ser respeitado. E vc é esperta: continua dando peito e muito afeto. Se acontecer isso comigo, farei igual.
super bj para vc e Arhur, q está lindao na foto
Que sorriso lindo do Arthur! Tá cada dia mais lindão!
Apoio totalmente sua decisão Flavi, até pq comigo aconteceu o mesmo! Durante um tempo me cobrei, fui cobrada por não dar só o peito… mas hoje vejo minha bebê feliz e saudável, e isso me fez desencanar. Amo dar o peito pra ela, e vou continuar dando enquanto puder, mas junto com o complemento!
Bjssss e tô feliz que vc esteja de volta!!!
Olá Flavi, td bem? Seus filhos são lindos, parabéns!!
Estou seguindo seu blog, que é muito bem feito, viu, rsrs.
Quando der, da uma passadinha no meu cantinho tbém!!
Beijão.
Eu amamentei somente com leite materno até os 7/8 meses cada filho e nunca tive problemas ou eles sentiram fome, e olha que não tinha leite para dar e vender, só o suficiente para cada mamada, minha irmã a mesma coisa com meu sobrinho, eu acho que provavelmente a genética, tmb influencia mto na questão do leite materno e sua qualidade e quantidade.
Mas… sei que é necessário sim mtas vezes, e o melhor para o bebê e mamãe complementar. Vi vc sofrendo desde o começo junto com o Arthur, e ficava desesperada, algo me dizia que era fome, estava mto diferente de cólicas, mas sabemos que mãe não gosta de ouvir pitacos na criação dos seus filhotes e só aprendemos com as experiências do dia a dia, e aí está, o reizinnho fofo saudavel e bem alimentado e mamãe e filho felizes e descansados. Isso que importa, o resto se ajeita e não adianta forçar o que não é para ser.
Já noto diferença em você amiga, e já te disse… seus posts estão mais tranquilos, e fico feliz, pq torço mto por vc, sempre e não quero te ver triste, preocupada e estressada, sem necessidade.
Continue bem, Arthur tem uma mãe maravilhosa… aquele abraço.
Ai que sorriso lindo. encanta qualquer um! o que mais importa flor é o bem estar dele. se o leite materno não o satisfaz, pq não complementar? é como vc falou, nunca devemos programar tudo. as coisas acontecem! Oque importa é que ele está calmo e saudável!
Vi o aperreio que vcs passaram. orei pra que desse tudo certo. graças a Deus está dando
Oi querida!! Apoio e respeito muito sua decisao, mas nao acredito que o Arthur chorava por fome… Penso que se fosse fome ele teria baixado de peso durante o periodo de LM exclusivo. Acredito que 90% dos RN choram bastante, devido a inumeros fatores de adaptacao ao mundo externo, afinal foram 9 meses de movimento constante, contato constante, alimento constante, eles nao estao acostumados a fome, dor, falta de movimento, falta de contato, enfim, essa e a minha maneira muito particular de pensar. Elias chorava muuuuuito no primeiro mes, e foi o tempo que foi transformando tudo por aqui. Hj ele ainda chora, mas qdo tem fome, dor ou qdo briga com o sono, mas acredito que conforme ele amadurece e vai se sentindo seguro ele irar diminuir a quantidade de vezes q chora. Eu sou TOTALMENTE a favor do complemento, eu mesma ja tentei varias vezes dar ao Elias (pq me diziam q ajudaria ele a dormir mais) mas alem dele ODIAR tb nao ajudou ele a dormir mais.
Enfim, se bebe e mamae estao felizes isso e o mais importante, mas nao se culpe por pensar que deixou seu filho chorar com fome.
Beijos
ps: desculpa a falta de acentos.
Entrei aqui atrás de notícias de vcs! O Arthur está lindo! Parabéns!
Pitacando… Você já tentou dar o complemento na sonda (translactação)?
Amamento o Valentim assim (ele já vai fazer 8 meses, acredita?).
Dou o peito e quando “vem o desespero” por mais eu dou na sondinha… Assim a gente continua grudado e ele enche a “pança”.
Se quiser falar disso, manda um email!
BJS
RS. Aconteceu exatamente a mesma coisa cmg. Pensava ser cólicas e refluxo, ela mamava, mamava e mamava e eu nao entendia o choro. Precisei a pesar na consulta do pediatra e ele disse “ela está com fome” fiquei de coração partido. Hj, 2 semanas depois, eu já vejo a diferença. Esta mais calma, sorridente e dorme melhor. Dou peito e dou Nan. Vou dar peito ate secar e quando secar eu continuo com o Nan. Sem vergonha, sem neoroses. Me recuso a fazer o que muitas pessoas falaram DE O PEITO ATE VC PRODUZIR MAIS. TIRE A MAMADEIRA. Mas e a fome dela? A maternidade real esta distante da ideal.
Eu te entendo Natalia… É realmente muito complicado e as pessoas não entendem isso! Querem por que querem que façamos o que julgam ser o ‘certo’… Enfim, não é uma matemática, mesmo! Devemos confiar em nosso senso materno. Confie no seu jeito! Beijo em vocês.
Eu precisava ler este depoimento!
Obrigada!!! Faço o mesmo porém com culpa! Hoje meu coração dorme aliviado!
Oi Gizelle! Que bom! Fique tranquila, está tudo certo. Não devemos nos cobrar por algo que não temos o controle. Seja feliz! Beijo
Oi Flávia,
Minha bebê está com um mês e estou passando por esse problema.
Estou sem saber o que fazer!
E o pior é que ela não pega direito a mamadeira. Já testamos 3 marcas e ela não consegue…
Quando mama na mamadeira o complemento vaza muito no canto da boca. É a maior meleira e no final eu não sei a quantidade que ela bebeu.
Se você puder me ajudar vou ficar eternamente grata!
anacristine@gmail.com
Oi Ana Cristine, desculpe a demora para responder… Já conseguiu acertar as coisas por aí? Eu gosto das mamadeiras: Comotomo, Avent e MAM. Beijo
Ótimo ler esse comentário, meu bebe esta com 11 dias e não esta engordando o suficiente, estava mamando de hora em hora as vezes. A pediatra sugeriu dar nan 30 ml depois de cada mamada no copinho para ele não viciar. So que não estou conseguindo, muito difícil. Por enquanto estou dando na chuquinha somente a noite e ele esta dormindo muito bem. Mas estou morrendo de medo dele viciar e nao querer peito mais. Será q não corre este risco?
Oi Michelle, complicado né? Infelizmente o risco dele largar o peito e grande. O ideal e dar no copinho mesmo mas não desanime, há uma outra solução: A relactação, técnica que consiste em colocar o bebê no peito para mamar com a ajuda de uma sonda nos casos em que as mães não têm leite ou produzem em pouca quantidade ou quando o bebê é prematuro e necessita de complementar a amamentação com leite artificial. Você vai precisar comprar uma sonda de amamentação chamada Mamatutti. Se sentir dificuldade, procure uma consultora de amamentação em sua cidade. Onde você mora? – Espero tê-la ajudado. Beijo e boa sorte.
Oi Flavia, estou tendo q dar complemento pq meu bebê de 1 mês e 20
Dias não estava ganhando peso, e tive Tb uma mastite e fui em uma mastologista mt boa aqui na minha cidade, considerada uma das melhores… e ela disse q a insisao q foi colocado meu silicone cortaram alguns ductos então eu tinha mt leite mas ele não conseguia sair totalmente por ter alguns ductos cortados nessa cirurgia, por isso até se deu a mastite… uma pena pq se eu soubesse q isso poderia Acontecer, jamais teria colocado silicone… mas não posso voltar atrás e hj pelo menos comigo dar um pouco do meu peito sempre antes do complemento … vc acha q consigo chegar aos 6 meses assim pelo menos? Eu queria mt.. meu pediatra disse q vou conseguir…tomara q Deus me ajude, pq melhor dar um pouco de leite materno do q nada…
Oi Michelle, meus três filhos precisaram tomar complemento e não tiveram problemas de saúde por conta disso. Eu acredito que você vai conseguir sim, dar o peito e complemento, mas, se não der certo, tudo bem também! Eu fazia como você, dava o peito primeiro, e quando esvaziava os dois lados, eu batia para o complemento na mamadeira. Confie! Boa sorte. Beijo em vocês
Olá Flávia,
Foi muito bom ler todos esses depoimentos. Também comecei a dar fórmula após o peito, pois meu filho chorava de fome ainda…com o seu depoimento e o das outras mães me senti menos “culpada”.
Um abraço
Que bom que pude ajudar de alguma forma.
Um grande abraço!!
Obrigada
Eu passei por isso… Quando eu percebi que meu bebê estava chorando desesperamente de fome eu chorei uma noite inteira junto com ele, esperando desesperadamente da o horário comercial pra eu poder comprar o Leite Nan.
Até hoje não consigo lembrar desse momento sem chorar. Parece que até hoje dói mais em mim do que deu nele. É muito importante observar e atender as demandas do bebê por mais que a gente tenha planejado varias outras coisas.
Me senti muito mal quando precisei complementar. Parece que eu nao estava fazendo direito meu papel de mãe…. Foi triste,chorei de culpa.
Mas depois que eu dei a formula entendi que era necessário. Meu bebe dormiu melhor, e consequentemente eu tambem ! Nao deixei de dar o peito, mas sempre complemento. Isso nos deixou mais calmos. Mamães nao se sintam mal….
Eu te entendo e sei bem como é… Não se culpe!
Beijo