Campanha Nacional Doe Leite Materno

Last Updated on 10/06/2014′ by

Campanha Nacional Doe Leite Materno

Em maio teve inicio a Campanha Nacional Doe Leite Materno, só quem já teve esse beneficio sabe o quanto é importante a campanha. Mas precisamos de muito mais. Uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde apontou que o número de mães doadoras  em 2013 reduziu em comparação ao ano 2012.

Todos sabemos a importância do leite materno na vida do bebê, que por sua vez tem todas  vitaminas e proteínas que a criança necessita, e que o ideal é amamentar no minimo 6 meses. Mas o que quero ressaltar é a importância da doação do leite materno. Sabe aqueles bebezinhos que ficam na UTI Neonatal, precisam muito de leite. Muitas mãe por algum motivo (que não precisamos saber) não produzem o leite, são dias, meses de agonia, esperança, buscando forças até chegar o dia da alta. Além da vontade enorme de viver desses pequenos, o trabalho, dedicação dos profissionais, enfermeiros e o amor dos pais, o leite materno age em conjunto.

A mãe que passou por isso vai me entender perfeitamente e a que não passou e esta amamentando no momento, pare, pense e reflita. Quanto é bom olhar pro seu filho e ver ele bem saudável e feliz, é algo gratificante e de agradecer a Deus. Mas você pode ser mais feliz ainda ajudando  ou melhor doando um pouco do seu afeto um ser que esta precisando, não importa a quantidade doe, pois Quando você doa leite materno, doa vida para o bebê e força para a mãe”.

As vantagens do leite materno, não apenas para a redução da mortalidade infantil, como também na qualidade de vida e na defesa das crianças contra uma série de doenças. Apesar da queda no número de doadoras, o volume de leite doado por cada mãe vem crescendo.

Os bancos de leite figuram entre as principais iniciativas do Ministério da Saúde para a redução da mortalidade infantil, inseridos na estratégia da Rede Cegonha. Cada litro de leite pode atender até 10 recém-nascidos internados por alimentação, dependendo da necessidade. Toda mulher que amamenta pode doar leite materno para atender a demanda de bebês prematuros e de baixo peso.

Para fazer a doação, as mães lactantes podem solicitar orientação diretamente ao Banco de Leite Humano mais próximo da sua residência. A equipe vai até a casa da doadora, fornece todas as instruções e leva os frascos adequados para o armazenamento. Guardando o leite em casa, de acordo com a própria disponibilidade e no máximo até 10 dias após a coleta, basta a doadora solicitar a retirada do leite em sua casa. Qualquer quantidade é importante para a vida dos bebês, já que 1 ml de leite é suficiente para impactar na vida do recém-nascido.

Vamos  melhorar esse número na próxima pesquisa, além disso teremos a certeza que muitas vidas serão salvas, não deixe a campanha cair em esquecimento, reúne e converse com outras mães que estão amamentado, procure pelos bancos de leite mais próximo de sua casa e doe.

 

Doar leite não diminui a produção e nem prejudica o bebê da mãe doadora. Toda mãe que estiver amamentando também pode doar, mesmo em pequena quantidade.

Além de salvar muitos bebês, o leite materno traz qualidade de vida e ajuda na defesa de muitas doenças. 

#DoeLeiteMaterno

#SaúdeNasRedes

 

Mais informações acesse Blog da Saúde

Posts Similares

1 Comentário

  1. eu concodo pois tenho um filho de 6meses sou doadora de leite fico feliz em saber que um vidro de leite serve para dez bebe fico orgulhosa

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!