Como incentivar a coragem nas crianças – Encorajar desde cedo.
Last Updated on 29/07/2022′ by Flavia Miranda
Como incentivar a coragem nas crianças – As crianças aprendem diariamente o que é certo e errado. Os pais e educadores tem como objetivo ajudar aos pequenos a enfrentar, encorajar e dar oportunidades para que eles aprendam cada vez mais e não tenham medo de errar. É importante que as crianças aprendam a ter coragem, já que é um valor que as ajudará a enfrentar diferentes situações e desafios, na escola, na rua, entre amigos e familiares, ao longo da vida.
Como incentivar a coragem nas crianças
Mas o que fazer se a criança tem medo e lhe falta a coragem?
Devemos ensinar e incentivar o valor da coragem aos nossos filhos, pois os ajudará a tirar força diante das fraquezas, dos medos e lhes ensinar a lutar e enfrentar simples desafios como deixar tirar sangue, tomar injeção, jogar-se numa piscina, dar seus primeiros passos, andar de bicicleta sem rodinhas…
Existem muitas formas para ensinar as crianças em relação ao conceito de coragem.
1. O exemplo. De nada adianta dizer às crianças que tenham coragem ou que sejam valentes diante de alguma situação, se os pais estão o dia todo falando de medos, diante dos animais, na rua, na estrada ou alguma situação do trabalho. Primeiramente é preciso mostrar a elas que o medo e o temor aprisionam uma pessoa e não a deixam seguir adiante.
2. Ensine ao seu filho a ter segurança em si mesmo e vigie para que ela tenha uma boa autoestima. Esse ensino lhe fará forte para enfrentar pequenos desafios como falar em público, enfrentar uma doença ou simplesmente a um inseto que esteja molestando.
3. Os experimentos são atividades que podem ajudar as crianças a serem estimuladas em relação à coragem. Não há nada melhor que os desafios para torná-las valentes. Convide seu filho para praticar experimentos com bola de soprar, brincadeiras com água. Que tal desafiar seu filho a encher uma bola de soprar sem que ela exploda? Ou que tente até conseguir montar um quebra-cabeça sozinho?
4. Os filmes também são um bom recurso para explicar e fazer as crianças refletirem a respeito da coragem. A gente se refere a filmes com personagens que demonstram coragem e valentia. Logo, fale com o seu filho sobre o que ele faria se estivesse no lugar daquele personagem em questão para combater o vilão do filme e peça a sua opinião.
5. Na escola, os professores poderiam desafiar os alunos para que façam um breve relato sobre a coragem ou que contassem alguma história de coragem que conheçam. A melhor redação seria premiada com um ‘diploma à coragem’, ao seu autor.
6. Os livros também podem ensinar muito às crianças sobre a coragem. Existem contos infantis como o ‘mágico de Oz’, além de histórias bíblicas como ‘o menino Davi derrotando o gigante Golias’. Os livros e contos podem explicar o que é coragem às crianças.
Flavia Miranda