|

Pensando em engravidar?

Last Updated on 14/06/2015′ by

Pensando em engravidar?

Então conheça alguns cuidados que se deve ter antes de começar as tentativas! No mínimo, quatro meses antes, a mulher deve procurar um médico e fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia associada (problemas cardíacos, renais, hepáticos) que possa prejudicar a gravidez.

Além desse, a mulher que está pensando em engravidar deve fazer exame ginecológico completo, o preventivo de câncer de colo de útero, ultra-sonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, ultra-sonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas. São pedidos também exame de urina tipo I, porque a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal, exame parasitológico de fezes, grupo sangüíneo e RH para verificar a compatibilidade do sangue e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide.

Pensando em engravidar?

Outro exame importante é o de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre. Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de Mantoux ou PPD para tuberculose. Tudo pensando na saúde de mãe e bebê durante a gravidez.

Pensando em engravidar

Fazendo os exames com 4 meses antes por exemplo, se não estiver imune para a rubéola ou hepatite B, por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização.

E se você engravidou antes de fazer todos esses exames?

Calma! Serão pedidos os mesmos exames, porque algumas doenças podem ser tratadas. Por exemplo: até o quinto mês, há tempo para tratar, e até para curar, toxoplasmose, citomegalovírus ou sífilis, a fim de diminuir, amenizar ou evitar problemas para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, rubéola pode causar grandes transtornos, porque o vírus é ávido por tecido embrionário. Do quarto mês em diante, o risco diminui.

De qualquer forma o pré natal deve ser feito desde o momento que se descobriu a gravidez e para quem gosta de planejar tudo o pré natal deve começar 4 meses antes de se iniciar as tentativas!

Tem tentantes por aqui? E gravidas? Compartilhe conosco.

Imagens: Shutterstock

Posts Similares

16 Comentários

  1. Oi Cléo, ótimas as suas dicas. Eu mesma não fiz esses exames todos previamente. Se bem que eu sempre fiz as minhas consultas anuais ao ginecologista. Então não estava tão em falta assim com os cuidados comigo.
    A prevenção é fundamental
    Beijos
    Chris

  2. Cleo, suas dicas estão corretas e muito pertinentes. acrescentaria ai a avaliação tireoidiana, o controle adequado do peso e aferição da pressão arterial. sabe-se que engravidar obesa ou sobrepeso aumenta em muito o risco de abortamentos, diabetes gestacional, hipertensão gestacional, complicações obstétricas e infecciosas. Isso é muito importante falar. Beijos e parabéns! Flávia #amigacomenta
    www;gravidinhasemaezinhas.com

  3. Antes de engravidar, meu G.O fez um check-up completo em mim com todos esses exames e depois durante a gravidez fiz o pré-natal certinho.
    Além disso, parei de fuma, emagreci e assim foi todo o preparo …. só faltou juntar mais din-din ahahahhahaha
    Saúde é coisa séria, né???
    beijos
    #amigacomenta

  4. Fui mãe aos 40, não tinha intenção de ter filhos por isso não me preocupava com essas coisas, acho super válido fazer um bom acompanhamento antes e durante a gravidez, fiz um ótimo pré natal, e no início a primeira coisa que meu médico quis saber foi o nosso tipo sanguíneo, coisa que nem todo médico pergunta, fiz um post sobre esse assunto. http://minhaflorbela.blogspot.com.br/2012/05/incompatibilidade-sanguinea-logo-na-1.html
    Mas se tivesse planejado engravidar teria sim feito todos os exames necessários, mas fiz todos que meu médico pediu durante a gravidez e foi tudo bem, hoje temos uma linda menina #aos4.
    Bjs
    #amigacomenta

Deixe eu saber que você passou por aqui, comente!