Pensando em engravidar?

Pensando em engravidar?

Então conheça alguns cuidados que se deve ter antes de começar as tentativas! No mínimo, quatro meses antes, a mulher deve procurar um médico e fazer um exame clínico geral para detectar a presença de alguma patologia associada (problemas cardíacos, renais, hepáticos) que possa prejudicar a gravidez.

Além desse, a mulher que está pensando em engravidar deve fazer exame ginecológico completo, o preventivo de câncer de colo de útero, ultra-sonografia dos órgãos genitais e, dependendo da idade, ultra-sonografia e/ou mamografia para estudar as condições das mamas. São pedidos também exame de urina tipo I, porque a infecção urinária pode provocar aborto e óbito fetal, exame parasitológico de fezes, grupo sangüíneo e RH para verificar a compatibilidade do sangue e hemograma completo porque, se for detectada anemia ou qualquer outra enfermidade associada ao sangue, é preciso tratar antes que a mulher engravide.

Pensando em engravidar?

Outro exame importante é o de glicose, visto que o diabetes pode complicar muito a gravidez, especialmente no último trimestre. Ainda fazem parte dessa avaliação inicial as reações sorológicas para sífilis, AIDS, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, pesquisa de hepatites e, se necessário, o exame de Mantoux ou PPD para tuberculose. Tudo pensando na saúde de mãe e bebê durante a gravidez.

Pensando em engravidar

Fazendo os exames com 4 meses antes por exemplo, se não estiver imune para a rubéola ou hepatite B, por exemplo, haverá tempo hábil para proceder a imunização.

E se você engravidou antes de fazer todos esses exames?

Calma! Serão pedidos os mesmos exames, porque algumas doenças podem ser tratadas. Por exemplo: até o quinto mês, há tempo para tratar, e até para curar, toxoplasmose, citomegalovírus ou sífilis, a fim de diminuir, amenizar ou evitar problemas para o feto. No primeiro trimestre da gravidez, rubéola pode causar grandes transtornos, porque o vírus é ávido por tecido embrionário. Do quarto mês em diante, o risco diminui.

De qualquer forma o pré natal deve ser feito desde o momento que se descobriu a gravidez e para quem gosta de planejar tudo o pré natal deve começar 4 meses antes de se iniciar as tentativas!

Tem tentantes por aqui? E gravidas? Compartilhe conosco.

Imagens: Shutterstock