Toque vaginal faça você mesma – Gestante em trabalho de parto
Last Updated on 02/04/2024′ by Flavia Miranda
Toque vaginal – Em Busca do Parto Natural Humanizado
Como muitos de vocês devem saber, estou em busca de um parto natural humanizado ativo. Estou constantemente buscando informações, já que não posso contar com meu obstetra (o correto seria ter um obstetra em quem pudesse confiar, mas, neste mundo de grávidas, nem tudo são flores, onde a grande maioria dos obstetras são cesaristas). Sempre que leio relatos de parto, lá está o famoso toque vaginal ou exame de toque (ambos termos são equivalentes) para determinar o grau de dilatação da parturiente. Algumas mulheres reclamam, outras nem tanto. O fato é que sempre tive curiosidade para saber como é esse toque e se eu mesma poderia fazê-lo. A resposta não demorou a chegar. Taiza, que é doula e fisioterapeuta, me presenteou com sua visita e um comentário que me deixou cheia de esperança… Eu posso aprender e fazer “meu toque” para saber sobre minha dilatação.
Toque vaginal faça você mesma – Gestante em trabalho de parto Por Taiza
O post de hoje foi um pedido da Flavia, que gostaria de aprender a fazer o toque vaginal para saber a progressão da dilatação durante o trabalho de parto.
Primeiro, quero ressaltar que toda mulher pode e deve se tocar! E quando digo se tocar, digo em sentido amplo, em todas as fases da vida, para conhecer seu corpo, descobrir seu sexo, se dar prazer, reconhecer seu ciclo e suas mudanças hormonais.
O toque vaginal com o intuito de avaliar o colo do útero pode ser aprendido antes da gestação, durante a gestação, ou até mesmo durante o trabalho de parto!
Perceber as modificações que ocorrem no colo uterino e no muco cervical durante o ciclo menstrual pode ajudar a mulher a distinguir seus dias férteis.
Conhecer seu colo do útero durante a gestação permite identificar as mudanças que sinalizam o amadurecimento e a dilatação cervical, que algumas vezes precedem o trabalho de parto e outras vezes só acontecem depois de iniciado o trabalho de parto.
Então vamos lá, mãos à obra! Toque vaginal faça você mesma
“As instruções iniciais são exatamente as mesmas da massagem perineal e também pode ser feito em conjunto com seu parceiro, que ao aprender o toque vaginal poderá partilhar com você outras percepções.
- Encontre um lugar onde você possa ficar sozinha, ou com seu parceiro, ininterruptamente.
- Ache uma posição confortável e que você tenha maior alcance à sua vagina. Uma dica é fazer flexão de tronco (curvar-se à frente ou ficar de cócoras), pois diminui a distância entre sua mão e sua vagina.
- Lave suas mãos e peça ao seu companheiro para fazer o mesmo, caso ele vá lhe ajudar.
- Lubrifique seu dedo indicador e médio. Você pode usar vários tipos de lubrificantes: gel à base de água, óleos vegetais, óleos minerais, etc.
- Coloque seus dois dedos dentro da vagina e devagar vá deslizando-os em direção ao fundo da vagina, até encontrar o colo do útero.
O colo do útero é uma estrutura proeminente e arredondada, com consistência parecida com a ponta do seu nariz. Geralmente, encontra-se em posição posterior, isto é, voltado para trás, em direção ao ânus. Em seu centro pode ser sentido um pequeno buraquinho, que permanece fechado durante toda a gestação.
- Durante o trabalho de parto, o colo uterino se centraliza em relação ao canal de parto (vagina) e sofre duas modificações: o esvaecimento e a dilatação.
- O esvaecimento e a dilatação são independentes entre si, um pode ocorrer antes do outro ou ambos podem ocorrer simultaneamente.
- O esvaecimento ou amadurecimento ou apagamento cervical começa com a mudança de consistência, o colo uterino se torna macio, parecido com seu lábio. A seguir, vai encurtando, se tornando menos proeminente, até ficar completamente plano e bem fino como uma membrana.
- A dilatação cervical é a abertura do colo do útero. O pequeno buraquinho no centro do colo começa a se abrir e conforme vai se abrindo pode ser medida a dilatação introduzindo inicialmente a ponta de um dedo (± 1cm). Com a evolução da dilatação, é possível colocar os dois dedos e a partir daí se mede sempre com esses dois dedos. Ao colocar os dois dedos, você deverá abri-los o máximo possível e tentar perceber exatamente a posição/distância em que eles ficaram. Ao retirar os dedos, reproduza a posição/distância percebida e meça numa régua quantos centímetros têm da parte externa do dedo indicador até a parte externa do dedo médio (é medido por fora dos dedos). Deve ser medido numa régua, pois a largura dos dedos varia de pessoa para pessoa.
- A dilatação total é padronizada como 10cm. Porém, na prática, para que haja o parto, considera-se a dilatação total quando no toque não se sente mais nada do colo, apenas a cabeça do bebê.
- Se a dilatação começar antes do colo se apagar, você poderá sentir a proeminência do colo, isso é chamado de rebordo de colo. É uma situação comum, que geralmente se resolve sozinha com o avanço do trabalho de parto.
- É comum o esvaecimento e/ou dilatação começarem dias ou até mesmo semanas antes do parto, sem que isso signifique trabalho de parto iminente.
- Como é comum também o trabalho de parto se iniciar sem nenhuma mudança no colo e todo o processo de esvaecimento e dilatação ocorrerem durante o mesmo.
Por fim, cabe lembrar que cada mulher e cada parto são únicos, e que conhecer a dilatação não quer dizer muita coisa sobre a duração do trabalho de parto. Digo isso, pois tem mulheres que ficam doze horas para dilatar 2cm e depois dilatam os outros 8cm que faltam em duas horas, como tem também mulheres que após completarem a dilatação total ficam muito mais de duas horas até sentirem os puxos do expulsivo – esses exemplos são para mostrar que cada caso é um caso, não há fórmula, receita, padrão, tudo é relativo!
Espero ter ajudado.
Beijos!!!
Flavi, fico feliz em poder te ajudar e divulgando esse texto com certeza estaremos ajudando mais mulheres também!
Vá praticando por aí e qualquer dúvida é só chamar!
Bjo grande!
Adoreei a ajuda…
Oi Adrielle, fico feliz que o artigo ,Toque vaginal faça você mesma – Gestante em trabalho de parto tenha te ajudado de algum forma.
Beijo
Eu achei D+ essa dica!
:))
Flavi, seu blog é massa!
beijos querida
Achei muito bom eu tinha algumas inseguranças quanto ao parto mas depois de ler este texto me sinto mais segura e achei bom ter a ilustração focou mais claro pra mim o processo dá evolução do parto
Oi Claudia! Que bacana! Seu parto está previsto para quando? Bom parto! Beijo
Muito boa essa dica Flávia!
Estou de 39 semanas e 4 dias, ansiosa pra chegada da minha Larissa!
Encontrei sua matéria e fiquei mais segura.
Obrigada e bom dia!
Oi Katia, te entendo muito!! Sei bem como é essa fase… Fico feliz em poder ajudar um pouco rss Beijo grande e boa hora. Depois volta pra contar do nascimento da Larissa.
Estou gestante de 40 semanas, e o obstetra que eu consultei já quer marcar uma cesariana passados 10dias, mas eu não queria fazer cesária, queria que fosse normal, o que eu posso fazer?!
Oi Thalita, seu médico esta sendo prudente! Isso é ótimo. Alguns não deixam a mulher nem chegar em 40 semanas. Eu acredito de verdade que você irá entrar em trabalho de parto antes disso. Faça exercícios para acelerar o parto, Confie!! Olha esse artigo de exercícios para acelerar o trabalho de parto no blog Mães Brasileiras http://maesbrasileiras.com.br/exercicios-para-acelerar-o-trabalho-de-parto/
Boa sorte!! Beijo grande.
Volta pra contar!
Amei esse canal de informação! Isso é empoderar as pessoas! Obrigada por compartilhar informações tão relevantes neste sítio!
Como saber se está tocando o colo do útero se os dedos chegam até lá?
Amei as dicas , porém o dedo não chega lá por mais que tente.
eu adoreei a ajuda…
Oi Adriele, então foi útil? Fico super feliz. Bom parto!!
Beijo
Estou de 28 semanas minha bebê está cefalica e minha placenta ja está grau 2 eu fiz o toque como estava explicando meu colo não está baixo mas está bem mole e eu consegui enfiar 1 dedo no buraco está dando pra sentir uma abertura mas nao conseguir entender daí quando tirei o dedo tinha um pedaço de secreção amarelada com cheiro de alho no meu dedo tipo catarro oque sera?
Fale com seu (sua) obstetra. Seu médico (a) é quem melhor pode te explicar.
Beijo grande!
Oi aprendi a examinar o meu colo, super legal as mudanças ao longo do ciclo, porém esse mês percebi um carocinho no colo… o que será???
Oi Janaína! Fico feliz em ajudar. Quanto ao caroço, melhor ir ao médico para verificar.
Beijo