6 Razões para Cozinhar com seus filhos – Pequenos Chefs

6 Razões para Cozinhar com seus filhos

Não há dúvida sobre isso, crianças + cozinhar = diversão! Fazer cookies, bolos, muffins e Cupcakes são as receitas favoritas do meu pequeno Chef Arthur. Mas você já parou para pensar o que seu filho está aprendendo enquanto está ajudando você na cozinha? Provavelmente é mais do que você pensa.

A nossa colaboradora, Bruna Knijnik listou 6 Razões para Cozinhar com seus filhos

1 Aula de Matemática:

Cozinhar é uma aula prática de matemática. Desde pequenos já podem contar quantos ovos são quebrados e quantas colheres de sopa são colocadas em uma receita. Os maiores podem também calcular como duplicar ou dividir porções.

 

2 Autoestima:

As crianças ganham autoconfiança quando aprendem coisas novas e sentem-se capazes após verem o resultado do seu esforço. Cozinhando, podem receber feedbacks positivos dos membros da família que experimentarem suas comidinhas e aprenderão a reconhecer o esforço de quem cozinha e o trabalho que dá. Cozinhar também pode ensinar sobre ética ao reconhecer seus erros, uma receita pode dar errado mas é importante entenderem que deram o seu melhor.

 

razoes para Cozinhar com seus filhos

6 Razões para Cozinhar com seus filhos

 

3 Habilidades para a Vida Toda:

Comidinhas feitas em casa estão ficando raras uma vez que anda todo mundo sem tempo. É muito mais fácil apelar para o fast food. Começando desde cedo, nossos pequenos irão saber se virar cozinhando receitas saudáveis quando adultos em suas próprias casas. Cozinhar é uma das habilidades que vocês poderão presentear para a vida dos seus filhos. Ensinando-os a terem hábitos saudáveis e também a economizar.

 

4 Lições de Ciências:

Além de matemática, cozinhar é também uma aula prática de ciências. O que acontece se colocar fermento demais? Ou de menos? Óleo mistura com água? As crianças aprenderão como as coisas funcionam e a importância de seguir os passos e as medidas de uma receita, além de manter atenção nos detalhes.

 

5 Tempo de Qualidade:

Os pequenos adoram ter um tempo de qualidade sozinhos com seus pais e, cozinhar junto, é uma grande oportunidade para ficar junto, conversar, dar boas risadas. Crianças que cozinham com seus pais são mais abertas a falar sobre seus problemas, como foi seu dia, e o que está acontecendo em suas vidas. Cozinhar não precisa ser um desafio, faça disso um momento leve e divertido, e tire também vantagem enquanto trabalham juntos.

 

6 Hábitos Saudáveis:

Cozinhar em casa traz muitos benefícios, tais como: É mais fácil balancear a comida, controlar as porções, usar menos sal, gordura e condimentos, e ainda é muito mais saborosa. Cozinhando junto com nossos filhos, iremos treinar seu paladar para comidas mais saudáveis. Além de mostrar que tempo em família e comida saudável são prioridades, que você valoriza sua ajuda e quer passar tempo com eles. Participando dos preparos, as crianças ficam mais abertas a experimentar novos sabores.

 

Razoes para Cozinhar com seus filhos Pequenos chefs

Arthur Pequeno Chef

 

Fonte: The Family Dinner Project Org.

 

Bruna Knijnik, 34 anos, atuou por anos na área de calçados da Dafiti e Netshoes com o projeto Shoestock. É mãe do Samuel de 4 anos e do Caio, 1 ano. Com o nascimento do primeiro filhote, a pedido de muitas conhecidas, resolveu compartilhar suas dicas com outras mães no blog www.maetipoeu.com.br.

Hoje, morando na Florida, vem aqui dividir sua experiência como mamãe nos Estados Unidos e o que se faz por lá!

Instagram @maetipoeu