Pele – Olheira, inchaço, falta de tônus e perda de brilho ?

Olheira, inchaço, falta de tônus e perda de brilho deixam qualquer uma com aparência cansada e envelhecida. Normalmente, o culpado é o estresse, seguido de perto pela falta de cuidado com a pele.Para mudar o jogo a seu favor e exibir uma pele revitalizada, a dermatologista Silvia Zimbres, da Clínica Doux, em São Paulo, recomenda:

– pela manhã, lave o rosto com água fria;

– adquira o hábito de limpar, tonificar e hidratar a pele duas vezes ao dia;

– não saia de casa sem protetor solar;

– coloque compressas geladas de chá de camomila sobre os olhos. “Se, além disso, você adotar uma dieta saudável, em menos de três dias sua pele estará esbanjando vitalidade”, afirma a médica.

No quesito alimentação, a doutora Silvia Zimbres indica legumes, frutas e verduras (pois combatem os radicais livres), cereais integrais (favorecem o funcionamento do intestino), carnes e laticínios magros (auxiliam na construção dos tecidos). “Para exibir uma pele bonita também é fundamental beber bastante água, consumir alimentos ricos em vitamina C, como goiaba, mexerica e couve, além de soja, castanhas e nozes, que melhoram a hidratação, a elasticidade e previnem o envelhecimento precoce”, completa a especialista.
Nos períodos em que o estresse fugir do controle e o cardápio não for dos melhores, os suplementos vitamínicos podem entrar em ação. “Pele opaca, envelhecida ou com problemas persistentes pode ser reflexo da falta de vitaminas A, E e K, por exemplo, completa a doutora Silvia.