Blogagem Coletiva: “Se cuida mãe!” – Apoio á corrida e caminhada contra o câncer de mama.
Last Updated on 21/08/2013′ by Mães Brasileiras
Dia 25 de agosto temos a 49º edição da Corrida e Caminhada que convoca corredores e caminhantes para as provas de 5 km de percurso, com largada às 8 horas da manhã, na Assembleia Legislativa, próxima ao Parque do Ibirapuera. Como acho esse tema importantissimo pois conheço pessoas que venceram e foram vencidas pelo câncer de mama acho que devemos vestir essa camisa. E nós @Maesbrasileiras queremos passar essas informações para que todas se cuidem diariamente.
No Brasil, as taxas de mortalidade por câncer de mama continuam elevadas, muito provavelmente porque a doença ainda é diagnosticada em estádios avançados. Na população mundial, a sobrevida média após cinco anos é de 61%.
Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta faixa etária sua incidência cresce rápida e progressivamente. Estatísticas indicam aumento de sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), nas décadas de 60 e 70 registrou-se um aumento de 10 vezes nas taxas de incidência ajustadas por idade nos Registros de Câncer de Base Populacional de diversos continentes.
Estimativa de novos casos: 52.680 (2012)
Número de mortes: 12.852, sendo 147 homens e 12.705 mulheres (2010)
Prevenção
Evitar a obesidade, através de dieta equilibrada e prática regular de exercícios físicos, é uma recomendação básica para prevenir o câncer de mama, já que o excesso de peso aumenta o risco de desenvolver a doença. A ingestão de álcool, mesmo em quantidade moderada, é contra-indicada, pois é fator de risco para esse tipo de tumor, assim como a exposição a radiações ionizantes em idade inferior aos 35 anos.
Ainda não há certeza da associação do uso de pílulas anticoncepcionais com o aumento do risco para o câncer de mama. Podem estar mais predispostas a ter a doença mulheres que usaram contraceptivos orais de dosagens elevadas de estrogênio, que fizeram uso da medicação por longo período e as que usaram anticoncepcional em idade precoce, antes da primeira gravidez.
A prevenção primária dessa neoplasia ainda não é totalmente possível devido à variação dos fatores de risco e as características genéticas que estão envolvidas na sua etiologia.
Autoexame das Mamas
Evidências científicas sugerem que o autoexame das mamas não é eficiente para a detecção precoce e não contribui para a redução da mortalidade por câncer de mama. Além disso, traz consequências negativas, como aumento do número de biópsias de lesões benignas, falsa sensação de segurança nos exames falsamente negativos e impacto psicológico negativo nos exames falsamente positivos.
Portanto, o exame das mamas feito pela própria mulher não substitui o exame físico realizado por profissional de saúde (médico ou enfermeiro) qualificado para essa atividade.
Fonte da imagem: Google |
Fonte da imagem: Google |
Atenção: O importante além de saber um pouco mais sobre o assunto, é fundamental sempre consultar um especialista, procure manter todos os exames em dia de preferência semestral, pois quando descoberto no começo, as chances de cura e de tratamento pode ajudar muito.
Oi queridas,
Muito obrigada pelo apoio de voces!!
Beeeijos,
Loreta 😉
@bagagemdemae
Oi queridas,
Muito obrigada pelo apoio de voces!!
Beeeijos,
Loreta 😉
@bagagemdemae