Bebê já nasce com dentinhos? Dentes Natais e Dentes Neonatais, entenda.

Bebê já nasce com dentinhos?

A dentição é uma parte normal do desenvolvimento de um bebê durante o primeiro ano de vida. A maioria dos bebês recebe o primeiro dente entre 4 e 7 meses de idade. Os primeiros dentes que puxam as gengivas são os incisivos centrais, que estão localizados na parte inferior da frente.

Enquanto a maioria dos bebês recebe seus primeiros dentes meses após o nascimento, alguns bebês nascem com um ou mais dentes. Estes são chamados DENTES NATAIS, são relativamente raros, ocorrendo em cerca de 1 em cada 2.000 nascimentos .
Também há bebezinhos, que logo em suas primeiras semanas de vida, surgem dentinhos em sua cavidade oral. Esses são chamados de DENTES NEONATAIS.

Esses dentinhos, podem muitas vezes, incomodar até mesmo machucar a mamãe durante a amamentação, ou formar feridas na língua, mas isso NÃO significa que obrigatoriamente devam ser removidos.

Ao notar esses dentes na cavidade oral do bebê, procure um Odontopediatra. O profissional irá fazer uma consulta diagnóstica e propor o tratamento.
Será importante observar se o dente está com mobilidade (pois há o risco de aspiração); confirmar se esse dente é um dente de leite que nasceu antes, ou um dente a mais.

Bebê já nasce com dentinhos?
Bebê já nasce com dentinhos?

Bebê já nasce com dentinhos?

A bebê Ella-Rose Lines surpreendeu a todos, nasceu com dois dentes da frente – Imagem The Sun

Geralmente o formato e coloração desses dentes são atípicos. O formato, geralmente cônico e a coloração diferente do que vemos pelos sorrisos das crianças, tende ser mais castanha.

Tirar o dente pode ser uma opção, mas não a única. Há casos em que o indicado é arredondar as bordas, instruir a escovação e acompanhar o desenvolvimento do dente na cavidade, sob supervisão periódica do profissional.

Se o seu bebê já está com esses dentinhos, não é preciso ficar em pânico, mas é necessário procurar o Odontopediatra de sua confiança o mais rápido possível!

Beijinhos sem cáries

O dente está nascendo, e o dente de leite não caiu?
Dra. Thelma Parada
www.dentistadecrianca.com.br
@dentistadecrianca